Volvo Cars anuncia acordo bilionário para fornecimento de baterias.
- A partir de 2020, os modelos eletrificados da marca terão baterias fornecidas pela empresa chinesa CATL e pela sul-coreana LG Chem.
- Objetivo da fabricante sueca é ter 50% das vendas globais até 2025 de veículos com essa tecnologia
O Volvo Car Group assinou contratos de longo prazo com duas das principais fabricantes mundiais de baterias, CATL e LG Chem, para garantir o fornecimento de baterias de íons de lítio no decorrer da próxima década para as novas gerações de veículos Volvo e Polestar.
Os acordos abrangem a aquisição global de módulos de bateria para os novos carros que serão construídos sobre as plataformas modulares SPA2 e os já existentes fabricados sobre a CMA, como o XC40. Trata-se de um importante passo dentro da ambiciosa estratégia de eletrificação proposta pela marca sueca.
Em 2017, a Volvo Cars assumiu o compromisso de forma pioneira no setor automotivo ao anunciar que todos os seus novos veículos lançados a partir de 2019 seriam eletrificados. Desde então, a empresa reforçou essa estratégia, trabalhando para que esses modelos representem 50% de seu volume global de vendas até 2025.
“O futuro da Volvo Cars é elétrico e estamos firmemente comprometidos em ir além do motor a combustão”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. “Estes acordos com a CATL e a LG Chem demonstram como alcançaremos nossas ambiciosas metas de eletrificação”.
A CATL, da China, e a LG Chem, da Coréia do Sul, são reconhecidas fabricantes de baterias, ambas com registros duradouros e bem-sucedidos na venda de baterias de íons de lítio para a indústria automotiva global. As duas empresas atendem às rigorosas diretrizes de negociação de equipamentos da Volvo Cars em termos de liderança tecnológica, cadeias de fornecimento responsáveis e modelos de custo competitivos.
“Com este acordo, garantimos a aquisição de baterias para os próximos 10 anos”, disse Martina Buchhauser, vice-presidente sênior de Compras da Volvo Cars. “Além disso, destacamos também a maior flexibilidade das companhias em nossa cadeia de fornecimento daqui para frente”.
A primeira linha de montagem de baterias da fabricante sueca está atualmente em construção e integrará a fábrica de Ghent, na Bélgica. O fim das obras está previsto para até o fim deste ano, e o primeiro Volvo totalmente elétrico a ser construído em Ghent será o utilitário esportivo XC40.
Além de aplicar o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos aos veículos da plataforma modular CMA, da qual o XC40 é baseado, a Volvo Cars aplicará a mesma tecnologia na próxima geração dos modelos das séries 60 e 90, fabricados sobre a arquitetura SPA2. Trata-se de uma das plataformas de veículos mais avançadas da indústria automobilística, e da qual dará origem ao novo XC90.
No início deste ano, a Volvo Cars revelou uma série de opções de powertrain atualizados e recém-desenvolvidos, que serão disponibilizados em toda a sua gama de modelos daqui para frente, como os atuais motores híbridos plug-in T8 e T6 Twin Engine.
Sobre a Volvo Cars no Brasil
A fabricante sueca de carros premium é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas do mundo. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte de veículos reconhecidos pelo luxo, inovação, tecnologia e segurança, vive forte momento de crescimento. Depois de vender no Brasil no ano passado 96% a mais (6.836 unidades) quando comparado a 2017, mantém em 2019 ritmo acelerado de expansão. Entre janeiro e março, a fabricante sueca aumentou suas vendas em 51,5% comparado ao mesmo período de 2018: foram 1.662 unidades contra 1.097. Com isso, a Volvo atingiu 15,5% de market share. O destaque vem da linha completa de utilitários esportivos, formada pelo XC90, XC60 e XC40. A marca espera fechar 2019 com mais de 8 mil carros vendidos.