NotíciasTeste de veículos / Motos e caminhões

Avaliação da Semana – Andamos com o Jac T50, o SUV esportivo que surpreende o Brasil.

Caros amigos da Veloxtv, como estão as coisas? Não pensei que passaríamos por tudo o que estamos enfrentando com essa pandemia (Covid-19); mas nosso material não pode parar e vocês não podem ficar sem a avaliação semanal. Nesta semana andamos com o Jac T50 o SUV esportivo da Jac Motors do Brasil.  Antes de mais nada temos que agradecer ao Eduardo Picingher que mesmo nesse tempo nebuloso ainda continua disponibilizando a frota da Jac Motors para avaliação dos jornalistas.

 

O T50 continua sendo aquela opção que vai de encontro aos clientes que querem mais espaço e porta-malas, assim como mais tecnologia embarcada, apesar de que ambos possuem o mesmo conjunto mecânico. O SUV compacto mudou por fora e por dentro, melhorando muito.

 

Na propulsão, o motor 1.6 DVVT trouxe mais vitalidade ao utilitário esportivo da JAC Motors, mas seu calcanhar-de-aquiles ainda é o câmbio CVT, como no anterior, que tinha motor 1.5 JetFlex. Sem manual, como exige o mercado, o SUV mostra evolução.

 

Exterior

O JAC T50 ficou mais agradável em termos de estilo, recebendo um conjunto ótico com formas fluidas, mas ainda com a presença da grade hexagonal de design um pouco exagerado, mas que se tornou uma característica da marca chinesa.

Os faróis de neblina com lentes complexas e grande profusão de cromados ajudam a formar a cara deste SUV compacto, que ainda chama atenção pelo balanço dianteiro longo, assim como pelas colunas A que avançam bem sobre o capô, como numa minivan.

 

A área envidraçada é ampla na frente e lados, apesar das colunas C enormes, que reduzem a visibilidade na parte traseira. Entretanto, isso não é problema em manobras com o JAC T50, você logo vai saber por quê. As lanternas parcialmente em LED são elegantes apenas.

O para-choque preto em harmonia com as linhas laterais, que se elevam, dão ao JAC T50 uma individualidade importante diante da tendência dos carros chineses de se parecerem com modelos internacionais. As rodas de liga leve aro 16 bem desenhadas e as pinças de freio vermelhas reforçam a proposta de um visual levemente esportivo.

 

Interior

O interior foi a principal e mais importante mudança do T5 para o T50. O ambiente melhorou bastante e o conjunto frontal tem um acabamento que realmente chama atenção pelos detalhes, como os difusores de ar metalizados e o revestimento soft costurado ao centro.

 

Os comandos do ar condicionado automático e do sistema de áudio são harmoniosos, enquanto o cluster analógico tem bom visual, mas ainda é bem escuro de dia sob a luz solar. A tela de multimídia de 8 polegadas fica elevada e em boa posição.

 

O volante é bem completo, a coluna de direção apenas com ajuste vertical. Portas e o console ainda possuem desenho bem ergométrico e de fácil acesso.

 

Com ótima altura interna e bom espaço, o JAC T50 tem bancos dianteiros bem envolventes e com acabamento em couro/tecido interessante. O bagageiro com 400 litros supre bem as necessidades de uma família com filhos já grandes.

 

O diferencial do JAC T50 é o conjunto de assistência ao condutor. Já cumprindo seu papel de SUV compacto, ele acrescenta algo mais nesse caso, como o monitoramento em 360 graus, que ajuda nas manobras. Uma animação em 3D com o visual do carro.

Esta é um auxílio importante à segurança, pois, grava e faz fotos em determinados períodos ou ao comando do motorista, que agora manipula os dados na tela da central multimídia. Tudo pode ser salvo e compartilhado pelo smartphone em app dedicado. Recurso bom em caso de sinistro, pois, freada forte ou colisão serão registrados.

 

No mais, o JAC T50 2019 vem com aquele conteúdo que você já conhece, que no Pack 3 é acrescido de retrovisores com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, antena barbatana, rack no teto, bancos em couro, câmera 360, espelhamento Android/iOS (que é bem ruim), piloto automático, entre outros. Ele tem ainda partida por botão, ESP, TCS, Hill Holder e 2 USBs.

Nas estradas e na cidade

Se ele é bem completo, seu conjunto mecânico, no entanto, fica devendo. Isso não é em sua composição, que consiste num moderno motor 1.6 DVVT “personalizado” pelo grupo SHC com bons 138 cavalos a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm, abastecido apenas com gasolina.

 

Mesmo sem ser flex, este motor, tem números que entusiasmam, porém, quando se vê, na prática, ele até parece esboçar reações condizentes com os dados, mas não é isso o que acontece.

 

Sem ser áspero e exibir fraqueza demais em baixa, o 1.6 DVVT da JAC Motors poderia ser mais bem aproveitado com um câmbio que pudesse lhe oferecer condições de trabalho melhores. A transmissão CVT é muito longa, mesmo com a simulação de 6 marchas.

 

Então, em baixa rotação, o JAC T50 até sai de forma experta, mas logo perde fôlego e só começa a recuperar-se acima dos 3.500 rpm.

 

Apertando o pedal em retomadas e ultrapassagens, o ponteiro facilmente alcança 4.000 rpm e vai além sem muito esforço. Mesmo com mudanças na alavanca ou modo Sport, o motor não responde com tudo e começa a gritar em demasiado, buscando força em rotações elevadas.

Em consumo, no entanto, ele melhorou bastante com 13,7 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada, devido mais ao motor mais forte e movido apenas por gasolina do que ao CVT, que continua o mesmo.

 

O JAC T50 se comporta bem no dia a dia. A suspensão tem um bom ajuste, embora um pouco mais para maciez. Mesmo assim, em curvas mais fechadas, a inclinação da carroceria está menos acentuada do que no T5.

 

A direção é leve demais e exige atenção quando apenas com uma mão na direção. Poderia ser mais progressiva e firme. No caso dos freios, as pinças vermelhas são apenas decorativas e não correspondem ao que parecem indicar. O conjunto fica devendo um pouco em eficiência.

Nossa Avaliação

O JAC T50 2019 ganhou muito na atualização e realmente a marca chinesa está no caminho certo, o conjunto de 5 câmeras (frontal e 360) é o principal destaque e o seu consumo na estrada foi excelente (RJ-SP).

 

Para quem quer uma condução mais voltada para o conforto e não liga tanto para o desempenho, este SUV da SHC supre bem as necessidades e nós recomendamos o veículo para quem procura um SUV para viajar com sua família.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *