Fórmula 1 – O calendário da categoria para 2020 pode ficar assim.
Se este calendário for o definitivo, teremos um recorde de corridas em 2020 com 22 Grandes Prêmios, depois de Barcelona ter confirmado a sua prova já em cima da hora e de o GP da Alemanha não retornaar em 2020. As equipes acabaram por votar a 22ª corrida, pois o reforço financeiro que representa a entrada de Barcelona é maior que os custos de fazer vinte e duas corridas. Por essa razão, as equipes aceitaram ter no calendário 22 provas.
Melbourne continua abrindo a temporada (tem contrato até 2025) em março, seguindo-se o Bahrein, que antecipa em uma semana e cola com Melbourne. Ou seja, as duas primeiras provas do Mundial são seguidas, deixando uma quinzena para a estreia do Vietnã no campeonato. Depois do Grande Prêmio do Vietnã, mais duas semanas para o plantel chegar a China. O campeonato retorna em maio com o início da temporada europeia no GP da Holanda, com o retorno da pista de Zandvoort, seguindo-se Barcelona e uma semana depois do habitual, o Mônaco.
O mês de junho abre com o Azerbaijão (no regresso desta prova ao horário de verão como desejavam os promotores da prova) e na semana seguinte o Canadá. E aqui teremos um pesadelo logístico pois a terceira dupla de provas consecutivas vai obrigar que em sete dias pessoas e material façam viagens de ida e volta atravessando oito fusos horários!
O GP dos EUA volta a ser antes do GP do México e contas feitas, vão haver sete provas emparelhadas: Austrália e Bahrain, Holanda e Espanha, Azerbaijão e Canadá, França e Áustria, Bélgica e Itália, Singapura e Rússia e EUA e México. Mas há mais curiosidades.
O GP da Grã-Bretanha será realizado uma semana mais tarde para não ficar em cima das finais do Europeu de Futebol e do torneiro de tênis de Wimbledon; o GP da Hungria é a única prova que se realiza durante os Jogos Olímpicos, e o GP do Canadá volta a estar colado às 24 Horas de Le Mans.
Resta, agora, que o Conselho Mundial da FIA vote esta proposta de calendário na reunião que vai realizar no mês de setembro, não se esperando grandes alterações a este esboço que acabamos de publicar.
Calendário 2020
15 de março GP da Austrália
22 de março GP do Bahrain
05 de abril GP do Vietnam
19 de abril GP da China
03 de maio GP da Holanda
10 de maio GP de Espanha
24 de maio GP do Mónaco
07 de junho GP do Azerbaijão
14 de junho GP do Canadá
28 de junho GP de França
05 de julho GP da Áustria
19 de julho GP da Grã Bretanha
02 de agosto GP da Hungria
30 de agosto GP da Bélgica
06 de setembro GP de Itália
20 de setembro GP de Singapura
27 de setembro GP da Rússia
11 de outubro GP do Japão
25 de outubro GP dos EUA
01 de novembro GP do México
15 de novembro GP do Brasil
29 de novembro GP do Abu Dhabi