Renault é destaque em eventos internacionais sobre energia inteligente e cidades inovadoras em Curitiba.
A Renault é destaque, entre os dias 7 e 9 de maio, em importantes eventos que transformam Curitiba na capital nacional da mobilidade de baixo impacto ambiental: Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy Paraná 2014; lançamento da Rede Inteligente de Energia Elétrica (Paraná Smart Grid) da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2014) – Forum iCities. Líder mundial na comercialização de veículos elétricos no âmbito da Aliança Renault-Nissan, a montadora participa dos eventos com sua gama de veículos Z.E (Zero Emissões): Twizy, Kangoo e Zoe.
“Os veículos Zero Emissões da Renault são exemplos concretos de soluções em mobilidade urbana 100% limpas, inovadoras e tecnologicamente avançadas. Para a Renault o carro elétrico não é futuro, é agora”, destaca Olivier Murguet, Presidente da Renault do Brasil.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIAS INTELIGENTES – SMART ENERGY PARANÁ 2014
Os veículos elétricos Renault Twizy, de dois lugares e com um design inovador, estão presentes na Conferência Internacional de Energias Inteligentes para test drives. Realizado no Campus da Indústria – sede da Fiep no Jardim Botânico, o evento, que também conta com o patrocínio da Renault, tem por objetivo promover discussões sobre as tendências tecnológicas mundiais focadas no tema Smart Energy.
A Conferência trata do uso sustentável dos recursos naturais e a necessidade cada vez maior de pesquisas para o melhor aproveitamento de fontes alternativas de energia de baixo impacto ambiental. Com promoção da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), irá tratar das rápidas transformações tecnológicas e a consequente quebra de paradigmas na geração, distribuição e uso da energia, exigindo novos sistemas de medição e controle.
SMART GRID
Os veículos elétricos da Renault estão presentes também no showroom montado pela Copel, para o lançamento do Paraná Smart Grid, um avançado projeto-piloto de redes inteligentes de energia elétrica. Alcançando três bairros de Curitiba, o projeto combina uma série de inovações tecnológicas que vão reduzir o número e o tempo dos desligamentos na rede elétrica, medir o consumo de energia, água e gás à distância, descentralizar a geração de energia e servir de vitrine a várias aplicações que antecipam o futuro da infraestrutura energética nas cidades.
“Pretendemosalcançar um nível de automatização da rede elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de informações que permitem a reconfiguração da rede após uma interrupção no fornecimento possam ser realizados pelo próprio sistema”, explica o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CIDADES INOVADORAS (CICI 2014) – FÓRUM ICITIES
A Renault, pelo segundo ano consecutivo, é uma das patrocinadoras da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI) 2014, que tem como tema central “Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI”. Um estande montado em parceria com a Itaipu Binacional terá como atrações os veículos elétricos Zoe e Twizy. O Evento acontece na Universidade Positivo, que é uma das promotoras do evento ao lado do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e Prefeitura de Curitiba.
“O objetivo é promover o debate de propostas que promovam a prosperidade econômica e social, por meio de seis eixos: Mobilidade Urbana; Viver a Cidade; Infraestrutura, Tecnologias Sociais, Empreendedorismo e Eficiência”, destaca Rodrigo da Rocha Loures, Mentor da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014).
Paralelamente à CICI é realizado também o Fórum Internacional iCities, com a finalidade de atrair e desenvolver negócios ligados a cidades inteligentes. Uma cidade é considerada inteligente quando segue padrões de inovação relacionados ao transporte, infraestrutura, sustentabilidade, tecnologia e recursos naturais, entre outros aspectos.
RENAULT: LÍDER EM MOBILIDADE ZERO EMISSÃO
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo e desde o início da comercialização dos primeiros modelos, em 2011, foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança, que está investindo 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Somente a Renault vendeu mais de 19 000 veículos elétricos em 2013 no mundo, em um mercado que cresceu 83 % em relação a 2012.
A Renault, que traz o desenvolvimento de tecnologia em eficiência energética em seu DNA, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão), composta por 4 modelos: Renault Fluence, Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E. Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e representam uma tendência. “Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão”, afirma Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
VEÍCULOS ELÉTRICOS RENAULT NO MERCADO BRASILEIRO
No Brasil, Renault já comercializou 62 unidades da sua gama Z.E. (Zero Emissão), todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia: foram 2 carros para a CPFL (Zoe e Twizy); 54 para Itaipu Binacional (2 Twizy B.U., 32 em regime SKD e 20 Zoe), e outros 6 modelos (Kangoo Maxi Z.E) para Fedex.
“Hoje contamos com a parceria de grandes empresas para o desenvolvimento do projeto de veículos elétricos no país, os quais contribuem para a difusão desta nova tendência de mobilidade urbana”, destaca Silvia Barcik, coordenadora do projeto de veículos elétricos da Renault no Brasil.
Outra importante iniciativa para a Renault é o projeto Curitiba Eco-elétrico. Lançado em março deste ano pela Prefeitura Municipal de Curitiba através de uma parceria com a Aliança Renault-Nissan, Itaipu Binacional e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel) de Portugal, o projeto compreende a utilização de dez veículos elétricos da gama Renault – 5 unidades do Zoe, 3 do Kangoo Z.E e 2 do Twizy. Os veículos circularão por ruas, praças e parques de Curitiba a partir de junho, durante a Copa do Mundo, dando suporte às atividades recreativas e culturais, de ronda e patrulhamento. O projeto Curitiba Eco-elétrico compreende quatro fases de implantação, que se estenderão até 2020.