HondaMotosNotícias

Nas férias de julho, viaje de motocicleta com segurança.

Junto às férias de julho, chega também a vontade de curtir momentos de lazer na estrada. Por meio de práticas simples e rápidas é possível verificar itens básicos em uma motocicleta para evitar eventuais inconvenientes e assegurar um passeio tranquilo e seguro.

 

Antes de iniciar a viagem, separe os equipamentos de segurança: o capacete, acessório indispensável, precisa estar dentro do prazo de validade e com o selo de certificação do INMETRO, órgão de normatização que atesta a qualidade do produto. Verifique se a viseira está limpa e sem riscos – caso contrário pode prejudicar a visão em dias de chuva ou à noite. Roupas apropriadas também são importantes: luvas, calças e jaquetas de materiais resistentes, além de calçados fechados, são os mais indicados.

 

Cheque se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual do proprietário. Lembre-se que alguns modelos, quando utilizados com garupa, devem ter pressão maior no pneu traseiro para compensar o peso extra. Consulte também no manual o nível recomendado para o óleo do motor. Se estiver abaixo, preencha ou efetue a troca completa. Outra medida importante é lavar e lubrificar o sistema o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão após o uso da moto em estradas de terra.

 

O sistema de freios também é indispensável para a sua segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode significar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesse caso, é fundamental levar a uma concessionária para avaliá-lo.

 

Outro item importante é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento da buzina e das luzes (freio, piscas, lanterna, farol e painel). Lembre-se que qualquer tipo de problema nesses equipamentos poderá configurar uma infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Para ficar ainda mais tranquilo, avalie levar sua motocicleta em uma concessionária da rede Honda antes de colocá-la na estrada. Lá os especialistas inspecionarão gratuitamente 21 itens visando à segurança e prevenção de problemas, além de garantir que as peças se mantenham em ótimo estado.

 

Atenção e planejamento na pilotagem

O roteiro de viagem também precisa ser organizado para evitar imprevistos. Confira com antecedência se haverá algum posto de combustível no percurso e faça paradas a cada 90 minutos para alongar os músculos e evitar cãibras e fadiga.

 

Procure saber se em seu caminho há cobrança de pedágio, pois há rodovias que a motocicleta também paga tarifa. Portanto, cheque se há cobrança e qual o valor, deixando separadamente o dinheiro em local fácil da jaqueta para facilitar o pagamento.

 

A pilotagem deve seguir com o máximo de atenção. Todas as manobras devem ser sinalizadas. Evite trafegar nos pontos cegos e, durante ultrapassagens, tome cuidado com o deslocamento de ar.

 

Na chuva, a atenção deve ser total. É preciso ficar atento para as faixas brancas e amarelas demarcadas no asfalto. Elas se tornam escorregadias quando molhadas. Em manobras evasivas ou freadas bruscas nestas condições, a chance de acidentes é maior, portanto, todo cuidado é pouco.

Harmonia no Trânsito

Comprometida em contribuir com a segurança no trânsito por meio da educação, a Honda se orgulha de ser referência nacional na conscientização de motociclistas de todo o Brasil. Mais de 90 mil pessoas participaram das atividades de pilotagem segura oferecidas pelas equipes das três unidades CETH, em Indaiatuba, Recife e Manaus e pela rede de concessionárias da marca em 2014. Com esse resultado, a empresa já soma mais de 600 mil participantes nos treinamentos realizados desde 1998, quando foi inaugurado o primeiro CETH, no interior de São Paulo.

Os treinamentos da Honda para motociclistas são realizados em sala de aula e em simuladores de pilotagem que possibilitam aos participantes vivenciar as mais variadas situações do trânsito e se condicionar a reagir de forma segura. No segundo momento, os alunos colocam em prática, nas pistas dos Centros Educacionais de Trânsito, o aprendizado teórico.

As equipes do CETH também realizam palestras, atividades educativas e test rides itinerantes por todo o País, além de capacitarem os instrutores dos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias da marca e instituições como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população.

E o trabalho da Honda em prol da segurança no trânsito não para por aí. A empresa lançou, em 2012, o portal Harmonia no Trânsito (www.honda.com.br/harmonianotransito). O site conta com vídeos, animações 3D e cursos online com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Na mesma plataforma é possível fazer download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança, pilotagem off-road e de quadriciclos, todas gratuitas.

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *