Marketshare global corporativo.

Em tempos de economia globalizada, a fusão de grupos automotivos se prolifera. A JATO Dynamics do Brasil realizou um estudo mais profundo sobre a participação de mercado dos grupos automotivos.

 

De acordo com o estudo, o Grupo Volkswagen – composto pelas marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, MAN, Porsche, Scania, Seat Skoda e VW – lidera o ranking global e com a maior participação de 12,98% em 2014 para o mercado de carros e comerciais leves. O Grupo Toyota (marcas: Daihatsu, Hino, Lexus Scion e Toyota) segue na segunda colocação com 11,83% de participação mas com perda de 1,45% da fatia de mercado em relação a 2013. Já o Grupo GM (Chevrolet, Vauxhall, Pontiac, GM, Buick, Cadillac, GMC, Holden, HSV, Hummer, Opel e Saturn), em terceiro lugar, diminuiu 4,36% de participação se comparado ao ano anterior, mas ainda com 10,02% de marketshare.

 

Com a evolução dos grupos, muitos aumentaram a sua participação no mercado, como o Grupo Hyundai (Hyundai, Kia, Shouwang), FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge, Maserati, Abarth, Alfa Romeo, Autobianchi, Ferrari, Lancia, RAM e SRT), Nissan (Nissan, Infiniti e Datsun), Honda (Honda e Acura), PSA (Peugeot e Citroën), Suzuki (Suzuki e Maruti), Renault (Renault, Dacia, Samsung). Vale destacar o crescimento dos grupos que possuem marcas Premium, como a BMW (BMW, Mini, Rolls-Royce e Thriumph) e a Daimler (Maybach, Mercedes, Smart, Mitsubishi Fuso e Thomas), que possuem atualmente 2,72% e 2,59% de participação de mercado global, respectivamente.

Marketingshare

Aqui no Brasil, as posições se alteram se comparado ao ranking global. Os grupos FCA, Volkswagen, GM e a Ford dominam o mercado brasileiro de carros e comerciais leves, ocupando as quatro primeiras colocações e com mais de 65% do mercado local. Mas, se comparado a 2013, os quatro maiores grupos perderam 2,4 pontos percentuais de participação. Outros grupos vêm ganhando espaço ano a ano, como Hyundai, Renault, Toyota e Honda. Estes quatros grupos apresentaram crescimento na participação de mercado local de 15,8%, 7,9%, 19,3% e 6,4%, se comparado ao resultado de 2013, respectivamente.

Marketingshare-01

Líderes por Estados brasileiros

A JATO Dynamics do Brasil realizou um levantamento com dados de emplacamentos sobre os grupos que dominam nos 26 estados e Distrito Federal.

O Grupo FCA é líder em participação em 16 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Já o Grupo Volkswagen possui maior presença em 6 estados como Paraná, Santa Catarina, Sergipe, e alguns estados do Norte, Amapá, Acre e Roraima. O Grupo GM possui domínio no maior estado brasileiro, São Paulo, onde também está concentrado o maior número de emplacamentos.

O Rio Grande do Sul, Paraíba e o Amazonas completam a lista do grupo. Detalhando mais esta pesquisa, listamos as 5 primeiras colocações por estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *