Velocult lança hall da fama do automobilismo brasileiro em sua quinta edição.

Desde o último domingo dia (9), com 20 carros originais e vários objetos, exposição gratuita no Conjunto Nacional resgata a história do automobilismo brasileiro e traz como novidade o hall da fama, do qual farão parte pilotos consagrados como Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann e Chico Serra.

No Conjunto Nacional, os apaixonados por velocidade vão poder viajar pela história do automobilismo brasileiro na quinta edição da Velocult – Semana Cultural da Velocidade, exposição anual que resgata a memória da modalidade no país, unindo esporte e cultura. Entre as máquinas da mostra, que vai até o dia 29 deste mês, estão a carretera de Chico Landi; o Willys Interlagos de Bird Clemente; e o Opala Stock Car de Paulo Gomes.

Este ano, a grande novidade é o hall da fama, do qual farão parte Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Bird Clemente, Mario Cesar de Camargo Filho e Paulo Gomes, entre outros. Eles vão eternizar suas marcas no dia 17 (um dia após a abertura da temporada 2014 da Fórmula 1), durante o coquetel oficial para convidados, no Cine Livraria Cultura.

Com 20 carros originais, a Velocult retrata diversos momentos históricos e valiosos do esporte a motor no Brasil, com veículos que conquistaram grandes vitórias nas pistas nacionais. E também mantém viva a chama de uma fase inesquecível do automobilismo, que gerou grandes nomes e os tornou conhecidos mundialmente, servindo de inspiração para as novas gerações de ídolos.

A exposição relembra uma época saudosa, em que o caráter garagista das corridas era um dos principais pontos do automobilismo brasileiro, seja com a construção e adaptação de carros que marcaram a história dos autódromos, como as carreteras utilizadas até meados da década de 60 – como o lendário veículo de Camillo Christófaro – ou ainda a partir dos anos 70, com a realização de corridas com carros de turismo fabricados no Brasil, devidamente preparados, incluindo Simcas, DKW’s e Gordinis, que passaram a formar a carreira de grandes pilotos.

A Velocult, que integra o calendário de eventos oficiais da cidade de São Paulo, é uma iniciativa do designer e ex-piloto Paulo Soláriz, que cresceu nas pistas. Entre seus trabalhos de destaque, estão os troféus do GP Brasil de F1 e Indy 300 SP.
A Petrobras, pelo segundo ano consecutivo, patrocina a exposição. Por sua excelência como uma das maiores empresas do mundo, com tecnologia e inovação em todos os seus campos de ação, investe no automobilismo nacional da atualidade e se preocupa com o resgate e preservação da rica base histórica deste esporte que cativa e encanta os brasileiros.

O Condomínio Conjunto Nacional, tradicional na cidade de São Paulo, mais uma vez cede seu amplo espaço para a exposição dos veículos e demais itens que remetem à brilhante história automobilismo nacional.

Paulo Soláriz

Desde os quatro anos de idade, quando levado pelo pai para assistir sua primeira corrida no Autódromo de Interlagos em 1956, o designer Paulo Soláriz tornou-se frequentador assíduo das corridas. Cresceu como expectador de parte desta história, presenciando o exato momento em que se dava o chamado “Crepúsculo das Carreteras”, período em que as máquinas importadas e adaptadas para corridas cediam espaços para os carros da iniciante, porém vigorosa, indústria nacional. Foi nesse período que surgiram as grandes equipes e pilotos como Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, Chico Lameirão e Wilson Fittipaldi, cuja ida do irmão Emerson para a Fórmula 1 abriu porta para muitos brasileiros.

Soláriz, de posse de todos esses referenciais, somados à sua experiência como piloto, executou projetos na área técnica do automobilismo e motociclismo. Após a consagração de seu trabalho como artista, que inclui um expressivo trabalho sobre Ayrton Senna, com pinturas em óleo sobre tela, surgiu a vontade de compartilhar com o grande público a experiência de acompanhar o desenvolvimento do automobilismo nacional. Assim nasceu, em 2010, a Velocult.

Agenda:
Exposição: 5ª edição da VeloCult – Semana Cultural da Velocidade (www.velocult.com.br)
Quando: de 9 a 29 de março
Onde: Espaço Cultural Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073).
Visitação grátis: 8h às 22h (de segunda a sábado) e das 11h às 22h aos domingos e feriados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *