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A Williams de Felipe Massa é o carro mais rápido na Fórmula 1; entretanto nas longas retas.

Felipe Massa é o líder, disparado, de uma estatística na temporada 2014, apesar do fraco desempenho na classificação geral da Fórmula-1. Sim, o brasileiro é o piloto “mais veloz” da categoria, mas isso no ponto de maior velocidade das corridas.

 

Nas cinco primeiras etapas da temporada, Massa, com sua Williams equipada por motor Mercedes, registrou a maior velocidade da corrida em três circuitos. Em outra, na Austrália, ele nem teve como brigar por isso, já que deixou a prova logo depois da largada.

O brasileiro registrou a maior velocidade na Malásia, no Bahrein e na Espanha. E com boa vantagem para os concorrentes.

Foi o que aconteceu em Sepang, onde Massa rasgou a reta a 324,5 km/h. A Mercedes de Lewis Hamilton, que exerce domínio absoluto na temporada, registrou velocidade média de “só” 305,9 km/h. No Bahrein, a diferença foi ainda maior. O brasileiro registrou 335,7 km/h de máxima, contra 313 km/h do britânico. Na Espanha, foram mais de 10 km/h de diferença para o líder do Mundial.

E exatamente esse domínio no ano pesa contra Lewis Hamilton: afinal, ele pouco usou a asa móvel traseira em retas para fazer ultrapassagens. Ela só pode ser usada em dois trechos das pistas e quando o adversário perseguido estiver a menos de 1s de vantagem. O brasileiro, por outro lado, utiliza com frequência tal ganho de potência, pois disputa posições no pelotão intermediário. E bate também por goleada a outra Mercedes, de Nico Rosberg, que também já teve como usar muito a asa móvel.

O bom desempenho da Williams em termos de velocidade final dá munição para quem tem uma explicação para os fracos resultados finais de Massa nas corridas (o brasileiro tem só 12 pontos, a pior performance entre os pilotos com o dominante motor Mercedes e 24 a menos que seu companheiro de equipe, o novato Valtteri Bottas).

Segundo esses especialistas, Massa tem dificuldades em poupar seus pneus, o que faz seu rendimento cair durante as provas e exige um maior número de pit-stops.

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