Em busca de reação no Moto 1000 GP, francês terá nova moto no GP Petrobras.
Penúltima etapa da temporada de 2014 devolve o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade ao circuito gaúcho de Santa Cruz do Sul.
O GP Curitiba, sexta das oito etapas do Moto 1000 GP, proporcionou no dia 26 de outubro uma reviravolta na disputa pelo título da GP 1000, categoria principal do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A queda sofrida pelo francês Matthieu Lussiana a uma volta e meia do fim da corrida não só impediu sua terceira vitória em 2014. O acidente também custou ao piloto da Petronas Alex Barros Racing a liderança na classificação da temporada.
O GP Petrobras, sétima e penúltima etapa da temporada, vai confrontar os pilotos no dia 23 de novembro no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS), pista onde Lussiana venceu a corrida que abriu a temporada. “Estou me preparando ao máximo para terminar à frente do Wesley”, avisa o francês, em alusão ao paranaense Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, que venceu a etapa curitibana e assumiu a liderança do Brasileiro.
O acidente no GP Curitiba causou sérias avarias à BMW S1000RR de Lussiana. Uma nova moto será providenciada pela equipe para a corrida em Santa Cruz do Sul. “Nós vamos precisar começar tudo de novo para esperar a decisão do campeonato na última etapa. Não vai ser fácil”, admite o piloto, que planeja testar o equipamento na semana do GP Petrobras – haverá, como em todas as etapas, um dia de treinos preparatórios extraoficiais.
Matthieu Lussiana venceu a primeira corrida do ano, em Santa Cruz do Sul, e a quinta, em Goiânia (GO). Obteve segundos lugares na segunda e na terceira, realizadas em São Paulo (SP) e em Brasília (DF). Em Cascavel (PR) e Curitiba (PR), abandonou após acidentes. Está com 94 pontos, cinco atrás do líder Gutierrez. “Preciso terminar as duas corridas na frente dele para ganhar o campeonato e vou fazer o melhor possível por isso”, compromete-se.
As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
BRASILEIRO DE MOTOVELOCIDADE – GP 1000
(Classificação do Moto 1000 GP após 6 de 8 corridas)
1º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, 99
2º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 94
3º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil-RC3, 72
4º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, 68
5º) Luciano Ribodino (ARG/Kawasaki), HPN Racing Team, 63
6º) Diego Faustino (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 55
7º) Renato Andreghetto (SP/Suzuki), Team Suzuki PRT, 39
8º) Nico Ferreira (PR/Kawasaki), HPN Racing, 33
9º) Diego Pierluigi (ARG/Kawasaki), JC Racing Team, 30
10º) Danny Eslick (EUA/Kawasaki), JC Racing Team, 26
11º) Sergio Fasci (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, 20
12º) Victor Moura (PR/BMW), M2B Racing, 19
13º) Lucas Barros (SP/BMW), Petronas Alex Barros Racing, 18
13º) Alan Douglas (PR/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 18
15º) Marco Solorza (ARG/Kawasaki), Solorza Competition, 16
16º) Nasser Al Malki (QAT/Kawasaki), MR Lekhwiya Racing Team, 15
17º) Luís Fittipaldi (DF/Kawasaki), JC Racing Team, 14
18º) Marcos Salles (PR/Honda), Competizione Racing Team, 13
18º) Sebastiano Zerbo (ITA/Ducati), Squadra Ducati Ribeirão, 13
20º) Philippe Thiriet (MG/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, 12
21º) Douglas Figueiredo (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, 11
22º) Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 10
23º) Diego Pretel (SP/Ducati), Squadra Ducati Ribeirão, 8
24º) Danilo Andric (SP/BMW), M2B Racing, 7
25º) Daniel Lenzi (PR/BMW), Grinjets, 4
26º) Alecsandre De Grandi (SP/Honda), Team De Grandi, 3
27º) Alex Barros (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, 2
28º) Ricieri Luvizotto (SP/MR Lekhwiya Racing Team), 1