Mitsubishi Cup abre temporada 2015 nas estradas de terra e cascalho de Ribeirão Preto (SP)
Repleto de novidades, rali cross-country de velocidade chega à cidade paulista no dia 28 de março
A poeira volta a subir com o início da temporada 2015 da Mitsubishi Cup, o rali cross-country de velocidade mais tradicional do Brasil. Uma das praças mais conhecidas no calendário da Mitsubishi, Ribeirão Preto (SP), receberá duplas de todo o Brasil para a 1ª etapa da competição, no dia 28 de março.
“Ribeirão Preto sempre nos recebe muito bem e é uma cidade excelente para a abertura de uma temporada que será repleta de novidades, como a estreia do ASX R”, comenta Guilherme Spinelli, diretor da Ralliart Brasil, divisão de alta performance da Mitsubishi Motors.
Preparado pela Ralliart Brasil, o ASX R é um crossover exclusivo para a Mitsubishi Cup baseado no modelo de rua. Ele passa a integrar o grid ao lado das categorias Pajero TR4 ER, Pajero TR4 ER Master, L200 Triton ER e L200 Triton RS.
As cinco categorias participarão de três provas com trajeto de aproximadamente 35 quilômetros totalmente inédito. Como é característico da região, o piso pode variar entre estradas de terra dura e trechos com muito cascalho e pedras. Dois fatores que exigirão bastante atenção dos navegadores são os radares colocados em travessias de pontes e também a cana alta, que diminui a visibilidade e cria várias curvas “cegas”.
“Vamos ver quem vai se sair melhor nas estradas de Ribeirão Preto. Preparamos tudo para uma etapa cheia de emoção”, comenta Spinelli.
Pilotos, navegadores, familiares e convidados terão à disposição um grande lounge montado na própria fazenda onde serão realizadas as provas. Projetado para proporcionar momentos de descontração e descanso, o espaço terá ótima visibilidade da largada e de boa parte das três provas do sábado.
Novidades 2015
A grande novidade da temporada 2015 da Mitsubishi Cup é o ASX R, novo modelo de alta performance da marca dos três diamantes. Preparado pela Ralliart Brasil, ele tem câmbio manual de 5 marchas, sistema de tração “Electronic Control 4WD” e é equipado com motor 2.0 MIVEC, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, injeção multipontos com controle eletrônico e potência de 172 cv e 23,1kgf.m, podendo atingir a velocidade máxima de 185 km/h.
“Será a primeira vez que teremos um crossover em nossos ralis. Além disso, com a estreia do ASX R, poderemos acompanhar quatro modelos no grid da Mitsubishi Cup, algo inédito até aqui”, ressalta Spinelli.
Os pilotos participarão da categoria pelo sistema de locação sit&drive, no qual toda a logística, desenvolvimento, preparação e manutenção ficam por conta da equipe de engenheiros e mecânicos da Ralliart Brasil.
Outra novidade para a temporada 2015 é a venda de L200 Triton ER para pilotos. Essa medida visa dar mais opções para as equipes privadas e pilotos proprietários. Esse formato permitirá que o piloto e a equipe possam usar o modelo da Mitsubishi Cup em outras provas de rali do Brasil, inclusive no Rally dos Sertões.
“A L200 Triton ER coleciona ótimos resultados em várias competições. É o carro bicampeão invicto do Rally dos Sertões na categoria Super Production, e uma ótima opção para a Mitsubishi Cup”, explica Spinelli.
Sistema de pontuação e zonas de espetáculo
Assim como em 2014, duas, das sete etapas da temporada, terão duas provas, e não três. No entanto, cada uma delas terá aproximadamente 50 quilômetros de extensão nessas etapas, e não em torno de 30 como em todas as outras.
“A ideia de exigir uma estratégia diferente das duplas foi bem vinda entre os participantes”, afirma Guiga. “Evidentemente que sempre o mais rápido ganhará, mas com provas com quase o dobro de tempo e de quilômetros, outras duplas tem a chance de se destacar”, completa.
O sistema de pontuação continua o mesmo que foi adotado em 2014. As duplas poderão ter até quatro provas descartadas, com exceção da última etapa, que não será permitido o descarte, aumentando ainda mais a competitividade.
Para deixar o público mais próximo de suas duplas preferidas, em algumas etapas do ano serão montadas zonas de espetáculo, uma grande área para as pessoas acompanharem de perto as disputas na pista, com saltos e curvas planejadas para que os participantes deem um show de pilotagem. Além disso, os vencedores terão uma pontuação extra no campeonato.
Mais informações no site www.ralliartbrasil.com.br, pelo Facebook (www.facebook.com/ralliartbrasil) e pelo Twitter (@nacaomitsubishi).
A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Axalta, Itaú, Tranzero, Petrobras, Pirelli, Magneti Marelli, Unirios, Clarion, Sky, Italspeed, STP e Artfix.