ImportadosVeículosVolvoVolvo Cars

Volvo Cars – O Sedã Premium S60.

Um dos principais destaques da Volvo Cars é a versão R-Design do S60, sedã Premium que ganhou nota máxima em segurança em testes feitos pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS). O instituto americano de segurança viária, reconhecido como um dos mais importantes dos Estados Unidos, conferiu esse título ao sedã sueco em um novo e severo teste de impacto.

O sedã atrevido, concebido segundo o conceito Designed Around You, é um carro “destinado a pessoas diferenciadas que buscam desempenho e sofisticação com o mais alto nível de segurança”, como afirma Paulo Solti, presidente da Volvo Cars para o Brasil e para a América Latina.

Seguindo a premissa de desempenho, o S60 traz três opções de motores turbo de alta performance: 180 cv, 240 cv e 304 cv. O sedã está disponível nas versões Comfort, com motores T4 (180 cv) e T5 (240 cv), T5 Dynamic (240 cv) e T6 R-Design AWD (304 cv).

S60_2 S60_3 S60_detalhe1

Três versões

Desde o modelo de entrada, o S60 Comfort T4 (180 cv) e T5 (240 cv) traz uma série de equipamentos que conferem conforto e conveniência a quem o dirige: bancos e volante revestidos de couro, ar-condicionado digital, sistema de controle da qualidade do ar, sistema de áudio de alta performance com oito alto-falantes com tela de 5 polegadas e conexão via Bluetooth para celulares e reprodutores de áudio via audiostreaming, bem como entradas auxiliares para iPod e dispositivos USB.

Em segurança, o modelo é imbatível: seis airbags distribuídos por todo o carro, freios ABS, controle de tração e estabilidade, controle anticapotamento e o sistema City Safety, que pode evitar colisões até 50km/h, freando o carro caso o motorista não esboce reação diante da presença de veículos ou obstáculos a sua frente.

O modelo Dynamic, por sua vez, traz o motor T5 de 240 cv e ainda mais equipamentos de conforto: além dos itens oferecidos na versão Comfort, o modelo agrega teto solar elétrico, faróis xênon adaptativos, sensores de luz, chuva e de estacionamento traseiro, assento do motorista com regulagem elétrica e memória, dentre outros equipamentos.

R-Design

A versão topo de linha do S60 é a R-Design. Nessa versão, o sedã traz o máximo de desempenho, com o potente motor 3.0 de seis cilindros em linha turbo, com injeção direta e 304 cv. A transmissão é de seis velocidades Geartronic com tração integral AWD.

O R-Design confere dinamismo e conforto com elementos exclusivos. Por dentro, o modelo traz volante R-Design e bancos esportivos revestidos de couro com maior apoio lateral, e pedaleiras de alumínio, que garantem a firmeza necessária a uma condução mais esportiva.

O painel de instrumentos tem fundo azul, exclusivo dos modelos com a assinatura R-Design. O console central flutuante agrega os controles do sistema multimídia e de climatização em um design elegante e intuitivo.

Por fora, o modelo tem dianteira agressiva com para-choque e grade esportiva com acabamento black piano. A traseira traz extratores de ar e saídas duplas de escapamento cromados.

Frisos de alumínio emolduram os vidros laterais, enquanto as capas de retrovisores, do mesmo material, reforçam o contraste com a carroceria. As rodas de 18 polegadas no modelo Ixion e o chassi esportivo complementam o visual marcante do modelo.

Como itens de conforto, a versão T6 R-Design AWD traz, além dos equipamentos já citados nas versões anteriores, piloto automático adaptativo, que controla a velocidade e a distância do carro da frente automaticamente, sistema de áudio mais aprimorado, com tela de sete polegadas, DVD e GPS, assentos dianteiros com regulagem elétrica, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e com câmera traseira de estacionamento que sinaliza os obstáculos e indica a direção de acordo com o ângulo da direção.

Na segurança, a versão R-Design também oferece Detector de Pedestres, que indica a presença de pedestres na frente do veículo, freando o carro automaticamente para minimizar os riscos de atropelamento.

Volvo On Call

O Volvo On Call é um equipamento de segurança e conveniência que conecta o veículo a uma central de atendimento, utilizando sinais de telefonia e satélite, e presta assistência ao proprietário do veículo 24 horas por dia, 7 dias por semana, em situações de emergência ou de comodidade.

A central de atendimento oferece assistência em caso de acidentes, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo, além de serviços de comodidade como destravamento remoto de portas ou informação sobre a localização do veículo.

Em situações de emergência extrema, o Volvo On Call aciona socorro mesmo que o motorista não tenha condições de fazê-lo sozinho. Todos os modelos S60 contam com a tecnologia de série.

 

Dados técnicos do S60 e tecnologias de segurança

 

  • Controle Avançado de Estabilidade (ASC – Advanced Stability Control)

Esse dispositivo possui sensores que identificam qualquer tendência a derrapagem desde o estágio inicial. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) atua com mais antecedência e precisão.

  • Controle de tração nas curvas (CTC – Corner Traction Control)

Considerado um aperfeiçoamento do sistema DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração), o Corner Traction Control, utiliza a tecnologia de transferência de torque para que o carro possa fazer curvas de forma ainda mais suave. Ao fazer uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as rodas externas. Isso permite ao motorista realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle.

  • Piloto Automático Adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control)

Esse sistema, disponível na versão T6 R-Design, mantém, automaticamente, a distância programada pelo motorista do veículo à frente e pode ser usado tanto em estradas como na cidade.

  • Detector de pedestres (Pedestrian Detection)

O Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa, disponível na versão T6 R-Design, detecta a presença de pedestres nas ruas e freia o veículo em velocidades até 35 km/h caso haja risco de impacto. Esse sistema é especialmente eficiente nos casos em que o motorista não esboça nenhuma reação ante o pedestre. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalado na parte frontal do carro.

  • City Safety

O City Safety é item de série no S60. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente – ou quando está dirigindo muito rápido em direção a um objeto parado. Agora, o sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos em uma velocidade de até 50 Km/h.

Preços e versões

  • S60 T4 Comfort: R$ 111.900
  • S60 T5 Comfort: R$ 119.900
  • S60 T5 Dynamic: R$ 133.400
  • S60 T6 R-Design: R$ 195.900

Ficha Técnica Volvo S60 T4

 

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), variação de válvulas, injeção direta, gasolina
Cilindrada: 1.596 cm3
Potência: 180 cv a 5.700 rpm
Torque: 24,5 kgf.m entre 1.600 rpm e 5.000 rpm

Taxa de compressão: 10,0:1

Aceleração de 0-100 km/h: 9,0s
Transmissão: Câmbio Powershift de seis velocidades; tração dianteira

Comprimento: 4,63 metros

Largura: 1,86 metros

Altura: 1,48 metros

Entre-eixo: 2,77 metros

Peso: 1.486 kg
Capacidade de Carga (V210–2): 380 l
Capacidade de Combustível: 67.5 l
Suspensão dianteira: Independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente com braços múltiplos (Multilink), molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e EBD, controles de estabilidade e de tração e City Safety

Ficha Técnica Volvo S60 T5

 

Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), variação de válvulas, injeção direta, gasolina
Cilindrada: 1.999 cm3
Potência: 240 cv a 5.500 rpm
Torque: 32,6 kgf.m entre 1.800 rpm e 5.000 rpm

Taxa de compressão: 10,0:1

Aceleração de 0-100 km/h: 7,5s
Transmissão: Câmbio Powershift de seis velocidades; tração dianteira
Comprimento: 4,63 metros

Largura: 1,86 metros

Altura: 1,48 metros

Entre-eixo: 2,77 metros

Peso: 1.516 kg
Capacidade de Carga (V210-2): 380 l
Capacidade de Combustível: 67.5 l
Suspensão dianteira: Independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente com braços múltiplos (Multilink), molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e EBD, controles de estabilidade e de tração, City Safety

Ficha Técnica Volvo S60 T6

 

Motor: Dianteiro, transversal, seis cilindros em linha, 24 válvulas, comando duplo variável (DOHC), injeção direta, gasolina
Cilindrada: 2.953cm3
Potência: 304 cv a 5.600 rpm
Torque: 44,9 kgf.m entre 2.100 rpm e 4.200 rpm

Taxa de compressão: 9,3:1

Aceleração de 0-100 km/h: 6,1s
Transmissão: Câmbio automático de seis velocidades; tração integral AWD
Comprimento: 4,63 metros

Largura: 1,86 metros

Altura: 1,48 metros

Entre-eixo: 2,77 metros

Peso: 1.684 kg
Capacidade de Carga (V210-2): 380 l
Capacidade de Combustível: 67.5 l
Suspensão dianteira: Independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente com braços múltiplos (Multilink), molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, com ABS e EBD, controles de estabilidade e de tração, controle de tração em curvas, sistema de detecção de pedestres e City Safety.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *