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Volvo revela a primeira imagem externa do Novo XC90

Com apresentação marcada para daqui a duas semanas em Estocolmo, modelo será o primeiro a usar plataforma Scalabre Product Architecture (SPA)

A Volvo Cars revela hoje a primeira imagem externa do Novo Volvo XC90 – a ser apresentado daqui a duas semanas em Estocolmo. Ele será o primeiro carro da gama produzido na plataforma Scalabre Product Architecture (SPA), uma tecnologia de chassi modular desenvolvida pela marca.

A imagem revela parte da dianteira do Novo XC90, que será reconhecido por seus faróis com luzes diurnas em formato de T, apelidadas de “Martelo de Thor” pelo time de design, pela similaridade com a arma do famoso deus nórdico do trovão.

“Qualquer um que olhar no retrovisor saberá imediatamente que se trata de um Novo XC90 atrás dele”, explica Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars. “O XC90 é um carro que marcará presença nas ruas.”

A plataforma SPA vem sendo desenvolvida durante os últimos quatro anos como parte do plano de US$ 11 bilhões para a transformação da marca. Esse plano começa com o Novo XC90 e terá continuidade, no futuro, com os novos produtos da gama.

São dois os principais benefícios da plataforma SPA: primeiro, a flexibilidade, que permitiu aos engenheiros e designers da Volvo a liberdade de agregar uma enorme variedade de novos e atraentes componentes de design; depois, a dirigibilidade ampliada, com a introdução de tecnologias inéditas de segurança e conexão com o automóvel, além do maior espaço interno.

“A plataforma SPA e o XC90 são evidências claras de nossa estratégia Volvo-by-Volvo. O XC90 é uma combinação única de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança que elevarão a categoria de SUV a uma nova dimensão, da mesma forma que o XC90 original fez em 2002”, explica Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.

Além disso, a plataforma SPA vai mudar a forma da Volvo produzir seus carros no futuro, permitindo a construção de uma gama extensa de modelos, motorizações, sistemas elétricos e tecnologias – com todo tipo de complexidade – para ser montados em uma mesma arquitetura, com significativa economia de escala.

“A plataforma SPA nos permite um reinício tecnológico. Cerca de 90% dos componentes do Novo XC90, e dos próximos modelos, são novos e únicos. Nós estamos elevando os níveis para o topo da gama premium, nos quesitos de qualidade e tecnologia”, explica Mertens.

Mais liberdade para os designers

Com a plataforma SPA, as limitações anteriores de design como distância entre eixos, de balanço frontal e traseiro, peso total e peso no eixo dianteiro foram eliminadas.

“Isso criou uma enorme liberdade para nós projetarmos carros com design elegante, proporções dinâmicas e assinaturas de estilo. Nossos três carros-conceito recentemente apresentados demonstraram essa capacidade. Mesmo o XC90 sendo um carro completamente diferente, você vai reconhecer suas linhas instantaneamente, quando ele for revelado em duas semanas”, explica Thomas Ingenlath.

Prazer ao dirigir e flexibilidade

A nova tecnologia de chassis SPA reduziu o peso e melhorou sua distribuição, aumentando o prazer ao dirigir, sem comprometer o conforto ao rodar. A plataforma SPA permitiu uma flexibilidade maior dentro do carro. O Novo XC90 traz um inovador design de bancos, que aumenta o espaço interno para os passageiros na segunda e na terceira fileira, ajudando a tornar o XC90 um genuíno sete lugares.

A capacidade de deslizamento de todos os bancos da segunda fileira pode ser usada para criar mais espaço para as pernas da terceira fileira, ou mesmo aumentar a capacidade de carga. Os bancos da terceira fileira oferecem o máximo conforto para passageiros de até 1,70 m.

“A plataforma SPA nos permitiu criar o primeiro SUV descompromissado”, explica Mertens. “Você tem a agilidade de um carro pequeno e baixo, com a sensação de comando sobre o carro e um espaço generoso, além da adrenalina entregue pelas motorizações, que oferecem uma combinação imbatível de potência e baixas emissões. Além disso, é claro, carrega o emblema da Volvo, que significa segurança de ponta como item de série.”

Combinação imbatível de potência e economia

O Novo Volvo XC90 oferecerá uma gama completa de motores Drive-E, todas proporcionando imbatível combinação de desempenho e economia de combustível. A família modular de dois litros e quatro cilindros, a diesel e a gasolina, terá vários níveis de sobrealimentação para cobrir toda a gama, desde alta potência e alto torque, até versões com elevada eficiência de consumo.

O topo da gama, o XC90 “Twin Engine”, combina um motor dois litros, de quatro cilindros em linha, com supercharger e turbo, a gasolina, com um motor elétrico que oferece insuperável combinação de potência e baixas emissões – cerca de 400 cv com emissões de CO2 em torno de 60g/km (usando o ciclo NEDC).

A plataforma SPA é apta a integrar sistemas de eletrificação em todos os níveis, sem que, para isso, se ocupem espaços internos ou de carga.

Segurança ampliada

A plataforma SPA ajuda a Volvo Cars a manter a reputação global de segurança, sem comprometer o design, o tamanho ou o peso. Parte disso se deve ao extenso uso de aço boro de alta resistência, que permite fazer um carro compacto e seguro ao mesmo tempo.

Ela também inclui uma inovadora estrutura elétrica, que eleva o nível de inteligência do carro de forma significativa. Isso é desenhado para simplificar a integração de novas tecnologias em áreas que se atualizam rapidamente, como em microprocessadores, sensores e câmeras. É algo que facilita a incorporação de novas soluções de segurança antiacidente – além de auxiliar a integração de sistemas multimídia e opções de conectividade.

“Nós criamos uma coluna cervical que tem o controle sobre todas as conexões do veículo. Isso é único na indústria”, explica Mertens.

Benefícios industriais

Além dos benefícios para o produto, a arquitetura modular também traz ganhos industriais. A plataforma SPA permite que a Volvo desenvolva uma gama de produtos com os mesmos tipos de módulos e interfaces, além dos mesmos sistemas modulares e componentes, em um sistema de produção flexível. Isso significa que todos os modelos da Volvo da gama 60 para cima poderão utilizar a mesma linha de produção, sem aumentar a complexidade do sistema.

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