FORD RANGER dá a largada no Rally Dakar 2014 neste domingo.
A equipe Ford Racing faz sua estreia oficial no Rally Dakar 2014 que começa neste domingo, em Rosario, na Argentina, com duas picapes Ford Ranger. A corrida, conhecida como a mais difícil do mundo, é realizada pelo sexto ano consecutivo na América do Sul, com roteiro de 9.300 km passando pela Argentina, Bolívia e Chile. Ela terá 13 estágios e chegada no dia 18 em Valparaíso, no Chile.
O piloto argentino Lucio Alvarez e o co-piloto Ronnie Graue lideram a equipe Ford Racing, conduzindo a Ford Ranger número 308 na categoria T1. Nas provas preparatórias para o rali eles mostraram excelentes resultados. Um vídeo dos testes da picape em terreno arenoso, como os que serão enfrentados na maior parte do percurso, pode ser visto neste link.
A dupla participou pela primeira vez do Rally Dakar em 2011 e chegou em 15º lugar na classificação geral. Em 2012, conquistou um impressionante quinto lugar e, em 2013, estava na terceira posição quando um problema mecânico os fez cair para 27º. Mesmo assim, mostrou determinação e voltou para a luta, terminando em 10º.
A segunda Ford Ranger é tripulada pelos sul-africanos Chris Visser e Japie Badenhorst, com o número 329. Ambos são muito conhecidos nas competições do seu país e, além de vencer o Campeonato Cross Country da África do Sul em 2010, foram vice-campeões em 2012 e 2013. Esta será sua primeira participação no Dakar. Em 2013, o rali foi visto por mais de 1 bilhão de pessoas pela TV em todo o mundo.
“O Dakar é realmente uma vitrine internacional para veículos off-road”, diz Dave Schoch, presidente da Ford Ásia e Pacífico. “Estamos satisfeitos em reunir um time global que tem um excepcional conhecimento do evento para competir com a Ford Ranger, que é reconhecida pela sua qualidade dinâmica e capacidade de rodagem em diferentes tipos de terreno.”
Roteiro
Durante vários anos, os organizadores do Dakar tentaram adaptar a rota do rali ao terreno da América do Sul para permitir a participação de vários tipos de veículos. Na edição de 2014, cinco etapas especiais terão rotas completamente separadas, com motos e quadriciclos em uma e carros, picapes e caminhões em outra. No total, a separação inclui cerca de 2.000 km de etapas cronometradas, cobrindo mais de 40% do percurso.
Além de permitir que motos e triciclos tenham pistas mais técnicas e estreitas, a separação aumenta a segurança, evitando ultrapassagens que exigem mais cuidado. Sem contar que esses estágios estão concentrados na primeira parte do rali, quando há muitos veículos na pista.
O desempenho da equipe Ford Racing no Rally Dakar poderá ser acompanhado pelo site internacional www.FordAtDakar.com, pelo Facebook (www.facebook.com/FordAtDakar) e Twitter (@FordAtDakar e #FordAtDakar).