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Volvo apresenta ônibus elétrico para produção em série.

A Volvo Buses revela pela primeira vez seu novo ônibus elétrico na configuração 12 metros, para produção em série, durante a Bus World, que acontece na Bélgica de 16 a 21 de Outubro. Isto significa que a linha de ônibus eletrificados da empresa está completa. O novo Volvo 7900 Electric tem operação silenciosa e livre de emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que a versão diesel correspondente. As vendas do novo veículo iniciam em 2016.

 

O ônibus elétrico conceito da marca foi apresentado em junho deste ano e está em operação em Gotemburgo. Agora, a empresa dá um grande passo e apresenta seu novo ônibus elétrico em configuração comercial, pronto para o mercado.

 

“Estamos alcançando mais um marco em nossa busca por um transporte sustentável e um ambiente urbano mais limpo e mais silencioso no futuro. Já podemos oferecer uma linha de produtos completa, que permite o estabelecimento de um sistema de transporte urbano com ônibus eletrificado. Soluções que possibilitam que qualquer cidade avance em direção ao futuro”, diz Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

 

Ônibus de 12 metros silencioso e isento de emissões

O Volvo 7900 Electric opera silenciosamente e sem emissões, sendo cerca de 80% mais eficiente em energia do que o correspondente convencional a diesel. As baterias de íon de Lítio são carregadas tanto com a energia gerada pelo veículo ao frear, como pela rede de energia elétrica no ponto final de cada linha. O carregamento usando a rede elétrica leva entre três e seis minutos¹. Cada minuto de carga permite de 5-10 minutos de deslocamento. O ônibus foi projetado para rotas de entre 10-20 km. A oportunidade de recarregar no ponto final cria uma infraestrutura de ônibus elétrico cujo tamanho e peso deixam de ser afetados pelo tamanho da bateria. O ônibus de 12 metros com dois eixos tem carroceria de alumínio, três portas, piso baixo e um interior claro e arejado.

 

Serviços e infraestrutura de recarga

O Volvo 7900 Electric será comercializado com uma solução completa e pronta para uso (turnkey), que inclui financiamento, manutenção do veículo e da bateria. A infraestrutura de recarga também será incluída no pacote através da cooperação entre a Volvo, a Siemens e a ABB. Junto com parceiros locais, a Volvo Buses pode oferecer serviços de oficina. Configurações de velocidade e outras características da gestão do zoneamento, serviços de pátio e gestão de tráfego são oferecidos como opcionais.

 

Linha abrangente de ônibus eletrificados

Com o lançamento do Volvo 7900 Electric, a Volvo Buses passa a oferecer uma abrangente linha de ônibus eletrificados, que inclui o Volvo 7900 Híbrido (também disponível no modelo articulado) e o Volvo 7900 Elétrico Híbrido. No total, a Volvo já comercializou mais de 2200 ônibus eletrificados desde o lançamento dos primeiros híbridos em 2010.

 

ElectriCity

Os três ônibus elétricos conceito apresentados pela Volvo em junho, estão em operação regular em Gotemburgo. Eles fazem parte do ElectriCity, uma joint venture na qual a indústria, sociedade e instituições de pesquisa trabalham juntas no desenvolvimento de um transporte público sustentável para o futuro.

 

Volvo 7900 Electric

  • Ônibus urbano de 12 metros totalmente elétrico com piso baixo e três portas.
  • Consumo de energia 80% inferior ao diesel correspondente.
  • Operação silenciosa e livre de emissões.
  • Equipado com motor elétrico e baterias de íon de Lítio.
  • As baterias podem ser carregadas nos pontos finais, levando entre três e seis minutos.
  • O conceito de recarga por oportunidade significa que o comprimento da rota não está mais limitado pelo tamanho da bateria.
  • Carroceria fabricada de acordo com o conceito de alumínio patenteado da Volvo.
  • Interior claro e arejado.
  • 85 passageiros.
  • Ambiente ergonômico Volvo para o motorista com ajuste individual do painel e da direção.
  • Freios a disco Volvo, Electronic Braking System (EBS), integração de freios, partida em subida e mais.

 

  • Tempo de recarga depende da topografia, carga e condições climáticas.

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