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FIA WEC – Peugeot apresenta o 9X8

A Peugeot apresentou hoje o 9X8, o Hipercarro que deverá usar em 2022 no mundial de endurance do WEC, assim que o carro esteja pronto para a competição. Uma proposta arrojada e radical, com linhas agressivas e acima de tudo, sem asa traseira.

 

O 9X8 é um novo sentido e um ar fresco no automobilismo e o impacto que irá ter nos próximos dias irá certamente redundar num sucesso para os desejos da marca francesa. A nova máquina da Peugeot tem um visual arrojado, com um conceito revolucionário e único na atualidade. O carro que foi hoje apresentado deverá sofrer alterações mínimas até ao final do seu ciclo de desenvolvimento, segundo os responsáveis da marca, o que significa que poderemos ver este carro a competir pela vitória em Le Mans.

O 9X8 encarna o verdadeiro espírito dos Hipercarros, com uma aparência que vai dar que falar. Tecnicamente, a Peugeot tem um grande desafio pela frente. O jornalista parceiro do Portal da Veloxtv, Fábio Mendes,  questionou os responsáveis da marca se esta aposta num carro sem asa traseira é apenas uma afirmação da marca ou se há realmente ganhos com este novo conceito. O diretor técnico do projeto, Olivier Jansonnie, admitiu que se trata de um pouco dos dois. A Peugeot queria dar ao seu carro linhas arrojadas, em concordância com a sua gama de carros de estrada, mas os novos regulamentos técnicos permitiram uma abordagem diferente. Com os novos carros tem que respeitar valores fixos de apoio aerodinâmico e coeficiente de arrasto, a Peugeot conseguiu atingir esses valores sem a necessidade de uma asa traseira e assim abdicou dela. Para conseguir o equilíbrio desejado entre o eixo dianteiro e o traseiro, certas partes da carroceria poderão ser ajustadas, fazendo o mesmo trabalho que a asa traseira faria. É um conceito que ainda esta sendo muito desenvolvido e que será ajustado em pista.

 

“Os novos regulamentos Le Mans Hypercar foram elaborados para nivelar a importância dos sistemas convencionais de aumento de desempenho. Desenhar o 9X8 tem sido uma experiência apaixonante porque tivemos a liberdade de inventar, inovar e explorar formas fora da parede para otimizar o desempenho do carro, e mais especialmente a sua aerodinâmica. Os regulamentos estipulam que só é permitido um dispositivo aerodinâmico ajustável, sem especificar a asa traseira. O nosso trabalho de cálculo e simulações revelou que o alto desempenho era efetivamente possível sem um”, disse Jansonnie.

 

O projeto foi desenvolvido em sintonia com os modelos de estrada, com a mesma filosofia de base e a competição será um laboratório para testar soluções que os clientes poderão ter nos seu carros:

 

“Há mais no envolvimento do Peugeot nas corridas de endurance do que no aspecto esportivo”, insiste Linda Jackson. “As corridas de endurance são uma forma no automobilismo que nos proporciona um laboratório extremo, o que explica a nossa associação com Le Mans ser tão forte. Talvez mais significativas do que os resultados que obtemos na pista de corrida são as oportunidades que nos oferece para provar a nossa tecnologia e o fruto do nosso trabalho de investigação numa corrida que tem condições extremas durante 24 horas. Le Mans nos dá um ambiente competitivo para validar os sistemas e tecnologias híbridos que estamos atualmente desenvolvendo para reduzir o consumo de combustível – e portanto as emissões de CO2 – dos nossos automóveis rodoviários. As equipes da Peugeot Sport se orgulham quando vêem a sua investigação transferida para os nossos modelos de produção. Para os nossos clientes, Le Mans é um laboratório que atesta a qualidade dos nossos automóveis”.

 

O carro deverá ir para a pista no final do ano, dezembro foi o mês escolhido para o primeiro teste do carro. Os responsáveis não confirmaram a presença na edição de 2022 de Le Mans, pois querem certificar-se que o carro seja competitivo e confiável quando for homologado, colocando de lado os riscos de uma entrada precipitada na competição. Veremos o 9X8 competindo quando estiver pronto. O projeto da Peugeot está traçado até 2025, e o objetivo é simples… vencer Le Mans e o campeonato do mundo. A presença no IMSA vai depender da luz verde do lado americano, mas o carro está feito para respeitar os números dos LMDh, no entanto a prioridade para já é o WEC.

 

Com este carro, a filosofia apresentada pelo ACO começa a fazer algum sentido. Com valores de performance estabelecidos e com uma janela mais ampla para atingir esses objetivos, podemos ver propostas diferentes e não conceito muito similares para os menos atentos aos pormenores. A Peugeot mostrou hoje ao mundo que os Hipercarros podem ser entusiasmantes e ainda não ouvimos sequer o motor a trabalhar. Se a nova era do endurance prometia, desde hoje, passou a prometer ainda mais.

 

Kevin Magnussen, Loic Duval, Gustavo Menezes, Mikkel Jensen, Jean-Eric Vergne e Paul di Resta são os seis pilotos enquanto James Rossiter será piloto reserva e desenvolvimento. Teremos dois Peugeot 9X8s irá competir no WEC em 2022.

PEUGEOT 9X8 – Dados Técnicos

Classe: Le Mans Hypercar (LMH)

Comprimento: 5,000mm

Largura: 2,080mm

Altura: 1,180mm

Distância entre eixos: 3,045mm

Unidade Motriz : PEUGEOT HYBRID4 500KW (tração integral)

Unidade motriz traseira: 500kW (680hp), 2,6L twin-turbo, motor de combustão interna a gasolina V6 de 90 graus + transmissão sequencial de sete velocidades

Unidade motriz dianteira: motor-gerador elétrico de 200kW + redutor de velocidade única

Bateria: Bateria de 900 volts de alta densidade co-desenhada pela Peugeot Sport, TotalEnergies/Saft

Combustível e lubrificantes: TotalEnergies

 

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