Fórmula 1 – Dança das cadeiras, parte II, Lando Norris na McLaren em 2019.

É mais uma equipe com o futuro definido para 2019. A McLaren acabou de anunciar Lando Norris  para a próxima temporada, substituindo Stoffel Vandoorne.

 

A especulação era grande sobre o segundo piloto que iria se sentar no monoposto de Woking, com nomes como Esteban Ocon e Sergio Pérez sendo falados, mas a escolha recaiu sobre Lando Norris, jovem piloto da McLaren que luta pelo título de F2.

 

Norris é visto como um dos grandes talentos do futuro. Depois de dominar em praticamente todas as categorias de base onde competiu, desde a Fórmula Renault 2.0 à Fórmula 3 europeia, não esquecendo um pódio em Macau, Norris estabeleceu-se como um dos grandes valores para o futuro do automobilismo. Este ano estreou também nos protótipos, nas 24h de Daytona, com um Ligier LMP2 da United Autosports e teve uma participação brilhante a todos os níveis. Na F2 está agora em luta pelo título com George Russell (da Mercedes), numa disputa que esta animando os fãs.

 

Norris é claramente um grande valor para o futuro e Zak Brown deposita muitas esperanças nele:

“Estamos muito satisfeitos por finalmente poder revelar quem será o nosso piloto na McLaren em 2019. Acreditamos que Lando é um talento entusiasmante, cheio de potencial, que temos deliberadamente mantido dentro do grupo McLaren por esse motivo. Já sabemos que ele é rápido, aprende rapidamente e é maduro. Vemos muito potencial para o nosso futuro, juntos. O investimento que fizemos na sua carreira de piloto com desenvolvimento no simulador e no carro foi merecido, pois ele continuou a provar suas capacidades tanto ao volante como no seu trabalho com a equipe de engenharia. Lando é parte integrante do nosso plano de reconstrução da nossa operação na Fórmula 1  e ele já desenvolveu um forte relacionamento com a equipe. Com Lando e Carlos, temos uma dupla impressionante que, apesar de sua relativa juventude, possui experiência na Fórmula 1 e na McLaren e representa a próxima geração de pilotos da McLaren. Embora o nosso foco de curto prazo esteja voltado para garantir o melhor resultado possível para o resto da temporada de 2018, também estamos extremamente motivados pelas oportunidades que temos pela frente. ”

 

Para Lando Norris o sonho da F1 torna-se agora realidade:

“Ser anunciado como piloto da McLaren é um sonho que se tornou realidade. Embora eu faça parte da equipe há algum tempo, este é um momento especial. Gostaria de agradecer a toda a equipe por essa incrível oportunidade e por acreditar em mim. Também sou extremamente grato pelo compromisso que a McLaren já demonstrou no meu desenvolvimento, permitindo que eu construísse a minha experiência  num carro de Fórmula 1, tanto nos testes como nas sextas-feiras durante os dois últimos fins de semana da corrida. Para o resto de 2018, meu foco continua firme no campeonato de Fórmula 2. O meu objetivo é ganhar o título antes de me juntar à McLaren a tempo inteiro, o que será difícil, mas vou dar o máximo nas quatro corridas restantes. Também estarei trabalhando de perto com a McLaren  para aprender o máximo possível com os pilotos, engenheiros e mecânicos, para me preparar da melhor maneira possível para o próximo ano. ”

Para a McLaren é uma boa aposta. Um jovem com talento que terá tempo para se integrar na equipe, numa fase de menor pressão dadas as expectativas. A equipe fica com uma dupla com muito talento, mas algo inexperiente, o que poderá ser um entrave ao desenvolvimento da equipe. Mas a McLaren não se podia dar ao luxo de travar o crescimento de um talento como o de Norris, nem tão pouco deixá-lo ir para outras equipes. Norris terá a hipótese de entrar pela porta grande, numa equipe com tradição, que atravessa uma fase ruim, mas que espera dar a volta à situação nos próximos anos. Poderá acompanhar e ajudar nesse processo e se a equipe encontrar o trilho do sucesso, poderá ser ele o homem a trazer as vitórias para casa. A F1 renova-se e os jovens que estão entrando garantem qualidade e talento para o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *