Fenabrave

Cresce movimento de concessionárias antes do IPI maior.

O anúncio, na semana passada, do aumento do IPI (Impostos sobre Produtos Industrializados) sobre automóveis fortaleceu as vendas neste fim de ano.

Muitos consumidores decidiram adiantar as compras para aproveitar a alíquota mais baixa e o movimento nas concessionárias na cidade de São Paulo foi mais intenso nos últimos dias do que em anos anteriores, segundo vendedores de lojas do setor.

Nas oito lojas do grupo Itacolomy-Itororó, da Chevrolet, foram vendidos cem carros desde o anúncio da mudança, na véspera do Natal.

O número é o dobro da média vendida no período, que costuma ser fraco, segundo Márcio Chadi, gerente de vendas do grupo. Ele estima uma alta de 4% nos preços dos carros com o aumento do IPI.

Para Marcos Leite, gerente do grupo Amazon-Volkswagen, as vendas poderiam ter sido ainda maiores se o anúncio não tivesse sido “em cima da hora”, no Natal. Nas concessionárias do grupo, as vendas cresceram 25%.

O aumento gradual do IPI começa a valer a partir de amanhã. Para os carros 1.0 a 2.0 com tecnologia flex (álcool ou gasolina), o IPI vai subir de 7% para 9%. No caso dos veículos 1.0 a 2.0 movidos a gasolina, a alta do imposto será de dois pontos percentuais, para 10%.

Para utilitários e carros 1.0, a alíquota subirá de 2% para 3%. Essa alíquota permanece até o fim de junho, quando ocorrem novos reajustes.

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