Um novo carro, um novo tempo; o novo Fiat Toro.

O Fiat Toro chega para mostrar infinitas possibilidades sobre rodas. Um veículo plural, que une qualidades de SUV, de picape e de automóvel. Traz versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. Um veículo que permite atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

 

E tudo na medida certa: maior que as picapes compactas e menor que as médias, com 4.915 mm de comprimento. Ágil no transito urbano, e no tamanho ideal para encarar qualquer viagem.

 

O Fiat Toro é um verdadeiro Sport Utility Pick-up (SUP). Reúne o porte, a altura e a ergonomia de um SUV; a robustez de um fora de estrada com o conforto de um automóvel; e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas, capacidade para acomodar até cinco pessoas com requinte e segurança e levando até uma tonelada.

 

Com o Toro, a Fiat vence o desafio de se construir uma picape monobloco com alta resistência e baixa torção de carroceria. E tudo com tecnologia de ponta, tanto em conforto e desempenho, como em conectividade e segurança.

 

Para isso vale a longa experiência da Fiat em picapes, com mais de 15 anos de liderança absoluta da Strada no mercado brasileiro, e também o know how do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que oferece a possibilidade de novos e modernos projetos. Além disso, a FCA conta com os recursos industriais do recém-inaugurado Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). Sem dúvida, um novo ciclo, um novo carro.

 

Um projeto vitorioso – Em seu desenvolvimento, esse novo modelo foi pensado para ter um design moderno e arrojado, além de oferecer ótima dirigibilidade, ergonomia, qualidade de acabamento e praticidade de uso.

 

O Fiat Toro foi construído sobre a plataforma global Small-Wide. Como se trata de uma plataforma modular e flexível, ela foi ampliada para gerar uma carroceria maior, com caçamba, formando uma reforçada estrutura monobloco. Ela utiliza mais de 85% de materiais nobres, como o aço de alta resistência avançado. E apresenta elevada rigidez torcional e durabilidade, além de excelente capacidade de absorver impactos em caso de acidentes, graças às linhas de deformação programadas.

 

O Fiat Toro traz uma carroceria forte, segura, durável e inteligente, apoiada sobre suspensão independente nas quatro rodas, feita para encarar qualquer obstáculo, sempre mantendo o conforto e o silêncio a bordo.

 

Além da novidade de se fazer um modelo robusto e ao mesmo tempo confortável, o Fiat Toro inova até com a sua tampa da caçamba bipartida, patenteada pela FCA. Ela tem duas portas que se abrem lateralmente, com a possibilidade de abertura de somente uma delas. Leve e prática, a tampa facilita muito o acesso ao compartimento de cargas ― a grande caçamba (820 litros) pode ganhar opcionalmente ainda mais 405 litros com seu inédito e exclusivo extensor, aumentando o comprimento da caçamba e permitindo maior praticidade.

Design feito no Brasil – O Fiat Toro mostra o melhor do design automotivo mundial da marca, pensado para agradar consumidores no Brasil e no mundo. Sim, seu desenho é global – desenvolvido no Brasil com a integração do design mundial FCA. Imponente, ele reúne beleza, inovação, força e agressividade.

fiat_toro_freedom_diesel_001 fiat_toro_freedom_diesel_002 fiat_toro_freedom_diesel_009

Tudo começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos. Ele marca presença com seu olhar determinado e se torna a identidade frontal do modelo. Envolvendo toda a carroceria, o conceito Wrap Around acrescenta modernidade e fluidez, onde as linhas de cintura elevadas marcam o dinamismo do Toro, até chegar na inovadora e prática tampa traseira dupla com abertura para as laterais.

 

O grupo ótico superior tem um formato ousado e muito atraente. Ele traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais.

 

O logo Fiat aparece parcialmente inserido no capô musculoso, completando a faixa cromada que dá continuidade e também sofisticação. Ainda na parte mais inferior da dianteira, os faróis auxiliares, totalmente integrados, compõem o design frontal do Fiat Toro.

 

Na lateral do Toro, a linha de cintura elevada enfatiza a sensação de proteção e dinamismo. Por sua vez, as caixas de roda alargadas e abrangentes reforçam a imagem de força do modelo.

 

Na traseira, a inovação foi ainda maior, e também um grande desafio para os designers. A solução radical começou na tipologia da tampa. Dividida exatamente no centro, suas duas portas oferecem uma versatilidade de uso ainda não experimentada por clientes do segmento de picapes. A abertura lateral das portas permite ao usuário muito mais conforto e praticidade para carga e descarga. As lanternas traseiras com LEDs também inovam com o posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo.

fiat_toro_volcano_002

Internamente, tudo foi planejado para oferecer requinte, conforto, excelente ergonomia e a sensação de qualidade de um carro de luxo. O Fiat Toro é um carro único, que tem a força de uma picape, mas apto a conviver no trânsito das grandes cidades. Isso se consegue com seu ambiente interno amplo, requintado, envolvente e protetor. Detalhes internos ― como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes ­ ― trazem a combinação ideal entre força e o conforto do veículo.

 

O painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, que combina com as linhas ousadas da carroceria, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”. Tudo com muita interatividade e personalização.

 

Com carroceria e bancos elevados, a sensação é de se dirigir um SUV. Os bancos inovadores e anatômicos trazem regulagem elétrica na dianteira. E com o amplo espaço interno, os passageiros nos bancos traseiros viajam muito confortáveis. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas ― mais uma forma de reforçar a sensação de exclusividade.

 

Prazer ao dirigir – O Fiat Toro não é só confortável, bonito e atraente, mas também muito gostoso de dirigir. Boa parte desta sensação vem da suspensão totalmente independente na dianteira e traseira, uma solução inteligente e funcional entre as picapes. A dianteira traz o consagrado sistema McPherson e a traseira é uma sofisticada multilink. Os sistemas são fixados na carroceria por apoios de elementos elásticos especiais, que garantem total isolamento e silêncio para os ocupantes, mesmo em pisos esburacados.

 

Além disso, esta suspensão independente e resistente garante melhor dirigibilidade, estabilidade e agilidade em qualquer tipo de terreno ou desvio de trajetória, mesmo carregando uma tonelada de carga.

 

O conjunto motor/câmbio  (1.8 Flex 16V com câmbio automático de 6 marchas e 2.0 Turbodiesel 16V com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 9 marchas) também ganhou um sistema sofisticado de fixação, inclusive com coxins hidráulicos, para isolar com eficiência o interior do Toro de ruídos e vibrações.

 

Sua direção com assistência elétrica, em conjunto com a suspensão de última geração, garantem rodar suave e confortável, comparável ao de um automóvel, conferindo muito prazer ao dirigir, mesmo em longas viagens.

 

Muita segurança e tecnologia a bordo – O Fiat Toro traz o melhor da segurança ativa, com excelente estabilidade, dirigibilidade e capacidade de frenagem. Exemplos disso são os controles de estabilidade e de tração.

 

Ele também chega com ótimos sistemas de segurança passiva, como as linhas de deformação pré-programadas de várias áreas da carroceria (com diferentes tipos de aço), feitas para absorver impactos, ou volante EAS (Energy Absorbing System), que também retém energia em acidentes. Além disso, o Fiat Toro pode contar com até sete air bags: vem de série a proteção para motorista e acompanhante, que podem ser complementados pelos laterais (side bags), de janelas (window bags) e também os de joelhos (knee bags).

 

Em todos os detalhes existe uma preocupação com a segurança, até mesmo na fixação de cadeiras de crianças, com sistema Isofix.

 

Toda a tecnologia do modelo já pode ser percebida quando se pega a chave canivete com telecomando do Fiat Toro. Basta que ela esteja na mão ou no bolso do motorista para que a entrada e a partida do motor estejam liberadas pelo Easy Entry/Keyless Entry ‘N’ Go, sem a necessidade da chave. Além disso, o Toro traz a função Remote Start ― o primeiro carro nacional com esta tecnologia. Ela permite ao motorista ligar o veículo à distância, apenas pressionando o botão na chave.

 

Até tarefas corriqueiras de manutenção são aperfeiçoadas com a eletrônica, caso do monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), que avisa qualquer irregularidade mesmo com o Toro em movimento. Na tela do painel, avisos também mostram qualquer disfunção ou necessidade de manutenção. Mesmo a direção com assistência elétrica conta com monitoramento através do STC, o controle eletrônico de esterço.

 

A segurança ao rodar também tem inúmeros recursos, como o ESC (controle de estabilidade), o ASR, que monitora a tração, e o TTC, gerenciando a transferência de torque para as rodas.

 

Para sair em uma subida, nem é necessário manter o pé no freio, já que o Hill Holder mantém o Fiat Toro imóvel até a arrancada. E no fora de estrada existe o auxílio do HDC (Hill Descent Control), que controla eletronicamente a velocidade em descidas íngremes em terrenos acidentados.

 

O Fiat Toro traz todos os equipamentos para garantir segurança, estabilidade e conforto, usando o que existe de mais sofisticado em tecnologia, mostrando que chegou para revolucionar e criar um novo segmento.

 

 

Um comentário em “Um novo carro, um novo tempo; o novo Fiat Toro.

  • 19 de maio de 2016 em 00:26
    Permalink

    Sé eu pudesse e meu dinheiro desse esse é o carro

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *