Em preparação para o Dakar 2016, PEUGEOT 2008 DKR disputa Rally Silk Road na China.
O PEUGEOT 2008 DKR fará sua primeira aparição pública no final de agosto desde a disputa do Rally Dakar, em janeiro. Dois carros foram inscritos para o Rally Silk Road na China (de 29 de agosto a 11 de setembro), que irá atravessar alguns das estradas mais épicas do país.
Uma viagem de tirar o fôlego é o que aguarda o time Peugeot Total naquele que é o maior mercado da Marca. Sua participação no evento – inicialmente chamado Grande Rally da China – é um dos momentos mais importantes visando a preparação para o Dakar 2016. Os carros estarão nas mãos de duas equipes francesas formadas por Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret e Cyril Despres / David Castera, que esperam pelos desafios de uma competição histórica e que contará com um itinerário altamente seletivo.
O codinome interno que identifica os dois PEUGEOT 2008 DKRs que competirão na China é “2008 DKR 2015+”, em alusão ao número de evoluções conquistadas na disputa do Rally Dakar e que marcou o envolvimento da Marca depois de 25 anos na clássica corrida de cross-country. As mudanças mais notáveis dizem respeito à suspensão e ao motor, assim como a introdução do novo pneu Michelin, que combina desempenho superior com peso mais leve, sem perder sua força.
Essa especificação é uma versão provisória que antecipa o carro que disputará o Dakar 2016. Ele inclui uma série de modificações testadas no início do ano no Marrocos e a entrada de dois carros no Rally Silk Road da China marca uma importante etapa no programa de desenvolvimento do PEUGEOT 2008 DKR. Enquanto isso, do outro lado do planeta, o piloto Carlos Sainz mantém-se ocupado trabalhando na especificação do 2008 DKR 2016.
“Esta competição será um ensaio geral em escala reduzida para o Dakar”, disse o 11 vezes campeão da prova mais difícil do mundo e novato no Rally Silk Road da China, Stéphane Peterhansel. “É uma grande oportunidade para a equipe, porque será o teste mais longo que faremos replicando as condições que enfrentamos na América do Sul. Algumas estradas são até muito parecidas”.
Cyril Despres, que deu uma guinada em sua carreira no ano passado aos 40 anos de idade, acredita que a experiência adquirida na China vai ajudar a se familiarizar na competição de quatro rodas após uma brilhante carreira – e cinco vitórias no Dakar – nas motos. Ele também vê a chance de se entrosar com seu novo navegador, David Castera, que também necessita se acostumar em um papel diferente.
“Tenho ainda muito a aprender sobre a condução de um carro no Dakar, e David tem ainda mais que eu”, observou Cyril Despres. “Acho bom que possamos nos ajudar e aprender juntos. Precisaremos crescer como equipe e eu tenho confiança plena nas habilidades dele”.
David Castera não é nenhum recém-chegado ao mundo do rally cross-country, afinal, ele já disputou o Dakar inúmeras vezes em duas rodas, com um terceiro lugar em 1998. “Eu nunca imaginei que seria o navegador de Cyril”, disse. “Pensei que ele estava brincando quando sugeriu a ideia. É apenas um jeito diferente de ser competitivo, coisa que sempre fui. É um novo desafio e mal posso esperar”.
O Rally Silk Road da China começa em Xi’an, cerca de 1.000 quilômetros a sudoeste de Pequim. A cidade é a antiga capital da China (quando ainda era conhecida como Chang’an) e é famosa por abrigar as 6.000 estátuas enterradas dos soldados em terracota. A rota, traçada pelo ganhador do Dakar e organizador Hubert Auriol, levará as equipes para a Grande Muralha da China, por vastos desertos áridos e imponentes dunas de areia. Também seguirá os passos de Marco Polo por um território montanhoso e ainda por florestas densas. A distância total de 6.500 km é dividida em 13 etapas e visitará cinco diferentes províncias: Shaanxi, Ningxia, interior da Mongólia, Gansu e Xinjiang.
Para a Equipe Peugeot Total e a Red Bull, o evento será um teste-chave, como explica o diretor da Peugeot Sport, Bruno Famin: “O principal objetivo de ir para a China é continuar o desenvolvimento do carro e testar outras peças no ambiente da competição. Ao mesmo tempo, a China é um mercado extremamente importante para a Marca, por isso não perderemos a oportunidade de brilhar, caso ela surja, nesse cenário magnífico”.
Informações do evento:
30 de agosto: SS1 (Xi’An – Zhongwei, 102 km). Altitude máxima: 1,934 m.
31 de agosto: SS2 (Zhongwei – Alxa Zuoqi, 63 km). Altitude máxima: 1.500m. 10% de areia.
1º de setembro: SS3 (Alxa Zuoqi – Alxa Zuoqi, 153 km). Altitude máxima: 1.400 m. 10% de areia.
2 de setembro: SS4 (Alxa Zuoqi – Eji Naqi, 204 km). Altitude máxima: 1.680 m. Piso duro (70%) / areia (30%).
3 de setembro: SS5 (Eji Naqi – Alxa Youqi, 272 km). Altitude máxima: 1.600 m. Piso duro / solo macio / areia.
4 de setembro: SS6 (Alxa Youqi – Alxa Youqi, 202 km). Altitude máxima: 1.800m. Solo arenoso / piso duro /areia e dunas.
5 de setembro: SS7 (Alxa Youqi – Alxa Youqi, 237 km). Altitude máxima: 1.750 m. Areia /piso duro.
6 de setembro: SS8 (Alxa Youqi-Zhangye, 167 km). Altitude máxima: 1.600 m. 100% areia e dunas.
7 de setembro: SS9 (Manhã: descanso / Zhangye- Zhangye Desert Park, 2 km). Altitude máxima: 1.600m. Piso duro / solo macio / areia.
8 de setembro: SS10 (Zhangye-Jiuquan, 176 km). Altitude máxima: 1.900 m. Piso duro / areia.
9 de setembro: SS11 (Jiuquan-Dunhuang, 244 km). Altitude máxima: 1.700m. Piso duro rápido / pedras / areia.
10 de setembro: SS12 (Dunhuang-Dunhuang, 222 km). Altitude máxima: 2.500 m. 50% areia / 50% piso duro.
11 de setembro: SS13 (Dunhuang-Dunhuang, 162 km). Altitude máxima: 2.500 m. Cascalho / areia / tempestade.
Trechos cronometrados: 2.206 quilômetros.
Distância total percorrida: 5.614 quilômetros.
Siga a aventura pelo www.peugeot-sport.com e www.redbullcontentpool.com
Link para a cobertura da Equipe Peugeot Totals em sua preparação no Marrocos (fotos, histórias e vídeo):
https://www.redbullcontentpool.com/content/motorsports/products/perm/AP-1JHGBAXTH1W11