Porsche: Marçal Müller é o pole na Carrera Cup 4.0 e Enzo Elias na Carrera Cup 3.8 no Velo Città.
Pela primeira vez desde que a Porsche Império Carrera Cup visita o Velo Città, engenheiros, mecânicos e pilotos enfrentaram chuva no circuito localizado em Mogi-Guaçu (SP). E, como a água caiu com força nesta sexta-feira, principalmente à tarde, a programação terminou com atraso, já ao anoitecer. Ainda assim foi possível a realização dos treinos classificatórios da Carrera Cup. Já a definição do grid da GT3 Cup ficou para o sábado, às 9h15.
A categoria principal, a Carrera Cup 4.0 foi disputada apenas quando já anoitecia, e Marçal Müller prevaleceu numa pista ainda úmida, mas que já desgastava rapidamente os pneus Michelin para piso molhado. O sexto colocado no campeonato vai dividir a primeira fila com JP Mauro. Ambos são campeões da classe Challenge.
Pouco antes, na Carrera Cup 3.8, Enzo Elias dominou do começo ao fim, em outro treino no qual os melhores tempos foram marcados no começo da sessão. Se o caçula da categoria não foi tão ameaçado, atrás dele o equilíbrio foi grande, com Eloi Khouri e Gaetano di Mauro conseguindo o segundo e terceiro lugares, separados por apenas 0s077.
Com a pista mais molhada, os carros da GT3 Cup nas classes 4.0 e 3.8 disputaram apenas um treino livre. Houve duas interrupções com a bandeira vermelha e diversas escapadas, potencializadas pela grama molhada.
Adalberto Baptista foi o mais rápido na 4.0 com uma boa vantagem de seis décimos sobre Marcel Visconde, enquanto Carlos Renaux liderou na 3.8 à frente de Marco Billi.
Com o atraso na programação, o treino que vai decidir a pole position nas classes da GT3 Cup será feito a partir das 9h15 deste sábado. No entanto, isso não afetará o cronograma das corridas, com a Carrera Cup largando para a primeira prova às 11h15 e a GT3 Cup às 12h. As segundas corridas serão disputadas respectivamente às 16h e 16h45. Os canais SporTV transmitem ao vivo as quatro provas, bem como o portal Grande Prêmio e os canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Youtube e Facebook.
Os qualis
Carrera Cup 4.0
A chuva marcou presença nesta sexta-feira em Mogi-Guaçu, e a programação da Porsche Império Carrera Cup 4.0 foi bastante atrasada. Pedro Queirolo foi o mais rápido no treino livre, com uma ínfima margem de 0s008 sobre Werner Neugebauer, mas a pole position ficou com Marçal Müller, já no anoitecer.
A classificação começou com Marçal Müller fazendo 1m39s740, 0s319 à frente de JP Mauro, com Werner Neugebauer em terceiro e Queirolo em quarto. Os carros foram para a pista já com faróis acesos e a pista seca apenas no trilho ideal, e as condições que se revelaram bastante difíceis.
O vice-líder da tabela Constantino Jr., por exemplo, saiu com as quatro rodas na grama depois da última curva do traçado e precisou de habilidade para não perder o carro de vez. Já Miguel Paludo e Lico Kaesemodel, terceiro e quarto no campeonato, ficaram, respectivamente, em sexto e sétimo no treino.
Nos minutos finais, se por um lado a chuva diminuía, por outro os pneus biscoito se deterioravam mais rapidamente, e os tempos não melhoraram, o que garantiu a pole position a Marçal Müller. O gaúcho foi o único competidor a baixar da casa de 1min40s nesta sexta-feira.
Carrera Cup 3.8
A classificação começou literalmente no apagar das luzes, já com a noite começando a cair no Velo Città, e Enzo Elias fez a pole provisória, com 1m40s797. A seguir, o líder do campeonato e mais rápido no treino livre Vitor Baptista entrou na pista mas ficou 1s4 acima. Enquanto isso, Eloi Khouri e Gaetano di Mauro se colocaram em segundo e terceiro, mas a mais de meio segundo de Elias.
Nos minutos finais, Vitor Baptista ainda arriscou para tentar a pole position, mas acabou saindo com duas rodas na grama logo depois da curva 1 e teve de se conformar com o quinto lugar. No fim, a pole position ficou mesmo com Enzo Elias, com Eloi Khouri completando a primeira fila à frente de Gaetano. Esta é a primeira pole jovem brasiliense de 16 anos de idade com os carros de competição mais produzidos no planeta.
GT3 Cup 4.0
Na única prática da GT3 Cup 4.0, já depois das 17h, Adalberto Baptista foi quem conseguiu uma volta mais limpa logo no começo do treino e cravou 1m40s431, conseguindo excelente vantagem sobre os adversários. Quem vinha mais próximo era Marcel Visconde, com 1m41s420, quando a bandeira vermelha foi agitada.
Depois da interrupção, a pista foi reaberta faltando 32 minutos e, com a chuva finalmente diminuindo, os tempos começaram a cair. Visconde reduziu a desvantagem para 0s647, e Guilherme Reischl pulou para terceiro, mas nenhum deles ameaçou efetivamente a marca de Adalberto.
Líder do campeonato e com chance de sair do interior paulista com o título, Sylvio de Barros teve atuação discreta, com o décimo tempo no treino.
GT3 Cup 3.8
Carlos Renaux começou fazendo o melhor tempo, segundo por Chico Horta a apenas 0s022. Depois de uma longa interrupção por uma bandeira vermelha, a pista foi reaberta e a única mudança entre os três primeiros foi a subida de Marco Billi para a segunda posição. No fim, já com a noite quase caindo, Renaux ficou com o melhor tempo, 0s122 à frente de Billi.
Líder do campeonato e também com a possibilidade de título no Velo Città, Paulo Totaro foi sexto na classe, com 1min45s582.
O que eles disseram:
“A previsão é de chuva, isso da mais importância ainda para a pole. Estou muito feliz por ter conseguido fechar uma volta boa logo no início do treino e conquistar minha primeira pole no campeonato”.
Marçal Müller
“Foi um resultado incrível, estou muito feliz. Essa pole é o resultado de um grande trabalho durante todo o ano e principalmente neste fim de semana, mas amanhã é que vale mesmo. O Júnior Program agregou muito em termos de evolução, eu usei muito do que aprendi lá hoje. Muito obrigado ao pessoal da Porsche.”
Enzo Elias
“Não foi fácil mas foi bem divertido. É uma pista que na chuva é muito difícil e no escuro fica ainda mais. Mas fico feliz pelo resultado me sentia em condições de fazer a pole, mas não deu. Todos os outros marcaram o tempo na primeira volta, foi meio que loteria. Estou esperançoso, andei bem no treino e vou fazer o meu melhor amanhã para ter o melhor resultado possível”.
JP Mauro
“As condições estavam muito desafiadoras e fiquei contente em liderar o treino livre. O Porsche é um carro muito potente e é necessário ficar sempre atento para controlar a máquina no piso molhado”
Pedro Queirolo
“Foi muito complicado, a pista já estava quase seca e sabíamos que só viria o tempo na primeira volta na segunda, por mais que eu tentasse ser mais agressivo, não conseguiria. E acho que tive muito cuidado nas freadas, principalmente nos trechos dois e três. Mas não da pra desistir, já tive oportunidades de largar lá atrás e vencer. Como já havia dito, vim aqui para pontuar bem e ainda estou com esse pensamento, de ser o maior pontuador da etapa. Está um pouco mais complicado, mas estou confiante que posso conseguir”.
Lico Kaesemodel
“Não foi nada mal. Cheguei hoje e nem fiz os treinos opcionais. Acho que a chuva até me ajudou, porque foi uma situação inédita para todos ao equalizar as condições. Então consegui tirar proveito. Estou muito animado para as corridas”
Eloi Khouri
“Foi bem diferente. Essa pista é bem travada, bem difícil de acertar. No seco estávamos bem, a chuva pegou a gente um pouco de surpresa. Eu ainda não me encontrei, acho que não achamos o setup up ideal para o carro. è isso aí, classifiquei em terceiro, na frente de quem tinha que classificar e temos que pensar no campeonato. Estou na frente do Vitor e ele é o líder do campeonato, agora é pensar em amanhã e pensar em correr pro campeonato não só pro fim de semana”.
Gaetano di Mauro
“O primeiro treino já tinha acontecido com chuva e nós fomos bem também. O Alan [Hellmeister, piloto consultor da categoria] acertou o carro direitinho, está bem acertado e muito rápido”.
Adalberto Baptista
Resultados
Carrera Cup 4.0
- Marçal Müller 1:39.740
- JP Mauro 1:40.059
- Werner Neugebauer 1:40.133
- Pedro Queirolo 1:40.568
- Ricardo Baptista 1:40.882
- Miguel Paludo 1:41.082
- Lico Kaesemodel 1:41.340
- Constantino Jr 1:41.667
Carrera Cup 3.8
- Enzo Elias 1:40.797
- Eloi Khouri (S) 1:41.363
- Gaetano di Mauro 1:41.440
- Bruno Baptista 1:41.472
- Vitor Baptista 1:42.260
- Marcel Coletta 1:42.598
- Murilo Coletta 1:42.982
- Mateus Coletta 1:43.359
- Fernando Fortes 1:44.193
- Pedrinho Aguiar 1:44.404
GT3 Cup
- Adalberto Baptista 1:40.431
- Marcel Visconde 1:41.078
- Guilherme Reischl 1:41.208
- Tom Filho 1:41.973
- Rouman Ziemkiewicz 1:42.079
- Rodolfo Toni 1:42.121
- Carlos Ambrósio 1:42.141
- Dominique Teyssere 1:42.352
- Marcio Mauro 1:42.414
- Sylvio de Barros 1:42.828
- Rodrigo Mello 1:43.073
- Maurizio Billi 1:43.130
- Carlos Renaux (3.8) 1:43.899
- Marco Billli (3.8) 1:44.027
- Chico Horta (3.8) 1:44.032
- Nelson Monteiro (3.8) 1:44.586
- Alexandre Auler (3.8) 1:45.445
- Paulo Totaro (3.8) 1:45.582
- Sang Ho Kim (3.8) 1:45.712
- Sun Moodley (3.8) 1:46.900
- André Gaidzinski (3.8) 1:47.715
- Ramon Alcaraz – sem tempo