Categ. InternacionaisFórmula ENotícias

Fórmula E – GEN 2, o novo Fórmula E.

Começa neste próximo fim de semana a quinta temporada da Fórmula E, numa competição que ressurge com muitas novidades. Mantendo o mesmo esquema de provas em pista de rua, a maior novidade é mesmo o novo monoposto, o Spark SRT05e, que surge com diversos avanços tecnológicos importantes face ao anterior chassis Spark-Renault SRT_01E. A potência sobe de 200kW para 250kW, a velocidade máxima vai agora até aos 280 km/h.

 

Deixa de ser necessário trocar de carro no meio da corrida. O novo Gen2 tem mais performance e é mais eficiente. Também denominado ‘Spark Generation 2’ ou ‘Gen 2’, foi construído pela Spark Racing Technologies, tem chassis Dallara e bateria construída pela McLaren Applied Technologies.

 

A recuperação de energia passa de 150kW para 250kW, o que faz uma diferença gigantesca na frenagem dos novos GEN 2.

 

O novo sistema brake-by-wire substituiu a frenagem hidráulica e isto melhora imenso a eficiência da recuperação de energia.

 

O peso mínimo, incluindo piloto e bateria é 900kg, mais 100 kg que o carro do ano passado, e incluiu 18kg do Halo.

 

A bateria pesa aproximadamente 390 kg, o que fica 47 kg acima da bateria que era fornecida pela Williams. O centro de gravidade é agora mais elevado.

 

As corridas passam a durar 45 minutos, mais uma volta. Bom para os adeptos, um ‘pesadelo’ para os engenheiros com a gestão de energia.

 

O novo Attack Mode, que substitui o ‘Fanboost’, aumenta a potência do motor em corrida de 200kW para 225kW, quando os pilotos passam numa ‘zona de ativação’, aumentando as possibilidades estratégicas e de ultrapassagem.

 

Os novos pneus Michelin pesam menos 2kg à frente de 2.5kg, mas passam a ter que durar toda a corrida.

 

Principais características
– Comprimento: 5200mm
– Largura: 1800mm
– Altura: 1050mm
– Potência: 250kW
– Modo Corrida: 200kW
– Aceleração: 0-100 Km/h em 2.8 seg.
– Velocidade Máxima: 280km/h
– Poder de regeneração: 250kW
– Peso mínimo (incluindo piloto e bateria): 900kg,

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *