Fórmula E: primeiro título é da e.adams-Renault!
O último evento do Campeonato FIA de Fórmula E chegou ao veredito final. Sam Bird (Virgin Racing) venceu o último ePrix da temporada. Já os primeiros títulos da história da categoria elétrica ficaram com Nelson Piquet (Nextev TCR) e a e.dams-Renault. Ao final do double-header em Londres, a escuderia dirigida por Alain Prost e Jean-Paul Driot teve seus pilotos Sébastien Buemi e Nicolas Prost classificados em segundo e sexto lugares, respectivamente. Todos os concorrentes vão agora focar ainda mais em seus preparativos para estarem prontos para o lançamento da segunda temporada, no último trimestre deste ano.
Dois ePrix foram realizados em um mesmo fim de semana, pela primeira vez na Fórmula E. Na prova de sábado, a equipe e.dams-Renault coroou seus esforços tornando-se a primeira estrutura a se consagrar na categoria. Já a etapa de domingo consagrou o primeiro piloto Campeão. O cenário do evento foi o Battersea Park, em Londres.
Parceira técnica da categoria 100% elétrica, a Renault Sport foi encarregada da supervisão da arquitetura dos 40 carros participantes, os Spark-Renault SRT_01. Respondendo à sua missão com perfeição, a marca do losango demonstrou seu know-how permitindo que suas dez equipes tivessem chances idênticas ao volante de monopostos confiáveis, seguros e performantes, ou ainda aos comissários de prova seguir à risca os procedimentos inéditos relacionados à novíssima tecnologia.
A primeira temporada da categoria levou os fãs à loucura, com 6 pilotos diferentes vencendo as 6 primeiras corridas. Lucas di Grassi (Audi Sport Abt) foi o primeiro, seguido por Sébastien Buemi, que venceu duas vezes, posteriormente imitado por Nelson Piquet (Nextev TCR). Este último largou na final londrina como líder, à frente de Sébastien Buemi e Lucas di Grassi.
Em meio à chuva que caía no domingo, a última sessão de treinos classificatórios começou com vantagem para Stéphane Sarrazin (Venturi). Sébastien Buemi se classificou em sexto, à frente de seus adversários, Lucas di Grassi, em décimo primeiro, e Nelson Piquet, em décimo sexto. Todos os olhares estavam voltados para os três pretendentes ao título. Stéphane Sarrazin cruzou a linha de chegada em primeiro, antes de ser penalizado por excesso de consumo. Com isso, Sam Bird acabou herdando a vitória.
Sébastien Buemi estava em quinto ao fazer a troca obrigatória de carro e tinha boas condições de se consagrar, mas ele rodou na volta de saída e perdeu uma posição. Apesar de inúmeras tentativas para recuperar o que havia conquistado, o piloto suíço ficou atrás de Bruno Senna. Terminando em sétimo, Nelson Piquet conseguiu os pontos necessários para conquistar o título, com apenas um ponto.
Ao final do primeiro Campeonato FIA de Fórmula E, Nelson Piquet conquistou o título de pilotos e a e.dams-Renault conquistou o título de construtores. Sébastien Buemi e Nicolas Prost ficaram em segundo e sexto lugares respectivamente. Agora, todos os concorrentes estão se preparando para os testes durante a pausa neste meio de ano, quando poderão colocar seus carros e sistemas propulsores à prova, tendo em vista que são permitidos alguns ajustes.
« Parabéns a Nelson Piquet pela vitória que, junto com a equipe e.dams-Renault, conquistou o primeiro título da categoria ! », declarou Patrice Ratti, Diretor Geral da Renault Sport Technologies. « Esta temporada será marcada pelo sucesso. Primeiro em termos de tecnologia, pois, junto com a Spark, conseguimos atingir performances e uma confiabilidade inédita para esta tecnologia. No plano esportivo, com a consagração da e.dams Renault que foi brilhantemente conduzida por Alain Prost e Jean-Paul Driot. E, por fim, com as equipes de Alejandro Agag, que nos ofereceram este magnífico campeonato. Sébastien deixou de conquistar o título de pilotos por apenas um ponto, mas pode se orgulhar pelo trabalho feito, assim como pela incrível temporada que fizeram e que nos permitiu conquistar o título de equipes. Já estamos focados no futuro da categoria, e prometemos voltar ainda mais fortes, graças ao nosso know-how no segmento de veículos elétricos, agora com novos concorrentes, em uma fórmula aberta ».
CLASSIFICAÇÃO
1. Sam Bird (Virgin Racing) 29 voltas
2. Jérôme d’Ambrosio (Dragon Racing) +6’’973
3. Loïc Duval (Dragon Racing) +9’’430
4. Bruno Senna (Mahindra Racing) +10’’147
5. Sébastien Buemi (e.dams-Renault) +10’’689
6. Lucas di Grassi (Audi Sport Abt) +11’’204
7. Nelson Piquet (Nextev TCR) +11’’561
8. Salvador Duran (Amlin Aguri) +12’’402
9. Oliver Turvey (Nextev TCR) +14’’142
10. Nicolas Prost (e.dams-Renault) +14’’535
Melhor volta: Sam Bird (Virgin Racing) 1’26’’790
CAMPEONATOS
PILOTOS
1. Nelson Piquet (Nextev TCR), 144 pontos
2. Sébastien Buemi (e.dams-Renault), 143
3. Lucas di Grassi (Audi Sport Abt), 133
4. Jérôme d’Ambrosio (Dragon Racing), 113
5. Sam Bird (Virgin Racing), 103
6. Nicolas Prost (e.dams-Renault), 88
7. Jean-Eric Vergne (Andretti), 70
8. Antonio Felix da Costa (Amlin Aguri), 51
9. Loïc Duval (Dragon Racing), 42
10. Bruno Senna (Mahindra Racing), 40
EQUIPES
1. e.dams-Renault, 232 pontos
2. Dragon Racing, 171
3. Audi Sport Abt, 165
4. Nextev TCR, 152
5. Virgin Racing, 133
6. Andretti, 119
7. Amlin Aguri, 66
8. Mahindra Racing, 58
9. Venturi, 53
10. Trulli, 17