FordImportadosNotíciasVeículos

Ford convida desenvolvedores de games a criar soluções para mobilidade.

A Ford anunciou hoje durante a Gamescom, maior feira de games da Europa, na Alemanha, uma competição que convida os desenvolvedores de videogames a criar soluções para os problemas globais de mobilidade. O desafio, chamado Ford Smart Mobility Game Challenge, tem como foco integrar os diferentes modos de transporte de uma cidade, transformando esse desafio em um jogo online divertido e envolvente.

 

O vencedor vai receber um prêmio de 10 mil euros e poderá mostrar seu trabalho no Congresso Mundial da Mobilidade 2016, em Barcelona. As inscrições podem ser feitas no www.ford-smart-mobility-game-challenge.com até 1º de outubro de 2015. O programa foi criado pela Ford junto com o Cologne Game Lab, centro acadêmico e de pensamento que faz parte da Faculdade de Ciências Culturais da Universidade de Colônia, na Alemanha.

 

A gamificação – aplicação da mecânica dos videogames em outras áreas – mostrou ser uma forma eficaz de resolver problemas da vida real. O aprendizado gerado pelo Ford Smart Mobility Game Challenge pode ajudar a criar soluções inovadoras para a integração do transporte urbano. Os jogos poderiam, por exemplo, recompensar os passageiros por viagens bem-sucedidas, com base em critérios como tempo, custo, conforto e conveniência, usando dados pessoais do usuário e tecnologias dos smartphones e relógios.

 

“O Smart Mobility Game Challenge foi criado para aproveitar a criatividade da comunidade de games e trazer uma nova abordagem para as questões globais da mobilidade de hoje”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Aplicar os aspectos de diversão, envolvimento e recompensa dos games no planejamento de viagens pode permitir às pessoas melhorar seus trajetos e perceber como o seu comportamento impacta a infraestrutura de transporte como um todo.”

 

O Smart Mobility Game Challenge faz parte do Ford Smart Mobility, programa da Ford para ajudar a inovar o transporte no mundo. Uma pesquisa recente promovida pela Ford com 5.500 passageiros nas principais cidades europeias mostrou que a maioria das pessoas considera a sua viagem para o trabalho mais estressante que o próprio emprego.

 

Gamificação

A Ford está usando a gamificação para acelerar o desenvolvimento dos veículos autônomos e para aprimorar a experiência dos clientes. A tecnologia SmartGauge – presente no Fusion Hybrid -, por exemplo, recompensa o motorista quando ele dirige de forma econômica. O aplicativo MyFord Mobile permite ao motorista gerenciar remotamente a recarga de seu veículo elétrico e mostra a redução na emissão de CO2 na forma de bolas ou balões. A Ford também está usando elementos dos games no desenvolvimento do Mode:Link, aplicativo experimental de planejamento de viagem com bicicleta elétrica.

 

“A gamificação gera um grau de envolvimento dos usuários que você não consegue com outros meios”, diz Washington. “Usando essa abordagem, o Smart Mobility Game Challenge pode ajudar a desenvolver soluções que permitam aos viajantes assumir o controle da sua viagem.”

 

Os games podem recompensar as pessoas por caminhar ou andar de bicicleta com tempo bom e conectá-las ao GoDrive, serviço de compartilhamento de carros da Ford. Incentivando as pessoas a usar rotas menos congestionadas, eles também podem ajudar a aliviar o trânsito.

 

A gamificação provou ser uma ferramenta poderosa de solução de problemas no campo da pesquisa, inclusive na busca de uma cura para a AIDS, que obteve um avanço significativo com a criação de um videogame online chamado Foldit. A gamificação também está ajudando os pesquisadores a estudar o câncer, a incentivar o uso racional de energia e iniciativas de reciclagem.

 

Um júri de especialistas em games e mobilidade vai escolher os cinco finalistas do desafio. Ele é formado por: Bjoern Bartholdy, professor de design de mídia e co-diretor do Cologne Game Lab; Will Farrelly, de Inovação da Experiência do Usuário da Ford Europa; Tracy Fullerton, diretor do Programa de Games da Universidade do Sul da Califórnia; Dan Greenawalt, diretor criativo da Turn 10 Studios; e Paolo Tumminelli, professor de Conceitos de Design da Köln International School of Design.

 

“Os jogos são feitos para entreter, mas para os desenvolvedores são um negócio sério, que requer habilidade na solução de problemas e criatividade – as qualidades necessárias para enfrentar o desafio de integrar os sistemas de transportes existentes”, diz Bjoern Bartholdy. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a Ford e colocar o talento e conhecimento da comunidade de games nesse desafio de grande utilidade.”

 

Os visitantes da Gamescom poderão ver exposto na feira o Ford GT, supercarro que ilustra a capa do Forza Motorsport 6, novo game de corrida para o Xbox One da Microsoft. A Ford também revelou, em um evento com a Microsoft, o novo Focus RS com pintura exclusiva criada por jogadores do game.

 

Desafio em São Paulo

O programa Ford Smart Mobility conta com iniciativas nas principais cidades do mundo e inclui uma etapa no Brasil, o Desafio São Paulo de Mobilidade. Seu objetivo é a criação de aplicativos para a integração dos carros e do transporte público na maior metrópole do País. As inscrições estão abertas até 8 de setembro, com prêmios de R$ 30 mil, R$ 20 mil e R$ 7 mil para os três primeiros colocados, respectivamente (ver vídeo neste link).

 

“Com o Desafio São Paulo de Mobilidade a Ford está trazendo para o Brasil a estratégia que vai nos ajudar a criar o transporte urbano do futuro”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *