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Avaliação da Semana – Andamos com o novo Fiat Ducato 2018, a versatilidade em sua excelência.

Bem amigos da Veloxtv nesta semana mudamos um pouco nosso foco e andamos com o novíssimo Fiat Ducato Cargo 2018; e podemos resumir em uma única palavra o nosso sentimento ao dirigir o veículo, a sua “versatilidade”.

 

O veículo serve para transporte de passageiros, de carga e agora tem um diferencial. A economia. O carro também foi produzido com padrões sustentáveis, visando a menor emissão de gases poluentes. São 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 32,6 Kgfm a 1.800 rpm.

 

Quanto as linhas, o Ducato foi desenhado pelo conceituado designer italiano Giorgetto Giugiaro, em colaboração com o Centro Estilo Fiat Auto. O objetivo era a criação de um carro robusto. Parece que conseguiram e pudemos perceber isso pelos locais que estivemos com o veículo.

 

O Ducato é um carro excelente para dirigir. O motorista fica alto, em boa posição e tem bastante conforto. O câmbio é firme e as marchas entram tranquilamente. No quesito Design, o carro não deixa a desejar. Sua linhas são robustas e agradam os consumidores. Já na performance, pode-se dizer que a Ducato é uma van guerreira.  Ela tem bastante força nas subidas, atinge uma boa velocidade e não incomoda seus passageiros com ruídos, seja eles internos ou externos. Apesar de ter muitos pontos positivos, a Ducato é alvo de reclamações quanto a suspensão.

 

Versátil e com as dimensões ampliadas, o Fiat Ducato 2018 pode ser usado para diversas aplicações, inclusive ser transformado para diferentes negócios. As portas laterais são corrediças, facilitando o acesso de carga e descarga, e as portas traseiras bipartidas permitem abertura de 270°, com o piso mais baixo, ajudam na hora de carregar grandes volumes.

 

Em relação ao conjunto mecânico, foi tudo melhorado, proporcionando mais economia de combustível e menos emissões. O motor é o mesmo F1A da geração anterior, mas com aprimoramentos, que rendeu 3 cavalos a mais na potência, ou seja, agora chega a 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros.

 

Para completar, uma transmissão muito bem ajustada de seis marchas, macia e com engates precisos, deixam mais tranquilo a dirigibilidade no trânsito. Segundo os dados oficias da Fiat, foi conseguida uma redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior, num tanque que aumentou e agora tem 90 litros, o que ajuda bastante na autonomia.

 

Dentro da cabine

Dentro da cabine, foi o conforto do motorista que ganhou com as mudanças e as novas medidas: mais espaço e ergonomia para quem passa muito tempo ali. Facilidade de acesso aos comandos e mais visibilidade, numa área para três pessoas com cintos de segurança de três pontos para todos. Como opcional, a câmera de ré. O bluetooth do rádio é de série.

 

A ótima dirigibilidade vem ainda de uma suspensão calibrada para as condições das ruas e estradas brasileiras, para comportar melhor as cargas e limitar o desgaste dos pneus, com estabilidade e conforto.  Sistema de freios também tem suas vantagens, com discos nas quatro rodas.

 

Além disso, o Ducato conta com os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC), que priorizam a segurança ativa, freios a disco nas quatro rodas com ABS e o sistema Hill Holder, assistente para partida em rampas, o que ajuda em terrenos mais íngremes.

 

O modelo teve todas as dimensões ampliadas, deixando assim mais espaço para o motorista, passageiros e carga. São 16 cm mais longos nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. Também ficou mais alto, já que o teto baixo da nossa versão ganhou 10 cm.

 

Como um veículo que sempre teve seu espaço no mercado nacional, agora com a nova remodelação e os incrementos que ganhou, a tendência é crescer o seu eleitorado entre os transportadores. Valores começam em R$ 111.190,00 na versão chassi curto.

 

Fiat Ducato 2018/2019 – ficha técnica

Motor

2.3 Diesel

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2287

Válvulas

16

Taxa de compressão

16,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 130 cv @ 3600 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 32,7 kgfm @ 1800 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço 16 polegadas

Pneus

205/75 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4749 (curto) 5599 (longo) 6350 (extra longo)

Largura sem retrovisores (mm)

1998

Altura (mm)

2150 (teto baixo) 2450 (teto alto)

Distância entre os eixos (mm)

2850 (curto) 3700 (longo)

Capacidades

Porta-malas (litros)

ND

Tanque (litros)

90

Carga útil (kg)

1190 (minibus) 1540 (cargo)

Peso em ordem de marcha (kg)

1760 (cargo chassi curto) 2310 (cargo chassi longo)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

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