CitroenImportadosNacionaisNotíciasVeículos

Novo Citröen Grand C4 Picasso chega às concessionárias em todo Brasil.

Uma verdadeira viagem de primeira classe para sete pessoas, minivan Premium alia conforto, elegância e sofisticação ao prazer de dirigir na estrada e à praticidade no trânsito urbano.

Importado da fábrica de Vigo, na Espanha, o Grand C4 Picasso acaba de chegar à rede de concessionárias da marca Citroën de todo o Brasil. Com preços a partir de R$ 120.900 (Seduction) e R$ 127.900 (Intensive), esta minivan Premium se traduz como uma verdadeira viagem de primeira classe para sete pessoas. Esta é a experiência que a Citroën coloca à disposição dos ocupantes do Novo Citroën Grand C4 Picasso, um veículo que alia conforto, elegância e sofisticação ao prazer de dirigir na estrada e à praticidade no trânsito urbano.

 

Assim como seu irmão menor, o Novo Citroën Grand C4 Picasso introduz uma nova era no conceito de veículo monovolume de passeio. Com estilo marcante, alta tecnologia, muito conforto e segurança, o Novo Citroën Grand C4 Picasso é um projeto de vanguarda voltado para a família,  mas com design expressivo e forte apelo tecnológico.

 

Sua arquitetura resulta em um veículo confortável, de alta eficiência energética (o modelo recebeu Etiqueta A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro 2016) e que proporciona muito conforto para todos os ocupantes. O bem-estar a bordo é evidente: o interior do Novo Citroën Grand C4 Picasso foi projetado como um lounge, iluminado e amplo, graças à grande área envidraçada do conceito “Technospace”.

 

Ambiente que só foi possível criar graças à nova Plataforma EMP2, que permitiu o aumento da distância entre-eixos em 110 mm, ao comparar com a geração anterior do modelo. Sendo assim, ele dispõe de sete assentos, sendo os dois traseiros totalmente escamoteáveis.

13K60 61747 61748 062093.img cl_13_074_013 bx 

Estilo dinâmico, denso, enérgico

O design do Novo Citroën Grand C4 Picasso segue a renovação do estilo da marca, no entanto, distingue-se completamente do Citroën C4 Picasso, modelo de 5 lugares da mesma família – as únicas peças em comum são o para- brisa e o capô saliente, que traz a nova apresentação dos chevrons. Tal desenho prolongado imprime um olhar tecnológico e, ao mesmo tempo, enigmático ao modelo.

 

Isso porque o Novo Citroën Grand C4 Picasso adota um design específico com proporções voltadas para o espaço interno. A plataforma modular EMP2 permite aumentar significativamente sua distância entre eixos (para 2.840 mm, ou seja, 11 cm a mais do que na geração anterior), beneficiando o espaço a bordo, o volume do porta-malas (69 litros a mais do que antes) e também o design, oferecendo mais liberdade aos estilistas.

 

Além de suas proporções inéditas, o Novo Citroën Grand C4 Picasso também apresenta um estilo forte que o diferencia nitidamente da versão 5 lugares:

– A lateral do modelo possui assinatura específica, dispondo de arcos de teto que se originam na base do para-brisa e se estendem até o a parte traseira do veículo. Esta assinatura usa o espaço, bem como a grande área envidraçada, para destacar o interior generoso e acolhedor. E para aliar estilo e praticidade, a parte central dos arcos de alumínio garante a função de suporte. Os contornos dos flancos acentuam o caráter de suas linhas de estilo;

– Sua frente marca uma renovação do estilo Citroën, com um capô saliente e uma nova apresentação dos chevrons, prolongada por um olhar tecnológico moderno e sedutor. Finas luzes diurnas com LEDs prolongam habilmente a grade dianteira e são acompanhadas de faróis afinados e alojados logo abaixo. Os faróis de neblina completam esta assinatura luminosa totalmente original;

– O grupo ótico traseiro, também em LEDs, apresenta um efeito 3D com desenho profundo e inédito que atende com requinte a códigos tanto futuristas quanto tecnológicos. Além disso, a parte traseira é dinamizada pela adoção de uma tampa que envolve toda a largura do veículo, sugerindo robustez e generosidade ao porta-malas.

 

Arquitetura eficiente para ainda mais modularidade e habitabilidade

O Novo Citroën Grand C4 Picasso oferece novas referências em termos de arquitetura. Modular, a plataforma EMP2 permitiu ao projeto uma distância entre-eixos longa e específica de 2,84 m. Apesar de manter o mesmo comprimento externo do que a geração anterior, o Novo Citroën Grand C4 Picasso permite:

  • transportar até 7 pessoas, graças à sua terceira fileira de assentos escamoteáveis;
  • liberar mais de 2,75 m de comprimento de carga deitando o banco do passageiro dianteiro;
  • oferecer excelente habitabilidade, com o máximo de flexibilidade nas fileiras 2  e 3 (espaço para os joelhos máximo de 217 mm na fileira 2 e de 108 mm na fileira 3) e modularidade dos bancos;
  • dispor de ótima acessibilidade na fileira 3, com dimensões e ângulos de abertura das portas otimizados (roda traseira recuada de 55 mm, em relação à versão 5 lugares) e o maior comprimento de ajuste longitudinal da fileira 2 do segmento (150 mm);
  • beneficiar-se de um volume de carga 69 litros superior à geração anterior, com porta-malas de 645 litros VDA e mais de 700 litros quando a fileira 2 é avançada ao máximo.

As dimensões otimizadas, associadas a uma direção com assistência elétrica variável e um diâmetro de giro de 11 m, fazem do Novo Citroën Grand C4 Picasso um veículo ágil que se adapta a todas as situações de condução.

 

 

Duas versões: Seduction e Intensive

O Novo Citroën Grand C4 Picasso chega ao mercado em duas versões: Seduction e Intensive. Externamente, elas possuem poucas diferenças, mas suficientes para demarcar a personalidade de cada uma.

 

A versão Intensive possui assinaturas exclusivas de LEDs acima dos faróis dianteiros, lanternas traseiras em LED com efeito 3D, friso na cor alumínio envolvendo a grade dianteira e molduras das janelas laterais na cor alumínio. Na versão Seduction, estes dois últimos itens recebem acabamento em preto. Ambas usam rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho Boa.

 

No interior, existem quatro combinações de revestimentos:

– Tecido Ondulice, combinação preto e grafite;

– Couro e tecido Finn, em preto e grafite perolizado (opcional para ambas as versões);

– Couro Claudia Integral, em preto e grafite perolizado (opcional disponível somente para a versão Intensive).

 

São cinco as cores disponíveis para o Novo Citroën Grand C4 Picasso por ocasião de sua chegada ao mercado: Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto), ambas sólidas; Rouge Rubi (vermelho), Gris Aluminium (prata) e Gris Shark (cinza), todas metálicas.

 

Painel altamente tecnológico

O painel do Novo Citroën Grand C4 Picasso é estruturado em torno de duas telas: uma tela tátil de 7″ e uma tela panorâmica de 12″ de alta definição. A tela tátil de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo e a tela 12″ de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada.

A tela plana permite comandar o conjunto das funções de climatização (de duas zonas), navegação, áudio, telefone e ajudas à direção – tudo ao alcance dos dedos.

A tela tátil de 7 polegadas funciona como em um smartphone. Basta deslizar o dedo por ela para fazer uso dos seguintes recursos:

  • Fazer e receber chamadas telefônicas por meio da tela tátil com total segurança da função Bluetooth;
  • Controlar as funções do sistema de ar-condicionado bi-zone;
  • Configurar a navegação por GPS, de modo rápido e intuitivo;
  • Controlar o sistema multimídia com rádio, MP3, streaming Bluetooth, entradas USB e P2, com interface intuitiva de comandos (semelhantes aos de um smartphone);
  • Configurar dispositivos de ajuda à condução, como o Smart Alert Move (alerta de ponto cego), Park Assist (ajuda de estacionamento) e Visão 360º, entre outros;
  • Personalizar layouts das telas, ativar funções e usar ferramentas como calculadora, agenda e informações gerais sobre o uso do veículo, incluindo o Manual de Bordo do veículo.

Um ponto importante sobre a tela tátil de 7” é que ela utiliza propositadamente uma tela resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão. Tal recurso visa amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.

Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou de ajudas à direção – e até incluir uma foto pessoal como fundo de tela!

Essa tela pode ser dividida em três partes iguais – ou seja, três quadros dispostos lado a lado -, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático – e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3). Além disso, são três opções de layout (cúbico, elíptico e gráfico). No cúbico, a progressão de velocidade é exibida em uma barra horizontal, enquanto no elíptico o mostrador é circular. Em ambos, aparecem no centro os algarismos da velocidade de momento do veículo.

Para complementar o pacote tecnológico, o sistema multimídia traseiro oferece duas telas individuais que podem ter duas fontes de vídeos e de som independentes – no caso do áudio, há dois fones individuais com tecnologia Bluetooth.

 

Link My Citroën: seu carro no seu celular

O Link My Citroën é um aplicativo gratuito que permite ao proprietário um prolongamento da experiência com o veículo no celular. Ele fornece informações úteis e importantes sobre o automóvel (próxima revisão, alertas diversos, dados de consumo etc.) e de navegação (inclusive localização do veículo estacionado e continuação da navegação do ponto de estacionamento até o destino final).

O aplicativo poderá ser baixado diretamente do site citroen.com.br

 

Visão 360º

A Visão 360° é um sistema que permite visualizar o conjunto dos objetos e dos obstáculos que se encontram ao redor do Novo Grand Citroën C4 Picasso, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento – em especial, quando os elementos são invisíveis a partir do espaço interno.

A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição do painel é construída com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos, permitindo completar a visão periférica. Assim, o condutor se beneficia de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.

 

Park Assist

O Park Assist auxilia o motorista na procura por uma vaga para estacionar e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que administrar a aceleração e a frenagem.

 

Smart Alert Move (SAM)

O sistema de controle de “ponto cego” com ultrassons informa o motorista da presença de um veículo por meio de um diodo laranja instalado no ângulo do retrovisor. Composto por quatro sensores situados nos para-choques dianteiro e traseiro, este sistema, ativo entre 12 e 140 km/h, controla a zona delimitada, na frente, pelo retrovisor externo, e se estende até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro e 3,5 metros em relação às laterais do veículo.

 

Acesso, partida e porta-malas com acionamento automático

O sistema Keyless é ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo.

Já o sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën Grand C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição.

Para ainda mais conforto no dia a dia, a tampa do porta-malas motorizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.

 

Comportamento dinâmico de referência

O prazer de dirigir é reforçado pelo motor Turbo THP 165 conjugado com uma nova caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas.

Já conhecido de outros modelos Citroën, o motor Turbo THP (Turbo High Pressure) 165 com injeção direta de gasolina oferece alto desempenho, baixo consumo de combustível e baixos índices de emissões. A potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm. O torque máximo, de 240 Nm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm, garantindo retomadas vigorosas e tornando o Novo Citroën Grand C4 Picasso ágil, seguro e muito agradável de dirigir, tanto na estrada quanto no trânsito urbano.

Este motor, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e o BMW Group, representa o máximo em evolução tecnológica e desempenho. Conta com:

  • Injeção direta sequencial;
  • Turbo compressor do tipo Twin-scroll;
  • Cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote;
  • Bomba eletrônica de alta pressão;
  • Cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas;
  • Bomba de óleo com gestão de vazão;
  • Cárter duplo.

Já a caixa de câmbio automática AT6 III, com seis marchas, beneficia-se de uma modulação otimizada dos regimes de passagem em função das solicitações do motorista, proporcionando mais dinamismo e conforto. Fabricada pela japonesa AISIN e de última geração, esta moderna transmissão oferece ao motorista a possibilidade de passar do modo automático para o manual por meio dos Shift-paddles na coluna de direção.

 

Controle de tração inteligente

 

O controle de tração inteligente é equipamento de série no Novo Citroën C4 Picasso. Verdadeira ajuda à direção quando as condições meteorológicas degradam-se, o controle de tração inteligente é um sistema anti-patinagem mais eficaz do que as soluções tradicionais. Sempre ligado, ele funciona de maneira autônoma para dar assistência ao motorista, em especial nos pisos menos aderentes. Esta função, em vez de cortar a aceleração quando as rodas motrizes patinam, procura de maneira permanente a melhor aderência, autorizando uma patinagem moderada das rodas.

 

Novo conceito de conjunto de suspensões, graças à nova plataforma EMP2

Embora utilizando o mesmo princípio técnico da versão anterior, o Novo Citroën Grand C4 Picasso apresenta um novo acerto de suspensão, que assegura melhor controle de carroceria e melhor absorção das irregularidades do piso (com consequente diminuição dos ruídos de percussão).

De fato, o rebaixamento da altura da carroceria, a diminuição do peso global, assim como a presença de novas leis de amortecimento, permitiu um melhor compromisso entre conforto e desempenho. Outro ponto de destaque foi a evolução da arquitetura do eixo traseiro, que teve seus amortecedores reposicionados (verticalizados), aumentando o conforto na passagem de obstáculos, lombadas e valetas.

A suspensão dianteira do Novo Citroën Grand C4 Picasso utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.

O Novo Citroën Grand C4 Picasso vem equipado com os competentes pneus Michelin Primacy HP nas dimensões 205/55 R 17, garantia de estabilidade, conforto de rodagem e alto desempenho, mesmo em pisos molhados.

 

Direção assistida eletricamente

A nova caixa de direção é 100% elétrica: oferece ao motorista uma grande sensação de segurança, representando um passo à frente no prazer ao dirigir. Nas manobras em baixas velocidades, ela garante maciez e conforto. Por outro lado, a assistência variável assegura o aumento progressivo do esforço de acordo com a aceleração, tornando a condução mais segura por trazer precisão e controle da direção em vias rápidas ou estradas. A relação escolhida, de 16 para 1, ligada à dosagem do esforço, oferece uma excelente vivacidade ao modelo, sem nenhum excesso ou risco de virar o volante além do necessário durante as fases de direção dinâmica.

Dotado de um diâmetro de giro reduzido (10,80 m), as manobras são particularmente facilitadas em locais com espaço reduzido.

A assistência elétrica é também coadjuvante da função Park City, girando o volante sozinho para facilitar as manobras de estacionamento.

Frenagem à altura do comportamento na estrada

O dimensionamento do sistema de frenagem do Novo Citroën Grand C4 Picasso foi realizado para atender a todos os tipos de clientela. A potência, a dosagem, bem como a resistência ao aquecimento, foram ajustadas para atender a todos os tipos de necessidades e situações.

O modelo traz discos ventilados na dianteira de 304 x 28 mm e discos sólidos na traseira de 290 x 12 mm. O conjunto traz de série sistema ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de Urgência), garantia de frenagens seguras e totalmente equilibradas.

 

Segurança para todos os ocupantes

Projetado para proteger ao máximo seus ocupantes, o Novo Citroën Grand C4 Picasso possui uma generosa oferta de equipamentos de segurança. Entre eles:

 

Smart Alert Move (SAM)

Elemento de segurança e de serenidade, o sistema de controle de ângulo morto reforça o leque de ajudas à direção do Novo Citroën Grand C4 Picasso. Destinado a avisar o motorista da presença de um veículo situado dentro do «ângulo morto», ele é ativo dos dois lados do veículo.

Funcionando com ajuda de sensores implantados nos quatro cantos do veículo, ele é capaz de detectar a presença de um carro, de uma motocicleta, de uma bicicleta… situados até 3,5 metros na lateral, correspondendo aproximadamente à largura de uma pista de circulação e até 5 metros além do para-choque traseiro. A presença de um veículo é sinalizada pelo acendimento de um diodo laranja no espelho do retrovisor do lado considerado.

 

Iluminação estática de interseção e os faróis direcionais de xênon de dupla função

O conjunto da gama dispõe de uma iluminação estática de interseção, que oferece uma iluminação « em canto », que se torna útil em muitas situações. Ligada aos faróis de neblina, esta função difunde uma iluminação até 75° do lado esquerdo ou direito do veículo. Esta função permite ver « aonde se vai » e é extremamente útil em várias configurações: dentro de um estacionamento não iluminado com obstáculos, numa interseção em plena natureza. A iluminação estática de interseção, automática e desconectável, é ativada por vários parâmetros: velocidade do veículo, ângulo aplicado sobre o volante ou ainda pelo indicador de direção.

O Novo Citroën Grand C4 Picasso pode ser dotado de faróis direcionais ao xênon de dupla função que oferecem um acréscimo de iluminação benéfico tanto para a segurança quanto para o prazer de dirigir. Dotado de uma cor próxima da luz do dia, esses faróis diminuem em muito o cansaço visual e permitem, graças a sua potência superior, uma melhor visão da estrada e de seus perigos. Este feixe luminoso, também direcional, é orientado no sentido da curva. O ângulo adotado pelos faróis, mais importante do lado interno do veículo, pode chegar a 15°. Ele varia de acordo com dois parâmetros: a velocidade do veículo e o ângulo de rotação do volante de direção. Esta função está ativa tanto com os faróis baixos quanto com os faróis altos.

 

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *