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Avaliação da Semana: Andamos com o Fiat Fastback Limited Edition T270 Powered by Abarth, um SUV esportivo, seguro e impetuoso.

Caros amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentamos essa semana nosso teste / avaliação com o mais novo queridinho da FIAT e de alguns brasileiros; estamos falando do Fiat Fastback Limited Edition T270 Powered by Abarth.

 

A versão que avaliamos, é a topo de linha e a que vende mais. Possui detalhes escurecidos, como as rodas de aro 18 polegadas, e pretos, como na grade e retrovisores, dão aquele ar Dark que está na moda e agrada bastante.

 

A novidade é oferecida nas configurações Audace Turbo 200 (R$ 129.990), Impetus Turbo 200 (R$ 139.990) e Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 (R$ 149.990), a versão que estamos avaliando.

Se há uma coisa que o Fiat Fastback faz é chamar a atenção; pois a esportividade aparece no para-choque frontal com grandes entradas de ar funcionais, para ajudar na refrigeração dos freios, nos faróis/lanternas de LED e nas rodas aro 18”.

 

O Fiat Fastback adota a mesma plataforma MLA (sigla em inglês para “arquitetura modular”) do Pulse, que na verdade se trata de uma derivação da usada no Argo. E, pasmem, a novidade é longos 32,8 cm maior que ele no comprimento e 2,3 cm maior que o Jeep Compass, de para-choque a para-choque.

 

Um SUV com visual externo impactante

O Fastback tem visual imponente o qual víamos somente em cifras de preço bem mais altas. A traseira com queda suave, lanternas afiladas e conjunto de luzes todo de LED faz com que o modelo ganhe status. Mas a traseira parece ter sido desenhada para um carro de proporções da Toro, não para um Pulse cupê. Em alguns ângulos, é belíssimo, em outros, esquisito. Especialmente porque a traseira é longa demais, deixa muita lata exposta e cria a sensação que as rodas de 18 polegadas ficaram minúsculas para ele. E são rodas de 18 polegadas! Uma traseira com balanço menor seria suficiente para harmonizar o design.

 

O para-choque vem do esportivo Pulse Abarth e os faróis contam com iluminação full-LED (no irmão menos não há seta de LED). Na versão Limited Edition Powered by Abarth, ele traz teto e retrovisores em preto, além de detalhes em cromo escurecido e em preto brilhante que ajudam a dar destaque ao carro.

 

Cabine

O acesso ao habitáculo é facilitado pelo bom ângulo de abertura das portas e, na cabine, vemos bons arremates e materiais de acabamento. A posição de dirigir elevada agrada, enquanto o desenho do vidro não atrapalha a visibilidade traseira.

 

A cabine é 99% Pulse, ou seja, mesmo painel, mesmas portas e visual geral. Contudo, o console central é diferente e bastante parecido com o do Jeep. É alto, com acabamento preto brilhante e com muito espaço para cacarecos e até para uma garrafa abaixo do porta-copos removível.

Algumas soluções interessantes foram adotadas como freio de estacionamento eletrônico e uma saída de ar dedicada ao carregador de celular por indução, evitando que seu smartphone superaqueça durante a carga sem fio. Junto a isso, temos couro de qualidade superior no volante e nos bancos.

 

Tudo é de plástico duro, até a porta – exceto na região de apoio do cotovelo. A faixa em cor contrastante do painel tem aspecto frágil.

 

Entre-Eixos

Apesar da qualidade construtiva adequada, um pênalti aparece na distância entre-eixos de 2,533 m (contra 2,532 m no Pulse), o que é muito pouco para um carro tão grande por fora (é o preço de usar uma base de compacto “bombada” sem mexer no entre-eixos).

 

O espaço para as pernas e joelhos no banco traseiro é apenas suficiente. Pelo menos o encosto ali é mais inclinado que no irmão menor e há saídas de ar dedicadas e tomadas USB. Ao todo, são 15 porta-objetos pela cabine, totalizando 28 litros.

 

A central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio tem tela de boa definição, tamanho adequado (apesar do excesso de bordas) e funcionamento intuitivo. Tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Junto a ela, o painel de instrumentos totalmente digital da Fiat também merece destaque por ser fácil de usar e completo em informações.

 

Na posição de dirigir o Fastback é um carro alto, com painel pensado para ser alto e dar a sensação de SUV, mas o banco desce mais. Na traseira, o espaço é prejudicado pelo teto arqueado e pelos bancos mais inclinados.

 

Porta Malas

O porta-malas é bastante grande: são 516 litros de capacidade segundo o método VDAO; entretanto espaço é ocupado por partes estruturais que não deixam o piso totalmente plano. Há de pontuar ainda um degrau entre o banco traseiro e uma coluna central antes de chegar ao piso do porta-malas. Contudo, a tampa que esconde as cargas tem funcionamento genial e ótimo acabamento.

 

Powered by Abarth

Parte de seu gigantesco nome se dá por conta do motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. É o mesmo coração de todas as versões do Jeep Renegade e das variantes flex de Fiat Toro, Jeep Compass e Commander. É também aquele que esta no esportivo Pulse Abarth.

Ele casou bem com o motor, entregando performance a contento por conta da leveza maior do que os modelos com base Small Wide. O consumo que acaba prejudicado – não é beberrão, mas não tão econômico quanto poderia.

Dirigibilidade

Em grande parte do tempo, fica a sensação de sobrar motor neste Fiat Fastback!

 

A direção com assistência elétrica é rápida ao esterço e retorno, e as suspensões projetadas com novas molas e amortecedores transmitem confiança no contorno de curvas. Além de boa estabilidade, garantem pouca rolagem da carroceria – mesmo com a altura do solo de 19,2 cm.

 

Já o diâmetro de giro de 10,7 m facilita a tarefa de manobrar em locais apertados, como nas vagas de prédios ou de shoppings.

 

Ao pressionar a tecla Sport no volante, que nesta configuração Abarth tem o símbolo do escorpião, as marchas são passadas em giros mais altos e a direção ganha peso, contribuindo na dirigibilidade.

Para conter os até 185 cv, os freios usam discos ventilados de 305 mm na dianteira e atrás tambores de 203 mm de diâmetro (podiam ser a disco também atrás, ficam devendo em eficiência); há frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação dos faróis automática, assim como controles de tração e estabilidade.

 

Consumo

Durante nossos testes ao longo de exatos 600 km. O primeiro período com etanol, a média ficou em 10,3 km/l na estrada e 8,7 km/l na cidade e quando usamos gasolina a diferença foi grande chegando a marcar na estrada 15 km/l na melhor situação, mas ficava constantemente a 12,5 km/l.

 

Nossa conclusão

De qualquer modo, o Fiat Fastback tem atributos necessários para seduzir os brasileiros em busca de um SUV-cupê e com boa capacidade de carga, tanto para levar as compras quanto as bagagens da família. Uma ótima opção de compra para quem procura um SUV-cupê com toque de esportividade.

 

Galeria de Imagens

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One thought on “Avaliação da Semana: Andamos com o Fiat Fastback Limited Edition T270 Powered by Abarth, um SUV esportivo, seguro e impetuoso.

  • Gonçalves Francilene

    Parabéns pela matéria gostei!#fiafastback.

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