Volkswagen é a maior vencedora do Prêmio REI.

A Volkswagen do Brasil foi a maior vencedora do “Prêmio REI 2019”, entregue hoje (28/6) pela Automotive Business, em São Paulo. Em sua 9ª edição, o prêmio reconhece a excelência e inovação da indústria automobilística e do setor de mobilidade. A Volkswagen do Brasil conquistou 5 das 14 categorias: Montadora do Ano, Inovação em Distribuição, Inovação em Gestão, Veículos Premium e Veículos Comerciais Leves.

A Montadora do Ano

A Volkswagen do Brasil venceu a categoria “Montadora do Ano” por realizar “O maior ciclo de lançamentos da indústria no Brasil”. Com 20 novidades programadas até 2020 (13 já lançadas), a Volkswagen está realizando a maior ofensiva de produtos de sua história no Brasil. O recém-lançado T-Cross, 1º SUV fabricado pela Marca no Brasil, abre novos mercados para exportação, com a expectativa de ser enviado para cerca de 50 países (inclusive fora da América do Sul). Com participação de mercado de 16,3% em maio (a maior desde fevereiro de 2015), a Volkswagen do Brasil também está cada vez mais próxima de seus parceiros de negócios, entre os quais concessionários, fornecedores, empregados e clientes.

Inovação na distribuição

A Volkswagen do Brasil conquistou a categoria “Inovação em Distribuição” com sua “Concessionária Digital, uma nova forma de vender e comprar carros”. O Brasil foi o 1º mercado a implementar a Concessionária Digital Volkswagen, um conceito totalmente inovador de venda de automóveis. Equipadas com ferramentas digitais – como tela touch e óculos de realidade virtual –, elas proporcionam uma nova experiência do cliente com a Marca. Em linha com a Nova VW, o projeto é voltado a um novo perfil de consumidor, que busca tecnologia, sofisticação, design e conectividade. Até o final deste ano, mais de 150 concessionárias estarão equipadas com a DDX (Digital Dealer Experience) na América Latina, sendo mais de 100 no Brasil. Com os óculos de realidade virtual, os clientes podem ‘entrar’ nos veículos do portfólio VW. Por meio de totens, clientes e vendedores pesquisam detalhes e diferenciais dos veículos, condições de compra e financiamento. As TVs com tela touch de 55 polegadas trazem o Configurator, que possibilita ao cliente montar o carro que melhor atende o seu estilo de vida. A digitalização permite também um formato mais enxuto de concessionárias, a partir de 90 m², com quantidade menor de carros físicos em exposição. Isso facilita a presença da Marca em regiões mais nobres e altamente valorizadas.

A Volkswagen do Brasil levou o troféu da categoria “Inovação em Gestão” pelo trabalho de “Tecnologia do carro aplicada ao RH da VW: Inteligência Artificial na comunicação com empregados”. Com o lançamento do Manual Cognitivo do Virtus em 2018, a VW foi a 1ª Marca no mundo a utilizar inteligência artificial do IBM Watson para responder perguntas sobre todos os detalhes do carro. Atualmente, o Manual está disponível em outros três modelos VW: Tiguan, Jetta e T-Cross, em português e espanhol. Com base nessa tecnologia, a área de Recursos Humanos da Volkswagen desenvolveu o Assistente Cognitivo, instalado no aplicativo VW&Eu para comunicação com seus empregados. Disponível para todos os empregados da VW no Brasil, a ferramenta responde questões sobre saldo de férias, banco de horas, plano médico, entre outros serviços e informações de RH agora disponíveis na palma da mão. Com o assistente, o empregado passa a ter acesso rápido e intuitivo a informações, antes solicitadas via consulta por meio de um gestor ou central telefônica. Com esse e outros serviços, como notícias, o App VW&Eu conta com alto índice de adesão: 97% dos empregados utilizam o aplicativo, o que demonstra que a ferramenta é, de fato, útil e relevante para os empregados da Volkswagen do Brasil.

VEÍCULOS PREMIUM

A Volkswagen venceu a categoria “Veículos Premium” com o Tiguan Allspace. Construída sobre a plataforma modular MQB, a 2ª geração do SUV Volkswagen cresceu e ganhou opção com sete ocupantes (nas versões Comfortline e R-Line). Importado do México, o Tiguan Allspace pode ter motor 1.4 TSI Flex de 150 cv ou 2.0 (também turbo, a gasolina) de 220 cv, exclusivamente na versão R-Line 4Motion. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem, com seis marchas (1.4) ou sete, no R-Line. Todos os Tiguan vêm bem equipados de fábrica: seis airbags, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, rodas de liga leve, ar-condicionado automático de três zonas e central multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas.

VEÍCULOS COMERCIAIS LEVES

A vitória da Volkswagen na categoria “Veículos Comerciais Leves” foi com a Amarok V6, a versão topo de linha da picape fabricada na Argentina, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2018. Picape com mais recursos de segurança, inovação e conectividade do segmento, a Amarok V6 Highline é equipada com o motor 3.0 V6 TDI turbodiesel e tem o maior torque e a maior potência (225 cv) da categoria, além do câmbio automático de oito marchas e tração integral 4Motion de série. Controles eletrônicos de tração e de estabilidade, assistente de partida em rampas, controle de descida (com modo off-road), ar-condicionado automático de duas zonas e central multimídia com tela de 6,3 polegadas sensível ao toque são alguns dos equipamentos de série. A Amarok V6 Highline chegou para completar a gama de ofertas do modelo, que já era vendido com o motor 2.0 turbodiesel (140 cv) e o motor 2.0 diesel com dois turbocompressores (180 cv).

A escolha dos vencedores do Prêmio REI 2019 teve início com a seleção dos finalistas, feita pela Automotive Business e um júri. Em seguida, leitores da Automotive Business e participantes do evento #ABX19 (Automotive Business Experience) fizeram a votação final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *