Avaliação da Semana – Andamos com o novo Fiat Ducato 2018, a versatilidade em sua excelência.
Bem amigos da Veloxtv nesta semana mudamos um pouco nosso foco e andamos com o novíssimo Fiat Ducato Cargo 2018; e podemos resumir em uma única palavra o nosso sentimento ao dirigir o veículo, a sua “versatilidade”.
O veículo serve para transporte de passageiros, de carga e agora tem um diferencial. A economia. O carro também foi produzido com padrões sustentáveis, visando a menor emissão de gases poluentes. São 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 32,6 Kgfm a 1.800 rpm.
Quanto as linhas, o Ducato foi desenhado pelo conceituado designer italiano Giorgetto Giugiaro, em colaboração com o Centro Estilo Fiat Auto. O objetivo era a criação de um carro robusto. Parece que conseguiram e pudemos perceber isso pelos locais que estivemos com o veículo.
O Ducato é um carro excelente para dirigir. O motorista fica alto, em boa posição e tem bastante conforto. O câmbio é firme e as marchas entram tranquilamente. No quesito Design, o carro não deixa a desejar. Sua linhas são robustas e agradam os consumidores. Já na performance, pode-se dizer que a Ducato é uma van guerreira. Ela tem bastante força nas subidas, atinge uma boa velocidade e não incomoda seus passageiros com ruídos, seja eles internos ou externos. Apesar de ter muitos pontos positivos, a Ducato é alvo de reclamações quanto a suspensão.
Versátil e com as dimensões ampliadas, o Fiat Ducato 2018 pode ser usado para diversas aplicações, inclusive ser transformado para diferentes negócios. As portas laterais são corrediças, facilitando o acesso de carga e descarga, e as portas traseiras bipartidas permitem abertura de 270°, com o piso mais baixo, ajudam na hora de carregar grandes volumes.
Em relação ao conjunto mecânico, foi tudo melhorado, proporcionando mais economia de combustível e menos emissões. O motor é o mesmo F1A da geração anterior, mas com aprimoramentos, que rendeu 3 cavalos a mais na potência, ou seja, agora chega a 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros.
Para completar, uma transmissão muito bem ajustada de seis marchas, macia e com engates precisos, deixam mais tranquilo a dirigibilidade no trânsito. Segundo os dados oficias da Fiat, foi conseguida uma redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior, num tanque que aumentou e agora tem 90 litros, o que ajuda bastante na autonomia.
Dentro da cabine
Dentro da cabine, foi o conforto do motorista que ganhou com as mudanças e as novas medidas: mais espaço e ergonomia para quem passa muito tempo ali. Facilidade de acesso aos comandos e mais visibilidade, numa área para três pessoas com cintos de segurança de três pontos para todos. Como opcional, a câmera de ré. O bluetooth do rádio é de série.
A ótima dirigibilidade vem ainda de uma suspensão calibrada para as condições das ruas e estradas brasileiras, para comportar melhor as cargas e limitar o desgaste dos pneus, com estabilidade e conforto. Sistema de freios também tem suas vantagens, com discos nas quatro rodas.
Além disso, o Ducato conta com os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC), que priorizam a segurança ativa, freios a disco nas quatro rodas com ABS e o sistema Hill Holder, assistente para partida em rampas, o que ajuda em terrenos mais íngremes.
O modelo teve todas as dimensões ampliadas, deixando assim mais espaço para o motorista, passageiros e carga. São 16 cm mais longos nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. Também ficou mais alto, já que o teto baixo da nossa versão ganhou 10 cm.
Como um veículo que sempre teve seu espaço no mercado nacional, agora com a nova remodelação e os incrementos que ganhou, a tendência é crescer o seu eleitorado entre os transportadores. Valores começam em R$ 111.190,00 na versão chassi curto.
Fiat Ducato 2018/2019 – ficha técnica
Motor |
2.3 Diesel |
Tipo |
Dianteiro, Longitudinal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
2287 |
Válvulas |
16 |
Taxa de compressão |
16,2:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 130 cv @ 3600 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 32,7 kgfm @ 1800 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual 5 marchas |
Tração |
|
Tipo |
Dianteira |
Freios |
|
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
McPherson, barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Aço 16 polegadas |
Pneus |
205/75 R16 |
Dimensões |
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Comprimento total (mm) |
4749 (curto) 5599 (longo) 6350 (extra longo) |
Largura sem retrovisores (mm) |
1998 |
Altura (mm) |
2150 (teto baixo) 2450 (teto alto) |
Distância entre os eixos (mm) |
2850 (curto) 3700 (longo) |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) |
ND |
Tanque (litros) |
90 |
Carga útil (kg) |
1190 (minibus) 1540 (cargo) |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1760 (cargo chassi curto) 2310 (cargo chassi longo) |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |