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Red Bull estuda copiar solução da Williams na asa dianteira durante temporada 2015.

O estranho “bico-mamilo” apresentado pela Williams parece ter agradado a Red Bull. Insatisfeita com o bico longo, o time austríaco cogita copiar a solução encontrada pelo time de Grove.

 

A Red Bull não está totalmente satisfeita com o que tem para 2015. Após tempos modestos na primeira bateria de testes coletivos em Jerez, o engenheiro-chefe Rob Marshall afirmou que os austríacos devem mexer no bico e que Williams é, hoje, o exemplo a ser seguido pela equipe na confecção da peça.

 

O engenheiro-chefe admitiu que uma solução parecida com o “bico-mamilo” usado pelo time de Grove parece a melhor opção, mas muito ainda pode acontecer e os planos ainda podem mudar na Red Bull.

 

“Dos bicos diferentes que tentamos, o da Williams é o que mais gostamos no momento. Não há dúvida que vão ter outros no futuro, e estou certo de que outras equipes estão preparando outros bicos, asas e sabe Deus o que mais. O que você vê no primeiro dia do primeiro teste não é o que sempre veremos acontecer mais tarde”, disse.

 

Marshall admitiu que a preparação do time austríaco não foi concluída antes dos testes em Jerez e que o time teve de se virar para ter o RB11 aprovado no teste de impacto.

 

“Tivemos algumas opiniões diferentes e começamos a fazer o programa de crash-test há tempos. Encontramos problemas que precisamos resolver e tentar alguns mais maleáveis e outros mais duros. Na realidade, chegamos a Jerez no limite. Não porque nossos programas de testes foram muito bem, até foi, mas porque começamos, como normalmente, a trabalhar tarde no design do carro”, seguiu.

 

Pat Symonds, diretor-técnico da Williams, admitiu que não foi fácil passar pelo teste de impacto da FIA com um bico tão mais curto que os rivais.

 

“É o equilíbrio de conseguir uma boa solução aerodinâmica e que seja uma que passe pelo crash-test. Nosso sentimento era que aerodinamicamente nós estávamos andando com um bico muito curto, mas claro que para passar facilmente pelo crash-test um bico mais longo seria melhor”, avaliou.

 

Symonds acredita que o time encontrou um bom bico e elogiou a peça especialmente por ser curta em relação aos bicos das outras equipes.

 

“Então, havia bastante equilíbrio ali. Estou bem satisfeito com a solução que conseguimos. Foi boa. Não foi fácil passar pelos testes, mas creio que temos um dos bicos mais curtos que mostra a qualidade do nosso design”, concluiu.

 

O melhor tempo da equipe em Jerez foi de Daniel Ricciardo, apenas o 13º no geral. Daniil Kvyat fez a 14ª melhor marca.

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