Unidade de turbos mantém liderança em 2014.
A Cummins Turbo Technologies (CTT) promove uma série de ações voltadas à segurança e melhoria de seu processo produtivo com foco em redução de custos, qualidade e tecnologia na fabricação de turbos Holset. Mesmo com a retração econômica, a fabricante se manteve no ano passado líder no segmento de motores Diesel com 48,2% de participação. Também registrou crescimento no mercado de reposição de 8%.
“Nosso principal crescimento foi no mercado de reposição com ampliação da remanufatura de turbos, na qual registramos aumento de vendas em relação a 2013”, diz Rosemeire de Bem Silva, gerente geral da CTT. Lançada em 2013, a linha de Turbos Holset Reman é opção ambientalmente sustentável para o consumidor que necessita de reposição, além de ser uma alternativa que propicia redução de custo do produto a seus clientes.
Em 2014, a CTT investiu na modernização de seus equipamentos e processos produtivos, bem como os escritórios, atendendo ao mesmo padrão corporativo utilizado na matriz e em outros países. Como resultado, as operações estão mais eficientes e mais seguras aos seus funcionários.
A fabricante desenvolveu novos produtos e aplicações voltadas principalmente ao mercado da América do Sul. O principal objetivo foi acompanhar a tendência de “downsizing“, que consiste na aplicação de motores menores, mais potentes, econômicos e leves, substituindo motores maiores e mais antigos.
Por este motivo, os fabricantes de motores precisavam de turbocompressores mais eficazes, modernos e compactos. E foi justamente neste contexto que a CTT apresentou a família HE200 e HE250. A HE200, já aplicada nos motores Cummins ISF 3.8 e ISF 2.8, atende a uma faixa de motores de 2.8 a 5.0 litros, com maior durabilidade e eficiência. Isso resulta em melhores respostas e melhor consumo de combustível para o usuário final.
Entre as vantagens da HE250, destaque para as novas dimensões: 30% menor e 40% mais leve quando comparado com a atual HE300. Além disso, o novo turbo da CTT traz materiais mais resistentes, eleva a durabilidade do produto e reduz o atrito interno. Trata-se de produto tecnologicamente mais avançado capaz de permitir ao motor trabalhar com temperaturas menores, prolongando sua vida útil. Como consequência oferece melhor resposta de aceleração e redução nos custos de manutenção por trazer menos intervenções.
Cobertura – A expansão do canal de distribuição da Cummins Turbo Technologies na América do Sul é um importante elemento na estratégia de crescimento, que conta atualmente com 32 distribuidores independentes Holset e 16 distribuidores Cummins. A rede de cobertura no pós-venda atinge 100% dos países da América do Sul. “Hoje ampliamos o foco e sinergia de vendas entre a Cummins Turbo Technologies e a Cummins Filtration com o objetivo de aprimoramento dos mercados em especial da Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Bolívia e Uruguai”, comenta a gerente.
Prioridades – O desenvolvimento na competitividade de custos, expansão de mercado e portfólio por meio da redução de seus custos operacionais é prioridade para a CTT que não mede esforços para conquistar clientes no segmento, em especial com a chegada de novos entrantes no País e outras montadoras que já são clientes Cummins em seus países origem.
De acordo com a gerente geral, a CTT também está ampliando seu foco para aplicações diversas com outros fabricantes de motores além da Cummins e em aplicações do segmento de caminhões pesados e extrapesados, com possível nacionalização de componentes.