ChevroletNacionaisNotíciasVeículos

Tecnologia Onstar coloca Chevrolet na liderança da conectividade avançada.

A Chevrolet está dando o maior salto de conectividade veicular no Brasil. A marca triplicou para 90% o percentual de veículos equipados de série com o exclusivo sistema OnStar, que oferece serviços por assinatura com foco em conectividade avançada, segurança, emergência e proteção patrimonial.

Com isso, a expectativa é que até o fim deste ano a Chevrolet seja a primeira fabricante do setor a atingir 500 mil automóveis conectados ativos no país. Afinal, também é pioneira na produção de veículos com a tecnologia OnStar, cuja primeira geração foi lançada nacionalmente em 2015.

Desde então, vários novos recursos estão sendo incorporados ou aprimorados, transformando positivamente a experiência do usuário a bordo. Todo importante lançamento de produto da Chevrolet sempre vem acompanhado de alguma novidade referente a conectividade.

E não foi diferente na recente apresentação da Nova Silverado. Ela inova pela central multimídia já compatível com o sistema Google Built-In, que, entre outras vantagens, independe do uso de um smartphone para acessar aplicativos, assistentes virtuais e serviços de streaming.

Assim como os próximos veículos premium da Chevrolet, a picape já conta com uma arquitetura eletrônica mais sofisticada que permitirá, no futuro, atualizações remotas bem mais abrangentes, que vão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.

“A atualização remota abre um mundo de novas possibilidades para o consumidor, que poderá ter à disposição um leque de opções para otimização e a customização eletrônica do veículo, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Conhecido também como Over-The-Air (OTA), esta funcionalidade do OnStar está presente em todos os modelos da Chevrolet com conexão via internet, ofertadas desde versões de entrada do Onix até o elétrico Bolt EUV – o próximo a adotar este tipo de tecnologia será o Novo Spin, que está em fase de desenvolvimento para ser o mais surpreendente crossover de sete lugares neste sentido.

A Chevrolet já promoveu mais de 650 mil operações de melhorias remotas nos últimos quatro anos, em linha com a disseminação da frota de carros conectados na região e o surgimento de novas soluções, incluindo as que reforçam a proteção cibernética.

Assim que uma nova atualização é disponibilizada para o veículo, uma mensagem aparece na tela da central multimídia. O usuário pode optar por descartar a operação, adiá-la ou executá-la imediatamente. Neste caso é necessário aguardar aproximadamente 10 minutos até que o novo sistema operacional esteja completamente carregado, e o carro possa ser novamente ligado – o processo de atualização é semelhante ao de um smartphone.

Proteção, tecnologia e conectividade o tempo todo com você

Os serviços OnStar fucionam de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia. Um dos seus diferenciais competitivos está na estrutura de inteligência artificial e no atendimento humano, que inclui uma célula especializada em emergências.

Até porque o OnStar oferece o serviço de resposta automática em caso de acidente. Sensores no carro são capazes de identificar uma colisão mais grave e informar o local exato da ocorrência à central de atendimento, para que ela providencie resgate, se necessário. O contato com os ocupantes é feito por meio de uma linha telefônica própria do automóvel.

Outro serviço interessante é o auxílio na recuperação veicular em caso de roubo. Ao identificar uma situação de arrombamento, o carro está preparado para alertar imediatamente a central de atendimento, que verifica a situação junto ao proprietário. Com sua devida autorização, o OnStar passa a monitorar o deslocamento do automóvel para compartilhar a informação exclusivamente com as autoridades competentes. Comandos para limitar a velocidade e bloquear o motor podem ser enviados via internet para facilitar o trabalho da polícia também em caso de furto.

O sistema OnStar potencializa a conectividade avançada ao oferecer sinal mais potente de internet para o Wi-Fi nativo do veículo. Por ter antenas externas amplificadas, os modelos da Chevrolet são capazes de manter uma conexão bem mais estável do que a média. Outra vantagem da tecnologia utilizada pela marca é que ela se mantém em banda larga caso o usuário receba uma ligação telefônica. Até sete aparelhos podem ser conectados ao roteador simultaneamente.

Além disso, o OnStar viabiliza o uso do aplicativo myChevrolet. Por meio dele o usuário pode comandar funções do veículo à distância, como acionar a ignição para a pré-climatização da cabine. Também é possível realizar um diagnóstico eletrônico para obter informações sobre a pressão dos pneus, o status dos principais sistemas e o nível de combustível – ou da carga da bateria no caso dos veículos elétricos. Além disso, o App permite consultar a localização instantânea e determinados parâmetros de condução, com dicas de direção mais eficiente.

“Nossas pesquisas apontam que 94% dos clientes OnStar julgam o serviço como excelente ou muito bom, sendo que metade dos consumidores Chevrolet foram diretamente influenciados por esta tecnologia, que ganha relevância num cotidiano cada vez mais digitalizado”, completa o diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Até pouco tempo, para um carro ser considerado completo, bastava ter um bom conjunto de itens de conforto e comodidade. Atualmente, o mercado começa esta análise pelo pacote de itens de segurança e de conectividade.

Conheça os principais recursos do OnStar:

  • Serviços de emergência
  • Auxílio na recuperação veicular
  • Assistência em caso de pane
  • Comandos remotos
  • Atualização de sistemas eletrônicos via internet
  • Localização em tempo real
  • Status dos principais sistemas do veículo
  • Alertas de diagnóstico
  • Nível da bateria e pontos de recarga (EVs)
  • Notificação de manutenção para a concessionária
  • Parâmetros de condução com dicas de direção

Como parte da estratégia de ampliação da oferta de conectividade, os veículos da Chevrolet com OnStar contam com um período estendido de gratuidade para experimentação dos serviços, garantindo que o cliente da marca possa conhecer e usufruir da tecnologia.

Ao todo são quatro planos: Standard; Protect; Connect; Protect & Connect. Os valores e os conteúdo de cada um deles estão disponíveis numa página específica do site Chevrolet. Os benefícios podem variar conforme o modelo e a versão do veículo.

Como complemento ao OnStar, os veículos Chevrolet produzidos desde março já saem de fábrica equipados com o tag Sem Parar, em que o cliente tem direito a 12 meses de mensalidades gratuitas, pagando apenas o consumo. O Sem Parar é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos e postos de combustíveis, evitando filas para o pagamento.

Para marcar este novo momento do OnStar, que inspira confiança, tecnologia e proximidade com o consumidor, a marca está atualizando a sua identidade visual, tornando seu logo mais plano e minimalista, reforçando a percepção de símbolo de conectividade avançada, segurança e proteção.

Subsidiária da GM, o OnStar é líder em inovação referente a serviços conectados por assinatura e possui mais de 22 milhões de clientes pelo mundo

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *