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Yamaha apresenta nova Ténéré 250 BlueFlex

A Ténéré 250 chega ainda mais versátil em seu modelo 2016. Já reconhecida por ser um modelo confortável, de fácil pilotagem, com boa autonomia e digna representante da aventureira família Ténéré, o modelo passa a ter tecnologia BlueFlex, que permite o abastecimento com gasolina, etanol ou a mistura de ambos os combustíveis em qualquer proporção. Outra grande novidade é a traseira da Ténéré 250 Blueflex, que ganhou novo bagageiro com capacidade de carga aumentada de 4,7 kg para 7,0 kg (incluindo peso do bauleto) e alças de apoio lateral mais ergonômicas, em alumínio, nova lanterna em LED e protetor de escapamento em preto fosco.

 

O novo desenho da chave e a introdução do moderno painel totalmente digital com iluminação branca em LED, inspirado no conjunto que equipa a Super Ténéré 1200, ainda traz outra novidade: indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica.

 

O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetros com funções: total,  duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, Blueflex, farol alto, neutro e alerta de motor).

 

A motocicleta conserva características que a consagraram no segmento de 250 cilindradas. Entre elas, o assento de formato ergonômico, os faróis duplos alusivos ao do modelo Super Ténéré 1200, o para-brisa, que protege o piloto, e o tanque, com a prática tampa em estilo airplane, e capacidade para 16 litros, sendo 4,8 de reserva.

 

Já os grafismos, mais dinâmicos, valorizam o nome Ténéré, referência entre modelos aventureiros e que significadeserto no idioma Tuaregue. A Ténéré 250 Blueflex chega às concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de maio no tradicional azul, além do branco e cinza fosco e, agora também, na cor marrom metálico, pelo preço sugerido de R$ 15.015,00. O modelo tem garantia de um ano sem limite de quilometragem.

 

Novo motor BlueFlex

A Ténéré 250 2016 agora conta com a avançada tecnologia BlueFlex e estará disponível unicamente nesta versão. Seu propulsor monocilíndrico, de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo, de 249,45 cm³, com comando simples no cabeçote (SOHC), tem potência máxima gerada de 20,7 cv quando abastecida com gasolina e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m quando com etanol e 2,09 kgf.m quando gasolina, disponíveis a 6.500 giros. O motor com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido de cerâmica, material similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência, o que aumenta sua confiabilidade.

A Ténéré 250 Blueflex passa a adotar a luz BlueFlex no painel. Esta, quando acesa de maneira permanente, indica que o Sistema Yamaha de Segurança está em funcionamento. Nessa situação, o condutor deverá aguardar que a luz BlueFlex se apague para engatar uma marcha. Caso o mesmo engate uma marcha com a luz acesa o motor será desligado automaticamente pelo sistema.

 

Ciclística trail

O conjunto ciclístico acertado da Ténéré 250 Blueflex permanece para 2016 e conserva o garfo telescópico dianteiro com curso de 220 mm, que traz protetores de bengala emborrachados. Já a suspensão traseira faz uso de balança monoamortecida tipo monocross com link, cujo curso da roda é de 200 mm. Facilmente ajustável, a suspensão traseira tem sistema de regulagem na pré-carga da mola.

 

Nos freios, o destaque fica por conta do sistema hidráulico com disco dianteiro de 245 mm de diâmetro e pinça com dois pistões e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro com pinça de pistão único.

 

As rodas raiadas em aço oferecem segurança em vias sem asfalto. As mesmas calçam pneus Metzeler Tourance, com medidas 80/90-21 M/C 48S na dianteira e 120/80-18 M/C 62S na traseira, com aptidão também para deslocamentos em vias pavimentadas. A nova Ténéré 250 Blueflex chega, portanto, a um novo patamar de tecnologia para marcar época na renomada família de motocicletas aventureiras.

 

FICHA TÉCNICA YAMAHA XTZ250 TÉNÉRÉ

 

Motor

 

SOHC 2 válvulas
Refrigeração a Ar
4 Tempos
Cilindrada (cm³) 249,45
Quantidade de cilindros 1
Diâmetro X curso (mm) 74 x 58
Taxa de compressão 9,8:1
Torque máximo (kgf.m/rpm) 2,1 / 6.500 Etanol

2,09 / 6.500 Gasolina

Potência máxima (cv/rpm) 20,7 / 8.000 Gasolina
20,9 / 8.000 Etanol
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter Úmido
Capacidade de óleo do motor (L) 1,55
Tipo de combustível Gasolina / Etanol
Capacidade do tanque de combustível (L) (reserva) 16 (4,8L)
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI
Bateria 12V 6 Ah
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multi-disco
  Úmida
Câmbio 5 velocidades
Relação de marchas:  
36/14 = 2.571
32/19 = 1,684
28/22 = 1,273
26/25 = 1,040
23/27 = 0,852
Ângulo de caster 26º   30′
Tipo de chassi Berço semi-duplo
Trail (mm) 103
Pneu dianteiro METZELER TOURANCE 80/90 – 21 M/C 48S
Pneu traseiro METZELER TOURANCE 120/80 – 18 M/C 62S
Ø do freio dianteiro (mm) 245
Ø do freio traseiro (mm) 203
Comprimento total (mm) 2.135
Largura total (mm) 830
Altura total (mm) 1.375
Altura do assento (mm) 865
Altura mínima do solo (mm) 265
Peso líquido (motocicleta + fluidos e tanque cheio) (kg) 154
PBT (peso líquido + 2 pessoas + capacidade de carga (kg) 314
Raio mínimo de giro (mm) 2.000
Distância entre eixos (mm) 1.390
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Balança traseira tipo Monocross com link
Curso da suspensão diant.(mm) 220 (suspensão) / 220 (roda)
Curso da suspensão tras. (mm) 65 (suspensão) / 200 (roda)

Sobre a Yamaha do Brasil

A marca dos três diapasões – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos, se estabeleceu no Brasil em 1970 com a Yamaha Motor do Brasil Ltda. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no País. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia Ltda. Hoje são 25 diferentes versões e 20 modelos de motocicletas, 07 ATV´s (quadriciclos), 09 WaveRunner (veículos aquáticos), 20 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 450 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade. O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil Ltda, Yamaha Motor da Amazônia Ltda, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio Ltda, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros Ltda, Yamaha Motor Componentes da Amazônia Ltda e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações Ltda. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil é um importante polo produtor e exportador para grupos seletos e exigentes como, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul. Para mais informações, acesse http://www.yamaha-motor.com.br/https://www.facebook.com/YamahaMotorBrasil?fref=ts ou https://twitter.com/yamahamotorbra

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