Treinos para a Seletiva de Kart Petrobras no Maranhão começam nesta sexta-feira

Mais três finalistas da 16ª edição do evento serão conhecidos no kartódromo João Sallen

A terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras definirá neste sábado (dia 20) mais três finalistas para a decisão da 16ª edição do evento, um dos mais importantes do kartismo nacional, patrocinado pela Petrobras e Petrobras Distribuidora. A disputa acontecerá no kartódromo João Sallen, em São Luís, no Maranhão, e os treinos já começam nesta sexta (19), a partir das 10h30.

A classificação será no sábado às 9h45. Em seguida, serão realizadas as duas baterias, com 15 voltas cada uma. A primeira terá sua largada às 11h15. A segunda acontecerá a partir das 12h55. O grid da última prova será definido pela ordem de chegada na bateria inicial, mas com os cinco primeiros em posições invertidas. Nas duas disputas, os 10 primeiros somam pontos. A Seletiva fará parte da programação da Copa São Luís de Kart.

O traçado do kartódromo conta com 1.000 metros de extensão e as provas acontecem no sentido horário. A única etapa da Seletiva no Nordeste em 2014 promete uma briga boa entre os pilotos da região e competidores do Sudeste que já confirmaram presença. O paulista Giuliano Raucci, que corre federado pelo Maranhão, é um dos candidatos já inscritos, além de José Rezende Neto, piloto local e que quase se classificou para a final da Seletiva no ano passado.

A expectativa é de que muitos pilotos do Sudeste participem da competição. O paulista Matheus Iorio, de 17 anos, que está correndo na Fórmula 3 Brasil Light é um dos confirmados. Ele, inclusive, já disputou a última etapa do campeonato maranhense, para se adaptar ao traçado.

“Estou muito animado para a corrida, ainda mais por ter feito uma etapa do campeonato maranhense no mês passado. Adorei a pista, que é muito técnica e rápida. Além disso, fui muito bem acolhido pelos maranhenses, assim, me sinto praticamente em casa pra correr esta etapa, e buscar a vaga na Seletiva de Kart Petrobras, que é um campeonato muito importante”, destacou Iorio.

Nesta etapa que participou, ele ficou em segundo lugar, atrás apenas de Rafael Suzuki, que foi campeão da Seletiva em 2007 e que atualmente corre na Stock Car. Suzuki, que mora em São Luís, também irá prestigiar o evento, embora não possa mais disputar a vaga.

“O prêmio da Seletiva foi muito importante para eu dar o primeiro passo na transição do kart para os fórmulas. Acho o formato da competição bem interessante, e exige diferentes habilidades dos pilotos. Eu sempre disputei as eliminatórias no Maranhão, e agora morando em São Luís, o kartódromo tem sido minha base de treinos técnicos, já que não podemos treinar com o carro da Stock Car. Tenho certeza que a disputa será bem acirrada, como em todos os anos”, declarou Suzuki.

Outro ex-finalista que já não tem mais idade para concorrer à vaga, mas estará presente é o maranhense Marcelo Medeiros. O piloto, que foi campeão do Rally dos Sertões nos quadriciclos em 2012, sempre disputa provas de kart e torce para que o seu estado tenha novamente um representante na final da Seletiva, onde ele esteve em 2008. “Um fim de semana, eu ando de kart e, no outro, treino de quadriciclo. O kart é muito bom para manter a agilidade”, disse o piloto, que também elogiou o intercâmbio que a Seletiva provoca com sua ida para o estado. “É muito bom quando temos pilotos de fora e isso traz ainda mais motivação. Além de fortalecer o nosso kartismo e podermos fazer comparações”, completou.

Confira a programação para a etapa classificatória no Maranhão:

Sexta-feira, dia 19
10h30 às 12h00 – 1º Treino Livre
15h30 às 17h00 – 2º Treino Livre
17h35 às 18h00 – 3º Treino Livre

Sábado, dia 20

8h45 às 8h55 – Warm up
9h45 às 9h55 – Tomada de Tempos
11h15 – Primeira Bateria
12h55 – Segunda Bateria

As próximas etapas classificatórias da Seletiva de Kart Petrobras:

20 de setembro – São Luís /MA
11 de outubro – Itumbiara / GO (Copa Brasil de Kart)
Final
27, 28 e 29 de outubro – Guaratinguetá / SP

Os pilotos já classificados para a final da 16ª edição:
Vinícius Papareli (SP)
Victor Matzenbacker (RS)
Vitor Baptista (SP)
Zaiya Fontana (RJ)
Renato Junior (RJ)
Mauro Auricchio (SP)

Seletiva de Kart Petrobras –
Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputam o título com chassis da fábrica Birel Sudam – que há mais de 10 anos apoia o evento.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *