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Deu Rosberg no segundo treino livre na Malásia. Na madrugada de hoje teremos a classificação.

Foi da Mercedes o melhor tempo registrado nesta sexta-feira (28) em Sepang, no primeiro dia de treinos livres para o GP da Malásia, apenas o segundo de 2014. O autor da marca mais rápida do dia foi Nico Rosberg, que alcançou a liderança na segunda sessão ao virar 1min39s909.
Só que desta vez as rivais ficaram mais próximas, e a equipe alemã teve a companhia da Ferrari e da Red Bull na parte de cima da tabela de tempos. Kimi Räikkönen, ao que parece, superou os problemas de adaptação à F14T e andou apenas 0s035 mais lento que o germânico do carro prateado.

Sebastian Vettel também mostrou que a equipe austríaca está mais forte do que o imaginado e terminou em terceiro as atividades vespertinas, a impressionantes 0s061 de Robserg. Lewis Hamilton, mais rápido pela manhã, ficou com o quarto tempo, à frente de Fernando Alonso. Felipe Massa colocou a Williams mais perto dos ponteiros, em sexto.

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A quente tarde em Sepang começou com a notícia da ausência de Kamui Kobayashi na segunda sessão de treinos desta sexta-feira (28). Com pouco menos de dez minutos para o início dos trabalhos, a Caterham, por meio do Twitter, informou que o japonês estava fora devido a “problemas no CT05”. Na verdade, a falha no carro foi com o sistema de armazenamento de energia.

Com bandeira verde, as atividades vespertinas tiveram um início bem mais agitado do que pela manhã, com quase todos na pista e já assinalando voltas rápidas. Depois de enfrentar muitos problemas com E22 no primeiro treino, Romain Grosjean saiu logo nos primeiros minutos e figurou na ponta com 1min44s005, sendo este também o primeiro registro cronometrado da Lotus no dia. Já o colega do franco-suíço, Pastor Maldonado, teve bem menos sorte. O venezuelano ficou nos boxes à espera de um milagre para o errático carro inglês.

Enquanto Grosjean ocupava a ponta da tabela de tempos, Max Chilton se via em apuros depois de rodar e escapar da pista na curva 3. Sem conseguir sair do lugar, o inglês da Marussia teve de deixar o carro por lá mesmo, provocando uma bandeira amarela no local. Apesar do aviso, o circuito malaio logo se encheu de carros, e Nico Hülkenberg foi capaz de superar Grosjean, trazendo consigo Jenson Button. Ao mesmo tempo, Jean-Éric Vergne rodava na última curva de Sepang.

Aí o treino começou a ganhar corpo, com um revezamento de líderes, que incluiu Valtteri Bottas, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Mas quem acabou ganhando mesmo a disputa foi o espanhol da Ferrari. O bicampeão assegurou o primeiro posto com a volta em 1min40s737, apenas 0s048 mais veloz que Hamilton, segundo colocado. Bottas e Massa apareciam na sequência, mas com uma diferença um pouco maior, na casa de três décimos.

Daniel Ricciardo era quem ocupava o sexto posto, atrás das Williams. O australiano, entretanto, foi logo superado pelo colega de Red Bull, Sebastian Vettel. Depois de um primeiro treino discreto o tetracampeão veio forte e se colocou em terceiro. Kimi Räikkönen, Nico Rosberg, Button e Esteban Gutiérrez fechavam o top-10. Todos ainda com os pneus mais duros. Mas a troca para os médios não demorou.

O primeiro a sair com os compostos de risca branca foi Marcus Ericsson, único representante da Caterham no treino. Sergio Pérez, que sequer registrou tempo na sessão matutina, veio na sequência com os médios. Kevin Magnussen seguiu o exemplo dos dois pilotos. Na primeira tentativa de volta rápida calçado com os pneus médios, Pérez foi apenas o 11º. Já Magnussen não passou do 15º tempo. Hamilton e Massa também voltaram com os médios – que são a opção mais macia para essa corrida.

Ao contrário dos rivais, o brasileiro da Williams foi quem primeiro tirou proveito dos compostos de marca branca, virando 1min40s112 e saltando para a ponta. Mas a liderança durou apenas segundos, já que Rosberg surgiu forte logo depois e já com 1min39s909. Hamilton apareceu na sequência para assumir o segundo lugar, empurrando Felipe para terceiro. Alonso, Magnussen e Vettel completavam os seis mais rápidos.

Com todos melhorando suas marcas, Räikkönen foi o segundo piloto a entrar na casa de 1min39s. Apenas 0s035 mais lento que Rosberg, o ferrarista passou para segundo. Hamilton, Alonso e Massa permaneciam entre os cinco. Minutos mais tarde, o treino livre 2 viu uma briga interessante entre os companheiros de Red Bull pelas posições intermediárias do top-10.

Sebastian Vettel, depois de uma sequência de boas voltas, alcançou o sexto lugar, para em seguida aparecer em terceiro, a somente 0s061, largando o colega Ricciardo em sétimo. Button, Bottas e Hülkenberg vinham entre os dez melhores. Nos 40 minutos finais da sessão, muitos pilotos optaram por andar com tanque cheio, já como forma de preparação para a corrida.

Calçados com os pneus duros, Rosberg e Bottas foram os primeiros do grupo a testar visando o GP de domingo. Já Hamilton tentava o mesmo, mas com os compostos médios. Hülkenberg, Räikkönen, Alonso e Massa seguiam o exemplo dos adversários. Vettel veio logo depois, seguido por Massa.

A parte final do treino viu pouquíssimas alterações na tabela de tempos, principalmente porque todos se mostraram mais preocupados em analisar os dois tipos de pneus, além do acerto para a corrida.

Enquanto isso, a Lotus seguia com seu calvário e derrota. Sem conseguir fazer o carro de Maldonado andar devido a um problema no turbo do motor Renault, as atenções estavam em Grosjean, que tentava imprimir um ritmo mais sólido para os padrões do E22. O esforço, mais uma vez, foi em vão. A sessão para o francês não passou de 14 voltas. No fim, ainda parou com problemas no câmbio.

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