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Volkswagen oferece mais de 30 opções de cores para seus veículos no mercado brasileiro.

  • Cliente tem à disposição uma das paletas de cores mais completas do mercado, possibilitando ampla personalização dos veículos
  • Cores dos modelos Volkswagen são divididas em seis variações de pinturas sólidas, 21 opções de metálicas, três tonalidades perolizadas e duas especiais
  • Distribuídas de acordo com a proposta de cada modelo, pinturas protegem a carroceria e realçam as linhas de estilo dos carros da marca
  • Desenvolvimento de uma nova cor leva, em média, dois anos
  • Tonalidades seguem as tendências do mundo da moda e da arquitetura

 

Mais do que um design completamente novo por dentro e por fora, a Nova Saveiro, que acaba de chegar às lojas, estreou uma cor inédita no portfólio da Volkswagen: a  Azul Ravena, oferecida exclusivamente na versão Cross da picape. Com essa novidade, a paleta de cores da Volkswagen é de 32 tonalidades no mercado nacional, considerando veículos produzidos no Brasil e modelos importados.

“A definição da paleta de cores é regida por uma série de fatores. Além de considerar a incidência de luz, brilho e a possibilidade de retoque, temos que levar em conta também o comportamento do consumidor local – daí a razão de sempre oferecer ‘tonalidades obrigatórias’ como a branca, a preta e a vermelha – e a proposta do veículo. Por isso alguns modelos contam com cores exclusivas, especialmente os de apelo jovem ou aventureiro – pois esse cliente costuma aceitar melhor cores mais chamativas”, diz o diretor de Design da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga.

O executivo explica que, sempre que possível, a marca aproveita o lançamento de um carro para apresentar também uma nova opção de cor. A Nova Saveiro e o Novo Gol, que trouxe o Azul Lagoon, são alguns exemplos.

Mas o portfólio da Volkswagen no mercado brasileiro vai muito além das cores “obrigatórias”. Considerando os modelos nacionais e importados, a marca conta atualmente com seis variações de pinturas sólidas, 21 opções de metálicas, três tonalidades perolizadas e duas especiais. Isso faz com que o cliente de um veículo Volkswagen tenha à disposição uma das paletas de cores mais completas do mercado, possibilitando ampla personalização dos veículos da marca.

Vale ressaltar que cada linha de produto tem sua oferta de cores estrategicamente definida. Essa é a razão de uma cor estar disponível para determinados modelos e, para outros, não. O Volkswagen com mais cores disponíveis no Brasil é Touareg, com 11 opções de cores para a carroceria.

Outra forma de destacar uma nova tonalidade é oferecê-la por tempo limitado, como a Azul Aqcua, do Novo Fox. São as chamadas “cores de lançamento”. “Os carros-conceito também são ótimas oportunidades. A grande maioria desses protótipos estampa uma cor inédita, justamente para testar a reação do público com aquela tonalidade”, explica Veiga.

Como nasce uma cor

O desenvolvimento das cores ocorre paralelamente ao desenvolvimento dos próprios veículos. No geral, um carro totalmente novo leva cerca de quatro anos para sair de um rascunho e chegar às linhas de produção. Uma cor inédita precisa de aproximadamente dois anos para seu desenvolvimento.

Assim como as linhas de estilo, as cores também têm de seguir as tendências do mundo. E para conseguir isso, os profissionais envolvidos no desenvolvimento de novas cores precisam estar antenados com o que a moda e a arquitetura estão ditando no momento e projetar o que estará em evidência no futuro. E mais: é preciso estar atento às inovações dos objetos de consumo, como celulares, relógios, calçados e design de interiores.

Normalmente, as cores dos carros que serão ofertadas para os novos veículos começam a ser estudadas no meio do desenvolvimento daquele veículo. Isso pode variar de acordo com o projeto. Nessa hora, um processo fabril eficiente e o trabalho em conjunto com os fornecedores são fundamentais para a nova proposta de cor virar realidade.

“A cor da carroceria tem, sem dúvida, uma importância enorme no visual no veículo. Mas a função básica da pintura é proteger a lataria. E pintar um carro é um processo muito complexo, que envolve altos investimentos em maquinários e infraestrutura, visando o mínimo impacto possível ao meio ambiente”.

Com exceção da Fábrica de São Carlos (SP), que é destinada à produção de motores, as unidades da Anchieta (SP), de Taubaté (SP) e de São José dos Pinhais (PR) contam com a área de pintura.

Atualmente, a Volkswagen oferece as seguintes cores no mercado brasileiro:

Sólidas

1 – Branco Cristal
2 – Branco Puro
3 – Preto Ninja
4 – Vermelho Flash
5 – Vermelho Tornado
6 – Cinza Urano

Metálicas

7 – Prata Sargas
8 – Prata Sírius
9 – Prata Tungstênio
10 – Prata Vegas
11 – Azul Silk
12 – Azul Lagoon
13 – Azul Night
14 – Azul Island
15 – Azul Havard
16 – Azul Reef
17 – Azul Ravena
18 – Cinza Platinum
19 – Cinza Iron
20 – Cinza Indium
21 – Cinza Pepper
22 – Cinza Canyon
23 – Vermelho Wine
24 – Vermelho Crimson
25 – Marrom Oak
26 – Bege Sand
27 – Bege Ouro

Perolizadas

28 – Preto Mystic
29 – Azul Moonlight
30 – Branco Oryx

Especiais

31 – Laranja Cannyon
32 – Laranja Sahara

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