Avaliação da Semana – Andamos com o líder dos SUVs o Jeep Compass Limited.

Bem amigos da Veloxtv , nesta última semana andamos com o Jeep Compass Limited 4×2, agora mais equipada, nova linha do utilitário esportivo mais vendido do Brasil mostra suas qualidades.

Pode considerar qualquer tipo de SUV disponível hoje em dia no Brasil. O Jeep Compass 2019 é o mais vendido, com mais de 50 mil unidades no acumulado do ano, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).  Na nova linha, a versão mais equipada Limited, com motor 2.0 flex, tem como principais novidades a lista mais recheada de equipamentos, o que inclui as novas rodas de aro 19 como mudança visual.

Mas isso acabou aumentando um pouco o preço sugerido do Jeep Compass 2019. No caso do Limited Flex que avaliamos, chega a R$ 142.490. Entre os itens que foram acrescentados estão o sistema que detecta uma vaga e ajuda a estacionar, girando o volante de um lado para o outro para fazer a baliza, restando ao motorista apenas a controlar o movimento do carro com os freios.

Além disso, a versão Limited 2019 recebeu partida remota pela chave, o que é útil para ligar o ar-condicionado, evitando o desconforto de ter que entrar no carro que ficou parado sob sol quente por algum tempo. As rodas de aro 19 deixam o Compass com aspecto mais atraente, mas são montadas em pneus de perfil baixo (235/45R), o que acaba causando solavancos no piso mal conservado da maioria das vias no Brasil.

Em contrapartida, com essas rodas, consegue-se um certo ganho na estabilidade nas curvas, embora o carro seja equilibrado para um SUV de porte médio, com 4,42 metros de comprimento por 1,64 m de altura e 1,82 m de largura. O que poderia melhorar no Compass Limited 2.0 Flex é a força do motor nas primeiras marcações do contagiros. Até 3.000 rpm, o carro esboça apenas uma reação bem discreta. Apenas a partir desse patamar é que começa a ganhar fôlego.

Mas se subir um pouco o giro do motor faz conseguir mais desempenho, o consumo aumenta, Pois é, o Compass Flex não faz muita cerimônia em gastar combustível. De acordo com os números do Inmetro, o SUV faz 6,1 km/l de etanol na cidade e 7,5 km/l na estrada. E o tanque de 60 litros não é dos maiores, o que acaba deixando a autonomia apenas razoável. Teoricamente, de cerca de 360 km na cidade e 450 km na estrada, com etanol.

A boa visibilidade é outro ponto positivo do SUV da Jeep, inclusive a proporcionada pelos retrovisores, que são rebatíveis eletricamente. No caso da unidade avaliada, havia também a luz que alerta sobre veículos passando ao redor do carro, item que faz parte do pacote tecnológico que baixou de preço (de R$ 15.650 para R$ 8.700).

Do chamado pacote “Hi-Tech” fazem parte itens como o sistema de som de alta fidelidade da Beats,  regulagem elétrica do banco do motorista, abertura e fechamento da tampa do porta-malas eletricamente, aviso de mudança de faixa de alerta de colisão iminente.

Com 2,64 metros de entre-eixos, o Compass tem espaço para levar cinco ocupantes com conforto e suas respectivas bagagens nos 410 litros do porta-malas.  Tem bom vão livre do solo (21,1 cm), mas nessa versão flex exigiu certo cuidado para não raspar a frente em valetas e lombadas.

Conclusão

Como SUV mais vendido do Brasil, o Jeep Compass 2019 tem suas qualidades. Mas funciona melhor com motor turbodiesel. Nas versões flex, consome mais que o ideal e exige subir o giro do motor para ter boa agilidade. Porém, apesar de ter ficado um pouco mais caro, ganhou equipamentos interessantes, fazendo com que sua procura continue alta.

Em nossa análise mais criteriosa e analisando o perfil de venda do Compass Limited identificamos que essa versão se encaixou perfeitamente no que algumas mulheres procuram para seus veículos; tais como segurança, dirigibilidade, conforto e toda parte de conectividade e pacote Hi-Tech.

Galeria de Imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *