Categ. InternacionaisFórmula Indy

No último sábado Helio Castroneves comemorou seu aniversário com pódio, festa da equipe e família.

No dia em que completou 39 anos de idade, Helio Castroneves viveu um sábado especial em Indianapolis. Além de conquistar o primeiro pódio da temporada ao terminar o Grand Prix of Indianapolis na 3ª colocação, recebeu uma festa surpresa da equipe Penske, com direito a bolo e “parabéns a você”, e encerrou o dia num jantar com a família.

Numa prova marcada por um violento acidente na largada, ocasião em que o pole position Sebastian Saavedra não conseguiu arrancar na largada parada, Castroneves superou o primeiro obstáculo ao se safar dos destroços que surgiram à sua frente. A suspeita de que um dos pneus traseiros pudesse ter sido danificado não se confirmou e o piloto do Verizon Penske Chevrolet #3 cruzou a primeira volta em 6º.

Ele largou com pneus duros uma vez que, largando em 10º, certamente não poderia extrair todo o potencial de velocidade dos macios (vermelhos) estando quase no meio do pelotão. A correção da estratégia foi ratificada pela longa bandeira amarela. Na relargada da volta 9, Castroneves se manteve em 6º e após o primeiro pit na volta 19, quando passou a usar os pneus mais rápidos, voltou para a pista em 19º. Começava aí a prova de recuperação, que culminou com a liderança entre as voltas 55 e 69.

Com quatro bandeiras amarelas, que consumiram 19 voltas da corrida, a parte final do Grand Prix of Indianapolis foi marcada por uma disputa baseada na estratégia de combustível. Castroneves concluiu suas paradas na volta 70 e o retorno em 6º exigiu um ritmo forte, performance que garantiu o pódio e o avanço da 8ª para a 4ª posição no campeonato. A vitória foi de Simon Pagenaud e o pódio teve ainda Ryan Hunter-Rey, 2º na prova e na classificação liderada por Will Power.

Foi uma corrida muito importante porque a gente conseguiu escapar do acidente da largada e se recuperar com uma estratégia muito boa. Foi uma maneira muito feliz de festejar o aniversário e agora é focar todas as forças na Indy 500”, disse o piloto do Tam Penske, referindo-se à preparação para a mais famosa prova do calendário do Verizon IndyCar Series, que começa neste domingo, 11.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *