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Stock Car – Thiago Camilo vence e se mantém vivo na briga pelo título.

Thiago Camilo chegou a Santa Cruz do Sul, penúltima etapa da temporada 20121 da Stock Car, como sétimo colocado no campeonato e quarto melhor entre os carros da Toyota. Depois de fazer um hat trick (pole position, vitória e volta mais rápida), repetindo o feito de 2014 na corrida principal, e chegar em 9º lugar na Corrida 2, foi o maior pontuador do fim de semana, saltou para a terceira colocação no campeonato e manteve a chance matemática de ser campeão na última rodada dupla do ano, em Interlagos, dia 12 de dezembro. Para isso, o piloto do carro #21 da Ipiranga Racing terá que fazer a pole position e vencer as duas corridas, e os dois primeiros no campeonato, Gabriel Casagrande e Daniel Serra, não podem pontuar.

“Ganhar o título é praticamente impossível, mas não é impossível, já que o Ricardo Mauricio, esse ano, já conseguiu uma pole e duas vitórias no fim de semana. Enquanto houver uma chance a gente vai lutar muito. Mas o mais importante aqui, contudo, foi fazer a pole, vencer uma corrida em condições duríssimas, com um calor bem acima de ontem, o asfalto tremendamente abrasivo e um desgaste de pneus absurdo, nesse traçado que é um dos mais técnicos do Brasil. E depois adotar uma estratégia diferenciada na segunda corrida e pontuar bem. Isso mostra que a equipe chegou ao fim do ano muito competitiva, dentro e fora da pista, e em fevereiro já começa uma nova temporada. Vamos com tudo”, disse Camilo, que nessa etapa fez sua 27ª pole position e conquistou a 36ª vitória na Stock Car.

Na primeira corrida, Thiago Camilo largou na pole position e se manteve em primeiro, enquanto Julio Campos perdia a segunda posição para Allam Khodair. Depois do pit stop, onde a Ipiranga optou por não reabastecer e trocar o pneu mais próximo aos mecânicos (traseiro esquerdo), Camilo se manteve na ponta. Julio Campos, que trocou o pneu de apoio (traseiro direito), voltou em segundo, quatro segundo atrás, e pressionou o piloto da Ipiranga no fim, cruzando menos de meio segundo atrás.

A equipe comandada por Andreas Mattheis traçou uma estratégia ousada para a segunda corrida: largou do box, e trocou os quatro pneus. No fim do grid e mais de meia volta atrás dos ponteiros, Camilo se beneficiou de alguns acidentes e da entrada do safety car no início para ganhar posições e se juntar ao pelotão. Na saída do segundo safety car já estava em 17º e fez várias ultrapassagens para cruzar a linha de chegada em 9º, totalizando 44 pontos (2 pela pole, 30 pela vitória e 12 pelo 9º lugar).

Cesar Ramos fez excelente classificação no sábado, conquistando o quarto lugar, mas largou em 14º por ter recebido punição de dez posições no grid referente a uma queima de largada na etapa anterior. Focou em disputar a vitória na Corrida 2, abastecendo e trocando os quatro pneus na primeira corrida, que completou em 18º. Chegou a evoluir para 12º nas primeiras voltas, mas levou uma série de toques – dois dos pilotos que o atingiram, Felipe Lapenna e Marcos Gomes, foram advertidos por escrito pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) –, teve o carro totalmente desalinhado e acabou em 19º.

Entre as equipes, a Ipiranga Racing segue como segunda colocada e melhor das que usam os carros da Toyota.

Campeonato após 11 etapas, com descartes

1 – Gabriel Casagrande – 336

2 – Daniel Serra – 300

3 – Thiago Camilo – 280

7 – Cesar Ramos – 245

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