Premiados da Seletiva de Kart Petrobras 2014 encerram atividades com treino de Nuno Cobra Jr.

Os pilotos realizaram, no Parque do Ibirapuera, um treino específico para trabalhar foco, concentração e condicionamento físico com método praticado pelo ícone Ayrton Senna. E também participaram de um media training para aprender sobre a comunicação com a imprensa

Os melhores pilotos da temporada 2014 da Seletiva de Kart Petrobras, um dos principais torneios do kartismo nacional, fizeram nestas segunda e terça-feira (19 e 20) as duas últimas atividades do programa de orientação: um treinamento específico para trabalhar corpo e mente conduzido pelo preparador físico e mental coaching Nuno Cobra Jr., cujo método foi criado por seu pai Nuno Cobra, que é uma referência mundial no desenvolvimento de atletas de alto desempenho. E também realizaram um media training com uma equipe de jornalistas especializados em automobilismo e que contou com a participação do jornalista e apresentador Celso Miranda. As atividades fazem parte do novo sistema de premiação da Seletiva, que também contou com dias de testes em um Fórmula Renault 2.0 na Europa, uma experiência no Mitsubishi Racing Experience no Brasil, visita à sede da equipe Williams Martini Racing na Inglaterra, entre outras atividades.

Os pilotos Pietro Rimbano, campeão da 16ª edição, e Vinícius Papareli, vice-campeão da disputa 2014, puderam vivenciar e aprender um pouco sobre o método de Nuno Cobra Jr, em um treinamento específico realizado nesta segunda-feira (19) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Nuno aplicou algumas atividades aos jovens, todas funcionais, mas que tinham o objetivo de trabalhar a concentração, foco, jogo de cintura, equilíbrio e controle emocional e corporal dos pilotos, além de também contribuir para a preparação física.

O preparador físico e mental coaching Nuno Cobra Jr. resumiu um pouco das atividades com os pilotos vencedores da Seletiva de Kart Petrobras.

“Foi um treinamento bem divertido. E acho que os pilotos gostaram e puderam conhecer várias coisas do nosso método que é interessante para qualquer atleta saber. E puderam ver que tudo o que se faz fora das pistas, se reverte em performance na pista. E não é só o físico e mental, mas questões como sono, alimentação, hábitos, uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como o celular (que hoje é um objeto responsável por desfocar a atenção), devem ser considerados. Fizemos várias atividades divertidas, ligadas a atuações de circo, como malabarismo, entre outras, para explorar o controle emocional, precisão, foco e concentração. Esse treino começa a trabalhar todos esses itens para chegarmos a alta performance. Mostramos que se eles querem ter sucesso e ser campeões, precisam pensar em todas essas questões, e cuidar do todo, corpo, mente e emocional”, avaliou.

Pietro Rimbano, campeão da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, comentou o que achou da oportunidade de treinar e aprender sobre o método de Nuno Cobra Jr. “Gostei bastante. Ele ensinou algumas coisas que são essenciais para a carreira de um piloto. E tem coisas que a gente nem imagina e que são bem importantes. O que me chamou a atenção é que não precisa ser tão rígido nos exercícios, mas tem que procurar executar corretamente o movimento. Acho que com relação ao treino que faço hoje, o método é diferente, porque força mais na concentração e equilíbrio. E isso é excepcional na vida de um piloto. Ele tem que estar focado o tempo todo. Depois desse treino, quero adquirir mais experiências, mais conhecimento das coisas que eu não tinha no meu treino para tentar melhorar, cada vez mais, a performance na pista”, disse Rimbano.

Vinicius Papareli, vice-campeão de 2014, também avaliou positivamente o treinamento com Nuno Cobra Jr. “Achei super legal. Ele mostrou muita coisa que a gente não sabia mesmo. E mostrou algumas habilidades de concentração, de ficar focado o tempo todo, com exercícios diferentes, com variações de técnicas e objetos diversos, como bola, barra de equilíbrio, slackline. Foi sensacional. O que mais me chamou a atenção foi a parte que ele trabalhou com a gente na questão do foco. De focar o tempo todo, e não perder a concentração nenhum minuto. São muitas as diferenças para o meu treinamento atual. Ultimamente só faço musculação e um pouco de pilates, mas sem muita concentração. E agora, penso em integrar algumas dessas técnicas ao meu treino. Conhecendo essas técnicas, daqui em diante vai ser diferente. E acho que preciso melhorar muito, coisas como a parte aeróbica e ter mais foco”, comentou Papareli.

Nesta terça-feira (20), os pilotos completaram as atividades do programa com a participação em um media training, onde puderam conhecer um pouco sobre como deve ser o tratamento com a mídia, a postura em entrevistas para os diversos veículos, o relacionamento com os jornalistas, entre outros itens importantes e fundamentais da comunicação. O jornalista e apresentador Celso Miranda, especializado em automobilismo, esteve presente, e dividiu sua experiência com os pilotos, comentando um pouco sobre o que a imprensa espera dos entrevistados e deu algumas dicas importantes aos jovens.

Binho Carcasci, organizador e promotor da Seletiva de Kart Petrobras, ficou satisfeito com a realização da primeira edição do programa de orientação a jovens pilotos. “O trabalho com o Nuno foi muito bom, porque com seus métodos e técnicas os pilotos puderam perceber facilmente que existem muitas coisas extra pista que podem ser feitas para melhorar a performance com o carro de corridas. E isso é um bom exemplo do que fizemos com a nova premiação, que foi permitir aos pilotos vivenciarem experiências enriquecedoras, onde pudemos passar informações pertinentes, sobre temas importantes e que farão parte da carreira deles. Mostramos que ser piloto profissional é muito mais do que pilotar um carro. Cada um dos ensinamentos que eles tiveram, com o aprofundamento necessário, pode fazer diferença no desenvolvimento das carreiras desses garotos”, analisou Carcasci.

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras em 2014 contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que incluiu um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Racing Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chegou a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

243894_469506_treino_nuno_cobra_jr.7 243894_469505_treino_nuno_cobra_jr.11 243894_469494_treino_nuno_cobra_jr.3 243894_469492_treino_nuno_cobra_jr.1243894_469493_treino_nuno_cobra_jr.2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *