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Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da SLS AMG Coupé Black Series.

Modelo é inspirado na versão de competição SLS AMG GT3

  •      Veículo traz tecnologia das pistas de corrida para o cotidiano
  •      Motor V8 AMG com 6,3 litros e 631 cv: 0 a 100 km/h em 3,6 segundos

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o superesportivo SLS AMG Coupé Black Series, o modelo asas de gaivota mais rápido de todos os tempos. Quinto integrante da família Black Series da AMG, marca de performance da Mercedes-Benz, a versão topo de linha do SLS AMG Coupé une design diferenciado a uma série de desenvolvimentos nas áreas do motor, transmissão automática, suspensão e aerodinâmica, resultantes da experiência nas pistas de corrida.

SLS AMG Coupé Black Series, AMG Solarbeam, (C 197), 2012 SLS AMG Coupé Black Series, (C 197), 2012

Esforços concentrados no design visando à redução de pesos resultaram em um peso em ordem de marcha de apenas 1.625 quilos e uma relação peso/potência de 2,57 kg/cv. O motor AMG V8 de 6,3 litros gera 464 kW (631 cv) a 7.400 rpm e leva o carro da imobilidade a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade máxima chega a 317 km/h.

A garantia do controle e dirigibilidade do automóvel é fornecida por um conjunto de itens especialmente desenvolvidos. A suspensão AMG RIDE CONTROL de alto desempenho integra o sistema de freios de cerâmica AMG de alta performance, as rodas forjadas de liga leve AMG com peso reduzido e os novos pneus esportivos. Além disso, o veículo possui diferencial traseiro AMG com bloqueio controlado eletronicamente e transmissão esportiva AMG SPEEDSHIFT DCT com sete marchas.

O novo SLS AMG Coupé Black Series é resultado de um estudo perfeito, que transfere 100% da tecnologia e engenharia do automobilismo esportivo para as estradas. Ele foi inspirado no sucesso mundial do carro de corridas SLS AMG GT3 produzido em série, tanto do ponto de vista conceitual como no nível tecnológico. O quinto modelo Black Series garante o mais puro e inalterado desempenho esportivo. O SLS AMG Coupé Black Series é a mais avançada opção para quem deseja potência e uma dirigibilidade emocionante.

Motor AMG 6,3 litros V8: o mais potente da marca

O motor AMG V8 6,3 litros, com performance ainda mais elevada, gera uma potência de 464 kW (631 cv) e torque de 635 Nm, garantindo um comportamento dinâmico emocionante. O SLS AMG Coupé Black Series é o automóvel AMG de alto desempenho com motor a combustão mais potente na atualidade. Apenas o SLS AMG Coupé Electric Drive, que tem potência máxima de 552 kW (750 cv), oferece uma reserva de força maior.

Os 44 kW (60 cv) adicionais de potência, em comparação aos 420 kW (571 cv) disponíveis no SLS AMG, foram alcançados graças às seguintes modificações:

• Aumento da rotação máxima de 7.200 para 8.000 rpm;
• Trem de válvulas completamente reprojetado, com ressaltos modificados, geometria dos comandos adaptada e tuchos otimizados com revestimento especial, normalmente utilizados apenas em veículos de corrida;
• Dutos de admissão de ar com maior abertura adaptados para a nova rotação máxima do motor;
• Reformulação do programa de gerenciamento do motor.

Os engenheiros da Mercedes-AMG melhoraram ainda mais a montagem do virabrequim, obtendo maior estabilidade no exigente regime de uso encontrado nas competições. As alterações incluíram também modificação nas perfurações para o óleo no virabrequim, novos mancais, uma nova bomba de óleo e conexões de alta resistência para as bielas. Os sistemas de resfriamento da água e do óleo também passaram por uma reformulação completa.

O motor V8 AMG do SLS AMG Coupé Black Series possui um sistema especial de fixação, com coxins pressurizados a gás unindo o motor à carroceria e eliminando eficientemente reações indesejadas à aceleração em situações dinâmicas extremas como as das pistas de corrida. O motor AMG V8 6,3 litros é construído à mão na seção de acabamento da fábrica de Affalterbach, seguindo a filosofia “um homem, um motor”, em que cada motor é montado por um único engenheiro. A qualidade da manufatura manual é confirmada pela etiqueta preta AMG, que traz a assinatura do engenheiro que realiza a montagem – uma marca registrada dos modelos AMG.

Instalado logo atrás do eixo dianteiro, o motor aspirado de 6,3 litros oferece respostas de carro de corrida e elevação de giros mais rápida. A disposição esportiva V8 AMG transparece também em sua sonoridade: o novo sistema de escapamento esportivo AMG, pela primeira vez feito de titânio, utiliza silenciadores centrais e traseiros especiais que proporcionam um som mais impactante. A substituição do aço pelo titânio permitiu uma redução de peso substancial: abaixo de 17 quilos, que faz o novo sistema de escapamento esportivo AMG ser aproximadamente 13 quilos mais leve que o anterior.

Principais dados:

SLS AMG Coupé Black Series
Cilindrada: 6.208 cc
Diâmetro x Curso 102,2 x 94,6 mm
Taxa de Compressão 11,3 : 1
Potência 464 kE (631 cv) a 7.400 rpm
Torque Máx. 635 Nm a 5.500 rpm
Rotação máxima do motor 8.000 rpm
Peso do motor (seco) 205kg
Aceleração 0-100 km/h 3,6 s
Velocidade Máxima 317 km/h

AMG Lightweight Performance

Com peso líquido de 1.625 kg, o novo SLS AMG Coupé Black Series é 70 kg mais leve que o SLS AMG e oferece a melhor relação peso/potência entre todos os veículos AMG Black Series, 2,57 kg/hp, a altura de carros de competição. Seguindo a estratégia “AMG Lightweight Performance”, diversos componentes da carroceria, como o capô, o painel traseiro atrás dos bancos, os reforços diagonais na parte inferior do monobloco e o tubo de torque entre o motor e a transmissão são inteiramente feitos de material composto de fibra de carbono.

Enquanto a versão normal do tubo de torque com proteção feita em alumínio fundido pesa 26,6 quilos, o de fibra de carbono pesa apenas 13,3 quilogramas. A difusão da força entre o motor e a transmissão de dupla embreagem montada junto ao eixo traseiro é feita por um eixo de plástico reforçado com fibra de carbono (CRP) que pesa apenas 4,7 kg. Várias peças da estrutura espacial de alumínio também foram substituídas por componentes de CRP. Uma bateria de íons de lítio foi adotada no lugar da bateria convencional, economizando oito quilos no peso do carro.

Transmissão esportiva: mais desempenho e emoção

O sistema de transmissão do SLS AMG Coupé Black Series é mais um fator do comportamento dinâmico diferenciado do automóvel. A transmissão esportiva de sete marchas AMG SPEEDSHIFT DCT fica dez milímetros mais baixa, rebaixando o centro de gravidade do carro, e é fixada à carroceria por coxins pressurizados a gás para evitar ciclos de tensão. A transmissão de dupla embreagem dispõe de quatro modos de operação (C, S, S+ e M). As opções “Sport plus” (S+) e “Manual” (M), em particular, asseguram um comportamento significativamente mais esportivo do que obtido nos modelos SLS AMG e SLS AMG GT. Além de maior velocidade nas trocas de marchas, a redução no tempo de resposta aos comandos do motorista e a rigidez das trocas contribuem para o maior dinamismo.

Outro importante diferencial é a função de dupla debreagem nas reduções de marchas: os toques do acelerador nas trocas são mais fortes e mais audíveis, graças ao sistema de escapamento AMG de titânio. Também há um novo modo M temporário: quando o carro estiver sendo usado nos modos C, S ou S+, ele permite que o motorista ative o modo manual sem ter que remover as mãos do volante, bastando pressionar uma vez uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo manual (M) temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os modos de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isso permite ao condutor concentrar toda a atenção no desempenho do veículo.

Bloqueio eletrônico do diferencial

O novo bloqueio de diferencial AMG, controlado eletronicamente, substitui a versão mecânica. O sistema pode variar o grau do bloqueio na aceleração ou desaceleração e responde com maior sensibilidade, assegurando excelente tração para as rodas motrizes em quaisquer condições de pista. O bloqueio do diferencial traseiro eletrônico AMG também contribui para a segurança, aumentando a estabilidade em slaloms ou mudanças de faixa em alta velocidade. O sistema ESP (Electronic Stability Program – programa eletrônico de estabilidade) de três estágios, equipamento de série, dispõe das funções “ESP ON”, “ESP SPORT Handling Mode” e “ESP OFF” e trabalha precisamente sintonizado ao bloqueio de diferencial traseiro AMG. O mesmo ocorre com a função RACE START, que garante tracionamento perfeito na arrancada, juntamente com o bloqueio eletrônico do diferencial.

Chassi e suspensão especiais

O chassi e a suspensão do SLS AMG Coupé Black Series também são novos. A configuração básica, com braços triangulares duplos de alumínio nas quatro rodas não foi alterada, mas praticamente todos os componentes foram modificados para melhorar a performance. Os aperfeiçoamentos incluem:

• Suspensão esportiva de alto desempenho AMG RIDE CONTROL, com acerto básico mais rígido e amortecimento controlado eletronicamente com dois estágios (Sport e Sport +), permitindo ajuste individual para o estilo de direção do condutor;
• Molas helicoidais ao redor dos amortecedores, permitindo o ajuste das cargas de cada roda para adaptação às pistas;
• Bitola aumentada em 20/24 mm (dianteira / traseira) para maior aderência em curvas rápidas;
• Novos cubos de rodas dianteiros e nova regulagem do estabilizador dianteiro para maior aderência e menor ângulo de rolagem em curvas rápidas;
• Rodas AMG forjadas de liga leve com 10 raios, com design especial mais leve e alta resistência, pintadas em preto fosco com acabamento em alto brilho, nas dimensões: 10×19 na dianteira; 12×20 na traseira. Redução de peso: 4,0 kg;
• Novos pneus, 275/35 R 19 na frente e 325/30 R 20 atrás, para maior aderência e limite mais alto nas curvas;
• Direção AMG sensível à velocidade com novas características de assistência para assegurar ótima precisão e controle do veículo.

Sistema de freios de série de cerâmica

O sistema de freios do SLS AMG Coupé Black Series garante excelente desempenho na desaceleração do veículo e grande estabilidade. Os discos de cerâmica medindo 402 x 39 mm na dianteira e 360 x 32 mm na traseira têm maior dureza para aumentar a estabilidade térmica, além de peso reduzido em cerca de 40%. A redução das massas não suspensas eleva o conforto e a aderência do carro. A redução de massas rotativas no eixo dianteiro também contribui para uma resposta mais direta ao volante. A economia de peso com o sistema de freios AMG de cerâmica de alta performance, comparado a um sistema convencional de aço/alumínio, é de 16 kg.

Design: inspiração nas pistas

O design do SLS AMG Coupé Black Series traz um fascínio especial devido à semelhança com o carro de corrida SLS AMG GT3. Para-lamas alargados em 13 mm na frente e 26 mm atrás, de cada lado, criam o espaço necessário para os pneus esportivos com 275 mm e 325 mm de largura. Os faróis escurecidos e as lanternas traseiras com molduras negras criam um visual mais imponente e agressivo. O balanço aerodinâmico do veículo é otimizado pelo conjunto traseiro, que conta com difusor, juntamente com as saias laterais com design especial Black Series incluindo um divisor de fluxo dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono, insertos em carbono nas saias laterais e conjunto traseiro em fibra de carbono. As entradas de ar maiores, com detalhes também em fibra de carbono, asseguram ótimo fluxo para os módulos de arrefecimento dianteiros.

Como no SLS AMG GT3, o capô tem uma saída de ar central que, além de dissipar o calor do motor, aumenta a pressão aerodinâmica sobre o eixo dianteiro e contribui para melhoria do coeficiente aerodinâmico (Cd). A barbatana horizontal em forma de asa e o alojamento da estrela na grade do radiador têm acabamento em preto com alto brilho, combinando com os retrovisores externos de fibra de carbono e as barbatanas no capô. O inserto de fibra de carbono nas laterais, com saída de ar e uma barbatana negra, provém do GT3 e ajuda a reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor, proporcionando máxima estabilidade térmica, mesmo nas duras condições das corridas.

Rodas com design especial

Um detalhe que chama a atenção nas laterais é a integração das saias aerodinâmicas, que combinam com as linhas da carroceria de forma bastante atraente. Os elementos em carbono ao longo da parte inferior dão continuidade à linha do divisor aerodinâmico dianteiro até a traseira do carro. Rodas forjadas AMG, em uma série com design especial, permitem visualizar o sistema de freios de cerâmica AMG de alta performance.

A traseira do SLS AMG Coupé Black Series ostenta uma aparência poderosa, à altura da mostrada na frente do veículo. Os largos arcos sobre as rodas e o marcante difusor traseiro são os detalhes que mais chamam a atenção. O difusor se estende além do perfil do conjunto traseiro e proporciona mais pressão vertical sobre o eixo traseiro, resultando em maior estabilidade direcional em alta velocidade. As aberturas de ventilação visíveis por trás das grades pretas servem para controlar a saída de ar quente na região do sistema de escapamento AMG de titânio. Os dois conjuntos de ponteiras cromadas duplas com seção transversal quadrada dão uma demonstração visual da potência e dinamismo do superesportivo, respaldada por uma sonoridade à altura do visual.

Interior: funcionalidade com luxo

A atmosfera funcional característica dos carros de corrida domina o interior do SLS AMG Coupé Black Series. Materiais de alta qualidade são combinados a uma manufatura de alta precisão e elegantes detalhes de design. O volante AMG Performance, com a parte inferior plana, é recoberto de Alcantara em toda a volta, proporcionando uma melhor “pegada” ao condutor. A parte superior do volante tem uma marca vermelha na posição das 12 horas. O aro de metal autêntico tem acabamento em preto brilhante para combinar com o preto em alto brilho da área ao redor das aberturas de ventilação. Um detalhe exclusivo e de alta qualidade da Black Series é a chamada “junção 3D”, que corre horizontalmente ao longo do painel: uma fina faixa de Alcantara em cor antracite que se estende por toda a largura da forração em couro. Os pontos da costura em vermelho contrastante dão um toque refinado ao acabamento da junção 3D.

Os ocupantes do veículo também irão notar a presença da fibra de carbono em todo o console central onde fica a AMG DRIVE UNIT. O vermelho foi utilizado como elemento de destaque e está presente nos cintos de segurança e nas costuras dos bancos esportivos AMG, console central, nas partes superior e inferior de painel, nos painéis das portas e nas bordas dos tapetes.

Informações para controle total: AMG Performance Media

Informativo, diferenciado e único, o sistema AMG Performance Media combina inúmeros displays telemétricos, exibindo vários dados sobre o comportamento do motor, a aceleração linear e lateral e cronometragem. Entre as várias funções disponíveis, destacam-se:
• Informações em tempo real sobre aceleração lateral e linear, combinadas ao desempenho de frenagem e posição do acelerador, com função de memória;
• Cronometragem de tempos de voltas individuais em pistas de corrida, com tempos parciais e memorização;
• Integração de funções para preservar dados de regulagem e iniciar a função RACE START;
• Aceleração 0-100 km/h em tempo real;
• Temperaturas do óleo do motor, líquido de arrefecimento e fluído da transmissão em tempo real;
• Potência e torque do motor em tempo real;
• Pressão individual dos pneus em tempo real.

Sistema de som envolvente de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG

Um dos destaques entre os equipamentos do veículo é o sistema de som de alta performance Bang & Olufsen BeoSound AMG, desenvolvido pela Mercedes-Benz e Mercedes-AMG juntamente com a renomada empresa dinamarquesa especialista em áudio Bang & Olufsen. O sistema Bang & Olufsen BeoSound AMG com Dolby Digital 5.1 proporciona uma exclusiva experiência musical, utilizando um amplificador com 1.000 W e 11 alto-falantes, que garantem a precisa distribuição dos sinais sonoros por um processador de sons de acordo com as posições selecionáveis – motorista, copiloto e central.

O processador de sons digital DSP permite ao motorista optar entre o sistema de som de alta qualidade (“Reference”) e uma opção de som envolvente. Todas as funções são acionadas por meio do sistema COMAND APS, por um menu especial. Os tweeters especiais de 50 W iluminados dão um toque especial ao painel e o subwoofer de 250 W é montado no porta-volumes traseiro. As coberturas dos alto-falantes com o logotipo Bang & Olufsen indicam o caráter exclusivo desse aperfeiçoado sistema de som.

Preço: a partir de US$ 499.000

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