Teste da Semana – A terceira parte já em solo brasileiro com a Nissan Frontier XE 4×4.
Caros amigos internautas, vocês gostaram da nossa experiência em solo argentino? Foram dias maravilhosos e também muito intensos; entretanto como tudo que envolve o ramo automotivo, temos que dar o nosso veredito sobre tudo o que passamos com ela nestes dias que exploramos seu carro por completo.
Equipamentos
O pacote de equipamentos está na média da categoria, trazendo ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay (apenas por cabo), chave presencial, sensor de chuva, bancos em material sintético, 6 airbags, faróis full-LED, controle de estabilidade, câmera de ré, banco do motorista com regulagem elétrica e computador de bordo com tela de 7 polegadas.
Dirigibilidade
Pensando racionalmente, usar uma picape média para viajar é algo ilógico. Elas são grandes, pesadas, possuem estabilidade inferior a carros mais baixos, o consumo é alto (o que é agravado pelo valor alto do diesel atualmente), a suspensão não é confortável e a caçamba não protege bem as bagagens mesmo com capota marítima.
A Nissan Frontier consegue amenizar muitos desses pontos graças a uma solução que, até então, é única no segmento: o eixo traseiro multilink com molas helicoidais. Isso se traduz em um rodar mais confortável e também em maior estabilidade em curvas. Tudo isso com capacidade para 1.010 kg de carga.
Outra solução praticamente exclusiva da Frontier em seu segmento é ter freios a disco nas quatro rodas. A única média a adotar tal recurso é a Volkswagen Amarok. A picape japonesa ficou devendo a direção com assistência elétrica, já existente na Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Esse conjunto de freios e suspensão fazem da Frontier XE uma boa companheira em viagens. Essa versão traz pneus Bridgestone 100% asfalto. Com isso, a grandalhona consegue fazer curvas com boa desenvoltura e passando segurança. Não ter o feixe de molas ajuda no conforto, já que a picape não quica como as rivais.
O que destoa nesse conjunto é o motor 2.3 biturbo diesel. Ele produz 190 cv e 45,9 kgfm, abaixo da média das rivais que rondam em 200 cv e 50 kgfm. A vantagem do biturbo é entregar essa força de forma suave, sem a “patada” dada pelas rivais com apenas um turbocompressor.
Espaço Interno
A Nissan Frontier XE traz uma boa posição de dirigir e o banco com regulagem elétrica e ajuste lombar ajuda a manter o conforto por longos períodos. Uma solução interessante é ter porta-copos em frente às saídas do ar-condicionado, para manter a bebida gelada.
Quem vai atrás tem espaço moderado e precisa lidar com o encosto mais vertical. Em contrapartida, eles contam com uma saída de ar-condicionado dedicada. Se tirar da concessionária uma Frontier XE sem acessórios, os passageiros terão que lidar também com a bagagem. A Nissan não oferece capota marítima e protetor de caçamba de fábrica ou como opcional. Fica o alerta para a hora da negociação.
A central multimídia da Nissan já mostra sinais da idade pela falta de conectividade sem fio. Existe um lado positivo em ser antigo que é ter botões físicos para as principais funções, evitando que o motorista tire os olhos da via para fazer ajustes.
Público Alvo
A escolha por uma picape média acaba sendo mais pela preferência pessoal e afinidade por marca. Cada modelo parece ter sua personalidade. A Frontier XE se destacou no uso rodoviário graças a suspensão e conforto dos bancos e olha que andamos mais de 4.550 km em diversos tipos de terrenos (teste 1 e teste 2).
Ficha técnica Nissan Frontier XE
MOTOR | Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.298cm³ de cilindrada, biturbo, a diesel, que desenvolve potência máxima de 190cv a 3.750rpm e torque máximo de 45,9kgfm entre 1.500rpm e 2.500rpm |
TRANSMISSÃO | Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de sete marchas |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS | Dianteira, independente, com braços duplos e barra estabilizadora; e traseira conjugando multilink e eixo rígido /18 polegadas (liga leve)/255/60 R18 |
DIREÇÃO | Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
FREIOS | A disco ventilados na dianteira e na traseira, com ABS |
CAPACIDADES | Tanque, 73 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.100 quilos |
DIMENSÕES | Comprimento, 5,26m; largura, 1,85m; altura, 1,86m; distância entre-eixos, 3,15m; e altura em relação ao solo, 24,7cm |
VOLUME DA CAÇAMBA | 1.054 litros |
ÂNGULOS | De ataque, 31,2 graus; de saída, 25,8 graus |
PESO | 2.207 quilos |
CONSUMO* | Cidade: 9,1 km/l Estrada: 11 km/l |