Mesmo sem pegar a estrada, Expedição Nissan segue contribuindo com a preservação e divulgação dos patrimônios do Brasil.

Desde março, a frota de picapes Nissan Frontier que formam a Expedição Nissan parou de rodar o Brasil com pesquisadores e convidados, seguindo os cuidados de distanciamento social necessários neste momento de luta contra a COVID-19. Mesmo assim, o projeto segue cumprindo seu objetivo de ajudar a divulgar e a preservar alguns dos principais patrimônios do Brasil como resultado dos frutos plantados nas visitas realizadas pelas etapas passadas.

Por exemplo, nas últimas etapas do projeto, já em sua segunda edição, batizada de “Expedição Nissan: Na Rota dos Patrimônios do Brasil”, foram realizados apoios que seguem em plena atividade nos locais visitados. As 12 câmeras cedidas para o projeto Onças do Iguaçu durante a passagem da frota de picapes Nissan Frontier e seus expedicionários pelo Parque Nacional do Iguaçu continuam sendo usadas como armadilhas fotográficas e contribuindo para o registro não só de onças, mas também de vários outros animais na região. Elas contribuem para o estudo e preservação da fauna da região visitada pela Expedição Nissan em novembro de 2019, quando foram percorridos patrimônios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Como parte da passagem da Expedição Nissan por Goiás e pelo Distrito Federal, na última etapa antes das medidas de contenção em função da pandemia, além da divulgação da história e riqueza dos patrimônios de cada região, foi realizada a cessão de um drone e três turbo sopradores para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, equipamentos indispensáveis para as atividades de prevenção e combate a incêndios realizadas pelos brigadistas na unidade de conservação e seu entorno. Assim, mesmo momentaneamente longe das estradas e trilhas do país, a Expedição Nissan segue cumprindo o seu objetivo.

Expedição Nissan – reconhecimento nacional e internacional

Reconhecida nacionalmente e internacionalmente pela sua proposta atrevida, a Expedição Nissan segue o compromisso da Nissan de estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, unindo os produtos da marca com ações que contribuam com o país. Não é um passeio para falar do produto, mas uma expedição temática para ajudar a divulgar os patrimônios e aspectos históricos, culturais e naturais do Brasil.

A primeira edição do projeto aconteceu entre 2017 e 2018 e teve como foco principal revelar e visitar alguns dos mais impressionantes sítios de pinturas rupestres de nosso país. Já no fim de 2019, teve início a segunda edição, com o objetivo de levar os expedicionários por trilhas e estradas pela “Rota dos Patrimônios do Brasil”, em visitas por pontos naturais, históricos e culturais. Mas as características que tornaram o projeto um sucesso para a divulgação das riquezas do país estão todas mantidas: além de irem aos locais que ressaltam o tema do projeto, há o acompanhamento de pesquisadores e especialistas em cada lugar e também imersão na rica cultura e tradições das regiões por onde passa a frota de picapes Nissan Frontier.

A expedição é formada por 14 picapes produzidas na fábrica de Córdoba, na Argentina. A Nissan Frontier é mais do que força, por isso uma combinação de tecnologias permite extrair o máximo em desempenho no fora-de-estrada e garantir uma condução confortável, fundamental para superar os longos trechos percorridos pela expedição.

O conceito diferenciado, que valoriza a divulgação histórica e cultural e destaca o dia a dia das regiões visitadas, ao mesmo tempo que garante uma experiência real de condução de um veículo, fez a “Expedição Nissan” receber inúmeros reconhecimentos, como o Prêmio Aberje 2018, na categoria Eventos, e Certificate of Excellence do SABRE Awards Latin America 2018. E o livro que resume a primeira edição do projeto venceu o prêmio internacional da Fundacom, na categoria Publicação Externa, e recebeu o Prêmio Aberje 2019 na categoria Publicação Especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *