NacionaisNissanNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhões

Avaliação da Semana – Andamos com a Nissan Frontier Pró-4x, com seu perfil aventureiro.

Caros amigos internautas e amantes das pickups off-road, essa semana será um deleite para os amantes do 4×4, com uma avaliação / teste de uma das picapes mais robustas da sua categoria.

 

A Frontier 2023 chega com novas tecnologias e versões (3 ao todo: SE, Platinum e PRO-4X), como a inédita PRO-4X, topo de linha, que se iguala em preço ao acabamento Platinum. Nesse caso, a estratégia é ofertar dois modelos completos para perfis diferentes de consumidor. Para comparação, veja os preços de todas as versões a seguir: Frontier S 4×4 MT 2023: a partir de R$ 230.190; Frontier SE 4×4 AT 2023: a partir de R$ 258.990; Frontier Attack 4×4 AT 2023: a partir de R$ 263.690; Frontier XE 4×4 AT 2023: a partir de R$ 278.990; Frontier Platinum 4×4 AT 2023: a partir de R$ 314.590 e Frontier PRO-4X 4×4 AT 2023: a partir de R$ 314.590.

 

Versão também adota visual único:

Com mudanças estéticas externas e internas a Nissan Frontier 2023 tem muitos atributos que convencem o consumidor à escolher ela entre as concorrentes. Mas isso também depende do gosto de cada um, pois cada picape tem sua característica pontual que faz o consumidor ficar tão indeciso na hora de escolher uma picape média à venda em nosso mercado.

Ela traz grade com acabamento na cor cinza e faróis com projetores em LED quádruplos, além de luzes de rodagem diurna em LED. Na traseira, as lanternas também são em LED. O capô ganha vincos ainda mais destacados, conta com faróis full-LED (presentes a partir da versão XE), com quatro projetores de luz ao centro e arestas para a iluminação de posição que de acordo com a Nissan, o alcance dos faróis cresceu 20% no facho baixo e 30% no facho alto. Além de uma nova grade com borda grossa na cor cinza e o logo da marca no centro, inspirada na sua “prima” norte-americana Nissan Titan.

Na versão Pro-4X da Frontier, as roda são de liga leve de 17 polegadas, em alumínio, com pneus todo terreno. Ainda no visual, ela tem para-choques exclusivos e molduras ao redor das caixas de roda.

 

Na traseira, a Frontier 2023 conta com um novo para-choque e lanternas com um novo formato também em LED, além da tampa, que está muito mais leve. Outra modificação fica por conta do visual da versão, que tem cor exclusiva, além de detalhes em vermelho e adesivos pela carroceria que enfatizam o estilo off-road. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com seis raios vazados e pintadas de preto, em alumínio e com pneus todo terreno. Já os pneus são os Pirelli Scorpion ATR 255/65, com banda de rodagem de uso misto. Ainda no visual, ela tem para-choques exclusivos e molduras ao redor das caixas de roda. Outro destaque exclusivo da nova versão PRO-4X é o vermelho adotado nos logotipos da marca na frente e na traseira. Batizada de Red Lava (Vermelho Lava), passa a ideia de algo ardente, que tem força.

Para os mais atentos fica evidente que as laterais da caçamba ficaram bem mais volumosas, segundo a Nissan elas foram ampliadas em 2,5 centímetros, na região perto da cabine, e em até 5 cm nas laterais, perto da tampa. A capacidade volumétrica da caçamba foi ampliada em 10,5% (passando a ser de 1054 litros).

 

Observando a parte interna da caçamba é possível ver que ela quatro ganchos com argola móvel na região do assoalho, que podem ser usados para amarrar cargas de até 400 kg cada um, e essa versão passa a ter uma tomada de 12 Volts/120 Watts/10 Ampères com tampa retrátil na lateral esquerda. O comprimento do compartimento é de 1,51 metro, enquanto a largura máxima é de 1,56 metro e a altura é de 47,3 cm. A capacidade de carga desta versão é de 1030 quilos.

Interior da Picape

A picape da Nissan possui um sistema multimídia com tela de 8” no console central e um painel de instrumentos de 7”, o maior da categoria e que disponibiliza diversas informações e configurações da Frontier. O acabamento também utiliza materiais diferentes para cada versão da picape. No caso da versão avaliada há acabamento exclusivo dos bancos, que aparecem em couro preto com costuras em branco e vermelho, além da inscrição da versão, com o “4X” destacado em laranja.

 

A picape passou a integrar novo volante, já usado no SUV Kicks, por exemplo. Outros itens de conveniência incluem o teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas e três entradas USB (sendo uma delas tipo C).

 

Ainda sobre os bancos, os dianteiros contam com o já tradicional sistema “Zero Gravity”, que reduz os sintomas de fadiga em viagens mais longas. O quadro de instrumentos tem tela TFT, de 7 polegadas, que atua em conjunto com a tela de 8 polegadas do sistema multimídia no console central, com pareamento via Android Auto e Apple CarPlay.

 

Itens que auxiliam na condução do motorista:

A versão aventureira é uma das mais completas da linha e conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Ponto Cego (BSW), Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) e a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento.

 

A Nova Nissan Frontier traz um pacote inovador de tecnologias com vários equipamentos de segurança e conforto, muitos deles únicos no segmento de picapes médias no Brasil. São parte da visão de mobilidade da marca, a Nissan Intelligent Mobility, e que tornam a versão atual a mais avançada da história da Frontier.

 

Uma curiosidade é sobre o nome da cor exclusiva da nova versão PRO-4x da Nova Nissan Frontier, batizada de Cinza Shark (igual ao do modelo avaliado), foi a preferida em uma enquete promovida pela marca entre os seus funcionários no Brasil. Entre os quatro nomes apresentados aos funcionários, a escolhida recebeu 47% dos mais de 500 votos.

Nissan Frontier Pro-4X tem motor 2.3 biturbo:

Com exação da versão de entrada (S), todas as configurações da picape possuem motor 2.3 biturbo diesel. Este propulsor rende 190 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 45,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm. No comparativo com a Ford Ranger FX4, versão concorrente da Pro-4X da Nissan, a picape japonesa perde por 10 cv de potência.

 

Aliada ao motor está a transmissão automática de sete marchas com modo sequencial. A tração é 4×4 com reduzida e opção de bloqueio manual do diferencial traseiro, exclusivo da Pro-4X.

Peso

A picape tem um peso bruto total de 3.250 kg e 1.030 kg de capacidade de carga. Já a capacidade de reboque com freio é de 2.750 kg. Todas as versões têm em comum o comprimento (5.260 mm), a largura (1.850 mm) e a altura (1.860 mm), com exceção da versão de entrada. Já o ângulo de ataque do modelo aventureiro é de 31,6°, apenas 0,4° de diferença em relação às demais versões. Já o ângulo de saída é de 25,7°, enquanto as outras versões da Frontier têm 25,8°. Já a altura de solo é 4,3 mm maior. As barras de teto suportam até 56 quilos distribuídos uniformemente.

 

 

Para os aventureiros, quanto vale a emoção?

 

A Nissan Frontier Pro-4X roda bem e entrega os principais itens de conforto e assistentes de condução necessários. Por mais que seja um modelo pesado e de grandes dimensões, a condução não é cansativa. A picape é capaz de entregar maior nível de assistentes de condução e segurança.

 

Na minha conclusão, vale e muito a pena o investimento de R$326.890 na Frontier Pro-4x, pelos atrativos acima informados e para quem irá utilizá-la no campo, ela possui torque e capacidade de ajudar e muito o fazendo em seus deslocamentos e transportes de materiais e equipamentos. É neste público que a Nissan deveria olhar com mais atenção; pois o Agro Negócio no Brasil esta em uma grande fase de expansão.

About Author

One thought on “Avaliação da Semana – Andamos com a Nissan Frontier Pró-4x, com seu perfil aventureiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *