Categ. InternacionaisNotíciasWEC

24 Horas de Le Mans – Em busca de mais uma vitória da Aston Martin na maior prova do endurance mundial.

Três Aston Martin Vantage GTEs vão lutar para continuar o recente recorde de GT do carro na 90ª corrida deste fim de semana das 24 Horas de Le Mans. Desde a virada da década, um Aston Martin terminou no pódio em todas as classes em que participou na corrida de automóveis mais famosa de todas – incluindo duas gloriosas vitórias em 2020.

Agora, com o campeão do Mundial de Endurance da FIA de 2017 [WEC] GTE-Am Paul Dalla Lana (CDN) e seus companheiros de equipe da NorthWest AMR Nicki Thiim (DEN) e David Pittard (GBR) liderando a classificação da classe deste ano, e Vantage tendo definido o ritmo em ambas as rodadas de abertura – as 1000 milhas de Sebring, nos EUA, e as 6 Horas de Spa – a marca britânica de carros esportivos de ultraluxo inicia o evento mais importante do calendário de corridas de resistência como um dos favoritos.

O evento marca o quinto ano da participação do Vantage GTE em Le Mans. Sua vitória dupla em 2020 continua sendo o destaque, quando os trabalhos #97 Vantage conduzidos por Alexander Lynn (GBR), Maxime Martin (BEL) e Harry Tincknell (GBR) venceram a Ferrari em um lendário duelo de classe GTE Pro de longa corrida, enquanto os companheiros de equipa Thiim, Marco Sørensen (DEN) e Richard Westbrook (GBR) terminaram em terceiro. Na mesma corrida, a TF Sport levou o Vantage GTE, em sua estreia no GTE Am, a uma brilhante vitória para Jonny Adam (GBR), Charlie Eastwood (IRL) e Salih Yoluc (TUR).

Em 2021, a TF Sport chegou perto novamente, ficando em segundo lugar na classe para Ben Keating (EUA) e sua equipe #33. O americano e a equipa TF Sport regressam este ano com um alinhamento ainda mais forte que inclui o bicampeão mundial FIA GT Sørensen e Henrique Chaves (POR). Até agora, nesta temporada, o carro começou todas as corridas da pole position, antes de terminar em segundo. A corrida significa que Keating e Sørensen estão apenas seis pontos atrás da equipe NorthWest AMR no topo da classificação.

Embarcando em sua quarta temporada no campeonato mundial, o Vantage continua sendo um candidato ao título formidável como sempre. Alimentado por uma versão desenvolvida para corrida do motor V8 de quatro litros e twin-turbo encontrado no carro de estrada do qual deriva, este protótipo derivado do carro GT foi conquistador na categoria WEC GTE Pro durante o 2019 /2020 temporada. Ele registrou cinco vitórias em oito corridas, incluindo as classes Pro e Am nas 24 Horas de Le Mans de 2020, o carro levou a Aston Martin ao título do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA GT e levou Thiim e Sørensen à coroa de pilotos. No total, conquistou 12 vitórias de classe até agora no WEC.

As 24 Horas de Le Mans são a terceira rodada do WEC 2022, que conta com seis rodadas, começando com as 1000 Milhas de Sebring (EUA) em 11 de março, seguidas pelas 6 Horas de Spa em 8 de maio. Depois de Le Mans, a série segue para a Itália para as 6 Horas de Monza em 10 de julho. O WEC retorna ao Japão pela primeira vez desde 2019 para as 6 Horas de Fuji (ITA) no dia 11 de setembro. A série terminará com uma corrida de oito horas no Bahrein em 12 de novembro.


            

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *