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Renault apoia a declaração europeia de Amsterdam em favor do veículo autônomo.

  • Renault participa de uma iniciativa da União Europeia e seus 28 ministros dos Transportes para promover um enquadramento jurídico em favor do veículo autônomo.
  • Renault revela seu simulador baseado no Espace, o “Renault ESPACE Autonomous Drive demonstrator”.

 

Hoje a Renault participou de uma oportunidade única para apresentar as mais recentes tecnologias de condução autônoma aos Ministros dos Transportes europeus. Os 28 ministros se reuniram para assinar a Declaração de Amsterdam em favor do veículo autônomo.

Como piloto do plano de Veículos Autônomos que faz parte do programa “Nova França Industrial”, e em colaboração com seus parceiros, organismos reguladores e outras montadoras, a Renault tem um papel ativo na evolução das regulamentações do trânsito atuais, para incentivar tanto a adoção do veículo autônomo como a competitividade das montadoras europeias em torno desta nova tecnologia.

“Este dia abre um novo capítulo para a chegada do veículo autônomo. A Renault tem orgulho de trabalhar em colaboração com organismos reguladores, montadoras e parceiros da indústria para promover um futuro seguro e menos estressante no trânsito”, explicou Rémi Bastien, Diretor Prospectivo de Veículos Autônomos da Aliança Renault-Nissan.

 

Renault revela simulador de condução autônoma

A Renault revelou três simuladores baseados no Espace, chamados de “Renault ESPACE Autonomous Drive demonstrators”, que já contabilizam várias centenas de horas de rodagem em via pública na Europa. Os simuladores representam a visão da Renault para a tecnologia, revelada em 2014 com o protótipo Next Two.

 

Condução autônoma para todos

Até 2020, a Renault lançará veículos equipados com funções de condução autônoma do tipo “single-lane control” (controle de faixa única, em tradução livre) para uso em autoestradas. A partir de 2020, a Renault pretende ser a primeira montadora generalista a oferecer, com toda a segurança, uma tecnologia que tornaria tanto as mãos como a visão livre (“eyes-off/hands off”) em seus carros de produção em série, com preços acessíveis ao público em geral. Esta tecnologia deve tornar o trânsito mais seguro e mais agradável, permitindo otimizar o tempo dos condutores.

 

Há mais de 50 anos a Renault trabalha na melhoria da segurança no trânsito. Considerando que mais de 90% dos acidentes se devem a fatores humanos, nossos sistemas de delegação parcial ou total da condução visam a fornecer assistência ao condutor para reduzir o número de acidentes. Os progressos feitos pela Renault nos últimos anos permitiram reduzir em 80% o número de acidentes graves ou mortais em nossos veículos na França, em 15 anos. A condução autônoma permite ampliar este trabalho, para aumentar ainda mais a segurança.

 

Ao delegar as fases de condução mais cansativas, como dirigir em autoestradas ou em engarrafamentos, os sistemas de condução autônoma tornam o trânsito menos estressante e mais agradável, ao mesmo tempo em que se mantém o prazer de dirigir conforme a escolha do condutor.

A partir de 2020, o condutor poderá progressivamente otimizar seu próprio tempo ao se beneficiar da conectividade a bordo com toda a segurança, sempre que as condições o permitirem e respeitando totalmente as leis e regulamentações em vigor.

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