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BMW Group vislumbra sucesso contínuo em 2015.

  • Novo recorde pretendido no volume de vendas e no faturamento do grupo
  • Aumento concreto esperado no volume de vendas e no lucro antes dos impostos
  • Margem do EBIT de 8 a 10% para o segmento Automotivo

 

Munique. O BWM Group tem como objetivo continuar sua trajetória de sucesso em 2015 apesar do atual ambiente de instabilidade. “Nosso objetivo é o crescimento contínuo e, portanto, novos números recordes para o volume de vendas e o lucro do grupo antes dos impostos no atual exercício financeiro”, declarou Norbert Reithofer, Presidente do Conselho Administrativo da BMW AG, durante a coletiva de imprensa de dos resultados financeiros globais do BMW Group, realizada na quarta-feira (18.03), em Munique.

 

A força do ano de 2015 virá da interessante variedade de modelos do BMW Group, do lançamento no mercado de 15 novos modelos e de revisões de modelos, assim como do desenvolvimento positivo esperado dos mercados automotivos internacionais. No entanto, os custos com pessoal continuarão elevados e as despesas iniciais para novas tecnologias permanecerão em um nível alto. Além disso, o ambiente econômico e político devem permanecer instáveis.

 

A previsão para 2015 é de que o segmento automotivo atinja um crescimento sólido no volume de vendas. Isto será impulsionado por novos modelos, incluindo o renovado BMW Série 1 e o novo BMW Série 2 Gran Tourer com sete assentos, apresentados no Salão de Genebra, bem como o novo BMW Série 7, que já está em andamento na planta de Dingolfing. O BWM Group prevê que continuará sendo o fabricante líder mundial de automóveis premium em 2015.

 

Um crescimento contínuo também é esperado nas receitas do segmento automotivo, de acordo com o aumento no volume de vendas. A previsão é de que a margem de EBIT em 2015 permaneça dentro da variação estimada entre 8 e 10%.

 

O BMW Group acredita que o segmento de motocicletas continuará crescendo neste ano, com boas contribuições dos novos modelos (R1200 R e RS; S 1000 RR e XR; F 800 R). Está previsto um sólido crescimento nas vendas das motocicletas BMW durante o ano.

 

O sucesso do segmento de Serviços Financeiros em 2015 também está previsto para continuar. Apesar das crescentes necessidades de capital social no mundo, o BMW Group espera um retorno sobre o patrimônio que seja coerente com o nível do ano anterior (2014: 19,4%), mantendo-se acima da meta mínima de 18%.

 

Mais um ano recorde para o BMW Group em 2014

O BMW Group registrou o quinto recorde anual consecutivo no ano de 2014. “Continuamos demonstrando um bom desempenho ao longo do último ano, registrando novas altas no volume de vendas, receitas e faturamento do grupo”, afirmou Reithofer.

 

A receita do grupo cresceu 5,7% em 2014 atingindo € 80,40 bilhões (2013: € 76,06 bilhões). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) cresceu 14,3% para € 9,12 bilhões (2013: € 7,98 bilhões) em razão, principalmente, do crescimento no volume de vendas e de um mix de modelos de alto valor agregado. O lucro do grupo antes dos impostos (EBT) cresceu 9,2% para € 5,81 bilhões (2013: € 5,33 bilhões), mais uma alta recorde para o BMW Group.

 

O volume de vendas ultrapassou a marca dos dois milhões pela primeira vez na história do BMW Group, aumentando 7,9% para um total de 2.117.965 unidades (2013: 1.963.798 unidades).

 

Proposta de dividendos de € 2,90 por ação ordinária

O Conselho Administrativo e o Conselho de Supervisão da BMW AG proporão aos acionistas, no Encontro Geral Anual a ser realizado em 13 de maio de 2015, que os dividendos sejam aumentados para € 2,90 (2013: € 2,60) por ação ordinária, e € 2,92 (2013: € 2,62) por ação preferencial, o que corresponde a uma taxa de distribuição de 32,7% (2013: 32,0%).

 

“A nossa proposta de pagar dividendos recordes reflete claramente nossa intenção de incluir os acionistas nesse contexto de desempenho bem-sucedido do BMW Group. A taxa de distribuição, de aproximadamente 33%, encontra-se claramente dentro do objetivo estratégico da companhia (entre 30 e 40%)” comentou Friedrich Eichiner, membro do Conselho Administrativo da BMW AG responsável pelas finanças da empresa.

 

Mais rentabilidade no segmento de automóveis

A receita do segmento automotivo cresceu por 6,4%, atingindo € 75,17 bilhões (2013: € 70,63 bilhões), sustentada pelos bons resultados nas vendas. O lucro antes do resultado financeiro aumentou por 8,9%, chegando a € 7,24 bilhões (2013: € 6,65 bilhões). A margem do EBIT melhorou para 9,6% (2013: 9,4%), atingindo, portanto, a meta objetivada pela companhia para o segmento, entre 8 e 10%. O lucro do segmento antes dos impostos aumentou 5,0%, atingindo € 6,89 bilhões (2013: € 6,56 bilhões).

 

A marca BMW manteve sua posição de liderança no segmento de veículos premium em 2014, registrando um novo recorde nas vendas, que subiram 9,5%, para 1.811.719 unidades (2013: 1.655.138). O resultado foi impulsionado, particularmente, pelos excelentes desempenhos das Séries 3, 4 e 5, e pelo BMW X5, cada qual liderando o mercado mundial em seu próprio setor.

O BMW Série 2 atingiu um volume total de vendas de 41.038 unidades em 2014.

 

As vendas do BMW Série 3 permaneceram elevadas em 2014, com 480.214 unidades comercializadas (2013: 500.332). O BMW Série 4 (nas carrocerias Coupé e Cabrio) apresentou um desempenho extremamente positivo, com volume de vendas de 119.580 unidades (2013: 14.763). O BMW Série 5 também continuou sua história de sucesso, com as vendas aumentando para 373.053 unidades (2013: 366.992; +1.7%). As vendas do altamente querido BMW X5 subiram significativamente (37,4%), atingindo 147.381 unidades (2013: 107.231).

 

Os veículos BMW i também trilham um caminho do sucesso, tendo registrado um volume total de vendas de 17.793 unidades em 2014. As vendas globais do BMW i3 totalizaram 16.052 unidades, realizadas na segunda metade do ano, em função do lançamento do modelo em diversos grandes mercados no período, incluindo os EUA. O BMW i8 registrou vendas de 1.741 unidades desde o seu lançamento ao mercado no verão (hemisfério norte) de 2014.

 

Com um volume de vendas de 302.183 unidades, a marca MINI manteve suas vendas no mesmo nível do ano anterior, mesmo com a mudança do principal modelo da marca para a sua terceira geração (2013: 305.030; -0.9%). As vendas do MINI Hatch cresceram 9,0% em relação ao ano anterior, com 140.051 unidades (2013: 128.498). O volume de MINI Countryman vendidos aumenta ano após ano a uma taxa de 5,0%, resultando em 106.995 unidades entregues a clientes (2013: 101.897).

 

A Rolls-Royce Motor Cars consolidou a sua posição como líder de mercado no segmento de veículos ultraluxuosos em 2014, ultrapassando pela primeira vez o volume de 4.000 unidades comercializadas. Em termos globais, houve crescimento de 11,9% em vendas, para 4.063 unidades (2013: 3.630), incluindo 1.906 unidades (2013: 492) do modelo Wraith, lançado no outono (hemisfério norte) de 2013.

 

Em linha com sua estratégia de atingir uma distribuição equilibrada nas vendas globais, o BMW Group registrou crescimento no volume de vendas em todas as principais regiões do mundo. Os quatro maiores mercados de vendas para a empresa ao longo do último ano foram a China, os EUA, a Alemanha e a Grã-Bretanha.

 

Em um ambiente de mercado mais estável, as vendas na Europa aumentam ano após ano cerca de 6,4%, atingindo um total de 914.587 unidades em 2014 (2013: 859.546). O volume de vendas no período foi 5,1% maior na Alemanha, com 272.345 unidades (2013: 259.219) e 8,4% maior na Grã-Bretanha, com 205.071 unidades (2013: 189.121).

 

Os mercados na Ásia continuaram a se desenvolver dinamicamente em 2014. O BMW Group comercializou 658.384 unidades (2013: 578.678) nesta região, 13,8% a mais do que em 2013. As vendas em território chinês cresceram 16,6%, atingindo 456.732 unidades (2013: 391.713).

 

O BMW Group também aumentou o volume de vendas na região das Américas, com o número de veículos entregues a clientes crescendo 4,0% para 482.257 unidades (2013: 463.822), incluindo 396.961 unidades (2013: 376.636) nos EUA (+5,4%).

 

Aumento acentuado nas receitas no segmento de motocicletas

A receita do segmento de motocicletas tem crescido 11,6% anualmente, atingindo € 1,67 bilhão (2013: € 1,50 bilhão). O lucro antes do resultado financeiro (EBIT) saltou 41,8%, atingindo € 112 milhões (2013: € 79 milhões), enquanto os lucros antes dos impostos avançaram 40,8%, registrando € 107 milhões (2013: € 76 milhões). O volume de vendas cresceu 7,2%, atingindo 123.495 unidades (2013: 115.215 unidades), ultrapassando o mercado em geral. Os cinco maiores mercados para a marca BMW Motorrad em 2014 foram a Alemanha, os EUA, a França, a Itália e o Brasil.

 

O segmento de Serviços Financeiros permanece no caminho do crescimento

O segmento de Serviços Financeiros continuou a apresentar um bom desempenho em 2014. As receitas foram 3,6% mais altas, atingindo o montante de € 20,60 bilhões (2013: € 19,87 bilhões), enquanto que os lucros antes dos impostos aumentaram 6,4%, atingindo € 1,72 bilhão (2013: € 1,62 bilhão).

 

No total, 1.509.113 (2013: 1.471.385) novos contratos foram assinados em conjunto com os negócios de financiamento e locação, 2,6% a mais do que em 2013. O portifólio de locações e contratos financeiros estabelecidos com revendedores e consumidores no varejo, na data de 31 de dezembro de 2014, subiu 5,6%, atingindo um total de 4.359.572 contratos (2013: 4.130.002).

 

Aumento na força de trabalho e no número de aprendizes

O quadro de colaboradores do BMW Group aumentou 5,4% em relação ao ano anterior. Em termos globais, a empresa contou com uma força de trabalho mundial de 116.324 funcionários ao final do período do relatório (2013: 110.351). O aumento refletiu principalmente a necessidade de empregar engenheiros e trabalhadores qualificados para, por um lado, acompanhar a crescente demanda e, por outro, avançar proporcionando inovação e desenvolvendo novas tecnologias.

 

O BMW Group ampliou as suas atividades com aprendizes em todo o mundo. Durante o ano passado, aproximadamente 1.500 jovens iniciaram seus aprendizados na organização, incluindo 1.200 jovens alemães. Ao final do período do relatório, 4.595 jovens no mundo inteiro participavam de treinamentos vocacionais e programas de treinamento para jovens talentos dentro do grupo.

 

 

 

BMW Group – visão geral  

 

 

 

2014

 

 

 

 

2013*

 

 

 

 

Alterações percentuais

Volume de vendas
Automotivas  

unidades

2.117.965 1.963.798 7,9
Relativo a:
BMW unidades 1.811.719 1.655.138 9,5
MINI  

unidades

302.183 305.030 -0,9
Rolls-Royce  

unidades

4.063 3.630 11,9
Motocicletas  

unidades

123.495 115.215 7,2
Força de trabalho1 116.324 110.351 5,4
Fluxo de Caixa Operacional

Segmento Automotivo

9.423 9.964 -5.4
Receitas  

em bilhões de €

80.401 76.059 5,7
Relativo a:
Automóveis em bilhões de € 75.173 70.630 6,4
Motocicletas  

em bilhão de €

1.679 1.504 11,6
Serviços Financeiros  

em bilhões de €

20.599 19.874 3,6
Outras Entidades  

em milhões de €

7 6 16,7
Eliminações  

em milhões de €

-17.057 -15.955 6,9
Lucro antes do resultado financeiro

(EBIT)

 

em milhões de €

 

9.118

 

7.978

 

14,3

Relativo a:
Automóveis em bilhões de € 7.244 6.649 8,9
Motocicletas  

em milhões de €

112 79 41,8
Serviços Financeiros  

em bilhão de €

1.756 1.643 6,9
Outras Entidades  

em milhões de €

71 44 61,4
Eliminações  

em milhões de €

-65 -437 85,1
Receita antes dos impostos (EBT)  

em bilhões de €

8.707 7.893 10,3
Relativo a:
Automóveis em bilhões de € 6.886 6.561 5,0
Motocicletas  

em milhões de €

107 76 40,8
Serviços Financeiros  

em bilhão de €

1.723 1.619 6,4
Outras Entidades  

em milhões de €

154 164 -6,1
Eliminações  

em milhões de €

-163 -527 69,1
Imposto de renda  

em milhões de €

-2.890 -2.564 -12,7
Lucro líquido  

em milhões de €

5.817 5.329 9,2
Lucro por ação  

8,83/8,85 8,08/8,10 9,3/9,3

 

*Os dados dos anos anteriores foram parcialmente ajustados, de acordo com o padrão IAS 8.

1 Os números excluem contratos de trabalho pendentes, funcionários nas fases de trabalho e não trabalho de pré-aposentadoria, acordos de trabalho de meio período e funcionários que recebem salário baixo

2 Os lucros por ação ordinária/ ação preferencial

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