Stellantis adere ao programa HeForShe e inicia uma série de ações para promover a equidade de gênero.
Para fortalecer a sua estratégia de Diversidade & Inclusão, a Stellantis irá aderir ao programa HeForShe (ElesPorElas), criado pela ONU Mulheres com o objetivo de aumentar a compreensão do discurso de equidade de gênero. Para o evento de lançamento do programa, a empresa convidará líderes homens da companhia para debaterem sobre a importância da compreensão do discurso de equidade, e incentivarem suas equipes a assumirem o compromisso “ElesPorElas”. O encontro, que marca uma série de ações da companhia com foco em contribuir cada vez mais para a construção de um ambiente de negócios mais justo, igualitário e respeitoso, será realizado em formato híbrido nesta quinta-feira, 16 de março, a partir das 15h, na sede da companhia em São Paulo.
“A gente quer trazer mais protagonismo para as mulheres, visto que, historicamente, o setor automotivo conta com presença majoritariamente masculina e isso não reflete mais o compromisso atual da Stellantis. Em ações já realizadas, buscamos ajudar mulheres a entender como chegar na liderança e o que precisa ser feito para isso. Agora, nosso próximo passo é falarmos como os homens trabalham a equidade de gênero, e como eles veem a importância da atuação deles no ‘HeForShe’. É uma forma de deixar mais claro o papel do homem na equidade de gênero em todos os setores da empresa, desde a manufatura até as lideranças”, ressalta Vanessa Castanho, Head da Citroën para a América do Sul e sponsor do grupo de afinidade de gênero Women of Stellantis (WoS).
A Stellantis da América do Sul, como signatária da ONU Mulheres, já acompanha os compromissos pelo empoderamento das mulheres da instituição por meio do Women Of Stellantis (WoS), e o HeForShe é mais uma das ações que vem suportar esse movimento. Dentro da sua programação, a companhia convida todos os homens a refletirem sobre seus papéis na promoção da equidade. Dar voz, paz, criar espaços para que sejam ouvidas e suas contribuições escutadas são alguns dos passos que serão abordados durante o evento de lançamento da campanha, além de reforçar práticas que promovam a equidade de gênero na empresa.
Entre algumas dessas práticas que fazem parte do plano de Diversidade & Inclusão da Stellantis, estão: revisar processos internos para garantir que mulheres sejam avaliadas por seus resultados, e não por outros vieses, de maneira justa e não limitadas por gênero; incentivar ao máximo a participação de mulheres em reuniões e projetos e dar crédito por suas realizações; e fomentar a participação equilibrada entre gêneros em processos de atração, desenvolvimento e promoções.
“O HeForShe é o nosso imperativo ético, não é só porque é necessário ter equidade de gênero por motivos institucionais, mas porque temos a missão de aprendermos a conviver com as nossas diferenças. Faz parte do DNA da Stellantis e da sua essência como organização acreditar que empresas que possuem diversidade de gênero, pluralidade de raça e etnias crescem muito mais. Queremos ser uma mobility tech company que adota políticas de igualdade de gênero de cima para baixo e incentiva que os direitos humanos básicos e a dignidade estejam em primeiro lugar, independente do país ou região onde a empresa está presente”, destacou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.
A empresa tem uma governança específica para Diversidade & Inclusão formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, pluralidade de raças, cores e etnias, PcD e LGBTQIA+. Os grupos são formados por funcionários e funcionárias de modo voluntário, com apoio de um diretor ou diretora que atua como sponsor. Esses grupos são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos, trazendo aliados para a governança de Diversidade & Inclusão e um olhar legítimo de quem pertence ao grupo minorizado.
Assim, a Stellantis se posiciona publicamente em relação à prevenção da discriminação e à promoção da igualdade de oportunidades.