Fórmula 1 – Com sexto lugar de Alonso, Alpine continua em grande evolução na temporada.

A escuderia Alpine F1 Team mantém série de pontuações pela 14ª vez consecutiva, com a sexta posição de Fernando Alonso ao final de um animado Grande Prêmio da Rússia, realizado no Autódromo de Sochi. Seu companheiro de equipe Esteban Ocon se classificou em 14º e não pontuou.

 

Apesar da largada com pista seca, a corrida terminou sob a chuva que surgiu faltando apenas algumas voltas para o final. Os competidores tiveram que fazer uma difícil escolha entre continuar com os pneus slick até cruzar a bandeira quadriculada ou trocá-los pelos intermediários. Os pilotos da Alpine escolheram os intermediários e Fernando Alonso conseguiu terminar em sexto, marcando oito preciosos pontos para o campeonato.

 

Os dois pilotos fizeram uma boa largada. Começando a prova com pneus duros, Fernando Alonso retardou a frenagem na segunda curva para brigar pela quarta posição, enquanto Esteban Ocon subia para o oitavo lugar com pneus médios. Fernando se manteve na oitava posição, logo à frente de Esteban, que entrou no box na décima quinta volta para colocar um novo jogo de pneus duros e se proteger dos ataques diretos. Já Fernando continuou com os mesmos pneus e chegou a ficar em segundo por sete voltas.

 

Após sua parada para colocar pneus médios na 36ª volta, Fernando partiu rapidamente para a briga pelo quinto lugar, ultrapassando Max Verstappen na segunda curva, uma volta mais tarde. Com a iminente ameaça de chuva, Fernando continuou na briga, garantindo um lugar no pódio por alguns instantes ao deixar Sergio Perez para trás na 48ª volta. Em meio à chuva, o espanhol e Esteban pararam para colocar pneus intermediários faltando três voltas para o final. Fernando conseguiu lutar para recuperar o sexto lugar, enquanto que Esteban terminou em décimo quarto.

 

Esteban Ocon / Largada: 9º – Chegada: 14º:

“Não fizemos uma boa corrida hoje e não tivemos um bom ritmo durante todo o fim de semana. É claro que não pontuar é decepcionante, principalmente quando você tem a oportunidade no final, com condições úmidas. Não tomamos a decisão certa no final e era arriscado continuar na pista com os slicks. Esse é um daqueles dias que temos que esquecer. Vamos analisar o que aconteceu e seguir em frente para voltar ainda mais fortes na próxima corrida.”

 

Fernando Alonso / Largada: 6º – Chegada: 6º:

“Terminamos em sexto, mas acho que o terceiro lugar reflete muito mais nossa posição final de hoje. Com a chegada da chuva nas últimas voltas, o final da prova foi apenas uma questão de sorte – cara ou coroa. Alguns carros pararam uma volta mais cedo e eu estava em terceiro quando começou a chover pra valer, foi imprevisível. Apesar disso, este sexto lugar é um bom resultado para nós – foi merecido. Fomos competitivos durante toda a corrida, então levamos muitos pontos positivos hoje.”

 

Marcin Budkowski, diretor executivo:

“Nosso resultado hoje poderia ter sido melhor. Marcamos oito pontos, mas perdemos uma oportunidade de terminar no pódio. Tínhamos optado por duas estratégias diferentes. Com os pneus duros, o Fernando tinha o objetivo de parar o mais tarde possível, para aproveitar um eventual carro de segurança ou a chegada da chuva. Os dois pilotos correram bem antes da primeira parada e o Esteban passou mais cedo no box com os pneus médios. Infelizmente, ele perdeu aderência com os duros no final da corrida. O Fernando gerenciou muito bem seus pneus e demonstrou um excelente ritmo até começar a chover. A partir de então, o desafio era prever se a chuva ficaria ainda mais forte ou iria parar, foi uma espécie de loteria. O Fernando ganhou posições com os slicks sob chuva fraca, então decidimos deixá-lo na pista. O segundo lugar estaria ao nosso alcance caso a chuva tivesse acalmado, mas infelizmente aconteceu o inverso e tivemos que chamá-lo no box uma volta um pouco tarde demais. Aconteceu o mesmo com o Esteban. Ele estava fora dos pontos e tínhamos que arriscar: colocar os pneus intermediários mais cedo ou deixá-lo na pista com os slicks. Escolhemos a segunda opção e não tivemos sorte. Deixamos Sochi para trás com oito pontos, mas nossos rivais mais próximos não pontuaram hoje, portanto de forma geral tivemos um bom resultado para o campeonato, mesmo pensando que poderíamos ter feito melhor.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *