Tarumã recebe penúltima etapa da Stock Car neste final de semana.

A Stock Car disputa neste final de semana a penúltima etapa da temporada no circuito de Tarumã, onde a dupla da Shell Racing, Valdeno Brito e Ricardo Zonta, teve destaque em uma das corridas mais movimentadas dos últimos anos. No ano passado, o tempo instável fez com que a corrida fosse adiada por quatro horas e disputada em condições adversas – e para 2015 a previsão do tempo não descarta a possibilidade de mais uma corrida com pista molhada.

“Foi uma corrida realmente marcante. Ficamos por muito tempo na expectativa da largada, teve piloto até que já estava no aeroporto quando soube que a corrida ia de fato acontecer. As condições de aderência eram bem complicadas e mesmo assim fizemos uma corrida incrível, incluindo grandes ultrapassagens, como a dupla que fiz por fora na curva 1”, relembra Valdeno Brito, que em 2014 terminou a corrida principal na quarta colocação.

Zonta também se destacou ao chegar no pódio com a terceira colocação e espera que neste ano possa repetir o bom desempenho – seja com pista seca ou molhada.

“Tarumã é uma pista bem desafiadora, com muitas curvas de alta velocidade. O asfalto do circuito é abrasivo e acredito que a estratégia de pneus e combustível será de extrema importância para o resultado, assim como foi na etapa passada, em Curitiba”, diz o ex-piloto de F-1.

Para Rodolpho Mattheis, chefe de equipe da Shell Racing, encontrar um bom ajuste do carro é um desafio ainda maior em Tarumã desde a introdução de uma nova chicane antes da curva 3.

“Embora seja a maior parte do circuito em alta velocidade, esta freada da chicane exige também que a gente encontre um equilíbrio importante para esta parte lenta da pista. Em relação à estratégia de combustível, devemos ver mais uma vez uma grande diferença entre os pilotos que vão pensar apenas na corrida 1 e aqueles que vão tentar pódio nas duas corridas”, diz Mattheis.

Os treinos livres para a etapa de Tarumã serão realizados a partir desta sexta-feira. No sábado, será realizado o classificatório às 11h30 e a rodada dupla acontece no domingo a partir das 13h10. A definição do grid e as duas corridas terão transmissão ao vivo do Sportv.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *