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Toyota promove avant première do Mirai em solo europeu no Salão de Genebra, na Suíça.

  • Modelo foi apresentado como carro conceito ao público latino-americano durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado
  • No evento europeu, Toyota também celebrará a marca de 7,3 milhões de veículos híbridos da marca vendidos em todo o mundo 

 

A Toyota preparou para a 85ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça, um palco para apresentar sua mais recente tecnologia em prol da mobilidade urbana, prestes a estrear no mercado europeu.

 

O evento, que ocorre de 05 a 15 de março, marca a avant première do Mirai, o primeiro carro movido a hidrogênio, na Europa. O modelo é produzido em escala comercial no Japão desde dezembro de 2014, na planta da Toyota em Motomachi.

 

As vendas do Mirai no velho continente estão agendadas para o fim do verão, em meados de setembro.

 

Até o fim do próximo ano, a comercialização se restringirá a três destinos na Europa: Reino Unido, Dinamarca e Alemanha, com um volume anual de 50 carros em 2015 e 100 carros para 2016. Outros países passarão a receber unidades do modelo movido a hidrogênio a partir de 2017.

O Mirai sinaliza o início de uma nova era de veículos para a mobilidade global. Utilizando hidrogênio – uma importante fonte de energia para o futuro – como combustível para gerar eletricidade, o automóvel alcança superior desempenho em termos ambientais e conveniência, além de conceder uma ótima condução a baixíssimos níveis de ruído interno.

Funcionamento

 

O Mirai possui um motor elétrico, uma bateria, dois tanques de hidrogênio de alta pressão, com capacidade máxima de 70 Mpa, um conversor elevador de tensão, uma central de comando e a célula combustível a hidrogênio – uma estação localizada no centro do assoalho do veículo. É dentro desta estação onde ocorre a reação química para colocar o Mirai em movimento.

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O veículo capta o oxigênio da atmosfera através de sua entrada de ar frontal e o leva até esta estação, para onde o hidrogênio contido nos dois tanques também é direcionado. Dentro dela, a célula combustível divide o hidrogênio em duas moléculas, gerando uma carga elétrica. Ao mesmo tempo, o oxigênio se une às células de hidrogênio, formando água. A energia elétrica é direcionada ao conversor, que alimenta o motor do Mirai, e a água é expelida pela válvula de escape. O motor também é alimentado diretamente pela bateria, recarregada por energia cinética gerada pela desaceleração e frenagem do automóvel.

 

O Mirai possui autonomia para rodar 650 km sem necessidade de reabastecimento.
Tecnologia híbrida

 

Durante o Salão de Genebra a Toyota também promoverá a celebração do sucesso de sua tecnologia híbrida de motores com a consolidação de seu lineup de modelos com este avançado powertrain. Em 2014, mais de 7,3 milhões de unidades de veículos híbridos da marca Toyota foram vendidas no mundo.

 

Com o lançamento da primeira geração do Prius em 1997, a Toyota já demonstrava ao mundo uma nova rota rumo à revolução no segmento automobilístico mundial.

 

Desde a década de 1960, a Toyota encarou o desafio de encontrar alternativas como fontes de energia para os motores dos veículos. A partir de 1990, a companhia iniciou testes em larga escala em modelos já desenvolvidos na sua base de engenharia.

 

Em 1992, a Toyota firmou o compromisso em construir carros mais seguros e cada vez mais viáveis para o desenvolvimento sustentável do planeta. Um ano depois, a política adotada foi combinada a um conjunto de ações que concedeu as diretrizes para a Toyota criar o seu Plano de Ação Ambiental.

Foram essas iniciativas que deram início ao caminho para o desenvolvimento tecnológico no qual a empresa incorporou perenemente, a fim de seguir na busca pela mobilidade sustentável, com a criação de novos modelos cada vez mais limpos e amigos do meio ambiente, tal como o Mirai.

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